Paulistano/Corpe, Sesi Franca Basquete e o anfitrião SC Corinthians Paulista obtiveram êxito na estreia da competição de aspirantes

Imagem: Divulgação

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2022 deu início a mais uma sede, em sua fase inicial, nesta sexta-feira (22 de julho). Seis equipes fizeram sua estreia no campeonato de aspirantes, no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP). O Bauru Basket, SC Corinthians Paulista, Paulistano/Corpe, Rio Claro/ABDC, Sesi Franca e Basquete Cearense fizeram seus primeiros jogos na competição sub-22 (que já não é mais base).

O Bauru e o Paulistano deram início ao dia com um grande clássico paulista. A partida foi digna de dois times que sustentam uma rivalidade e foi decidida apenas nos minutos finais – nenhum quarto foi vencido por mais de três pontos de diferença e a vitória foi disputada até o fim. O êxito foi do representante da capital paulista (60 a 56).

O destaque da partida ficou com Adyel Borges, novo reforço da equipe paulistana. O armador explodiu para um double-double de respeito: 15 pontos e 15 rebotes. Já Matheus Buiú, que também atua como armador na equipe paulista, anotou 12 pontos e apanhou nove rebotes.

“Muito importante para nós essa vitória. Estamos nos alinhando tecnicamente, taticamente e temos muito o que melhorar ainda. A atuação é circunstancial, nosso é trabalho é fazer tudo o que for preciso dentro de quadra e, apesar de não estar muito acostumado com os rebotes, foi o necessário hoje”, disse Adyel no pós-jogo.

Já pelo lado do Bauru, que fez grande partida e por pouco não saiu com a vitória, o pivô Felipe chamou a atenção com 12 pontos, 13 rebotes (double-double). O armador João, de apenas 18 anos, somou 18 pontos e também fez uma boa partida.

O Sesi Franca Basquete estreou de forma positiva. A partida, porém, não foi tarefa fácil para a equipe do Sesi Franca. O Rio Claro fez jogo duro e não deixou os francanos abrirem grande vantagem, devido à boa intensidade rio-clarense na defesa. Entretanto, a vantagem de dez pontos construída pelo Franca foi controlada até os momentos finais da partida, onde o ritmo dos vencedores foi maior (64 a 47).

O destaque francano ficou com o ala/pivô Márcio Santos. O atleta de 19 anos mostrou superioridade sobre seus adversários e anotou um double-double: 14 pontos e 12 rebotes. Além dele, o pivô Nathan contribuiu para o triunfo francano após somar 14 pontos e apanhar oito rebotes.

“Foi incrível fazer parte do elenco adulto e conseguir ganhar o NBB. Uma experiência incrível, ainda mais treinando com eles todos os dias em uma intensidade gigante. Querendo ou não, dá mais um pouco de confiança e me ajuda muito. Felicidade sempre”, comentou Nathan.

Pelo lado do Rio Claro, o armador Akin (12 pontos) e o pivô Bonatti (14 rebotes) foram os principais jogadores rio-clarenses nesta estreia da LDB.

O SC Corinthians Paulista e o Basquete Cearense tiveram um início de jogo desacelerado – o primeiro quarto terminou em 10 a 05 para o time do Nordeste – com os visitantes apresentando uma ligeira superioridade. O segundo quarto foi de maior equilíbrio, quando o alvinegro paulista entrou no jogo, encostou no placar e foi para o intervalo dois pontos atrás do time de Fortaleza – que fez parceria com o Blumenau para a disputa do torneio amistoso. Se do lado cearense, os pontos foram bem distribuídos entre alguns jogadores, o Corinthians viu Landeira apresentar seu melhor basquete, acumulando 10 pontos na metade da partida.

A segunda metade do jogo seguiu equilibrada com os dois times bastante ativos e um Corinthians cada vez mais eficiente – o terceiro quarto, foi o primeiro período que o alvinegro venceu, por 12 a 10. O melhor do duelo estava reservado para o final com lances plásticos e o quarto com mais pontos do jogo – 23 a 16 para o Corinthians. Landeira deu continuidade ao alto nível e deixou a quadra com 19 pontos na conta. Dalaqua também foi mais um destaque do alvinegro, somando 12 pontos e 4 rebotes.

O anfitrião SC Corinthians Paulista venceu seu primeiro desafio (58 a 51), diante de um Basquete Cearense que surpreendeu com um time de qualidade.

Próximos jogos

23 de julho (sábado)
14h: Paulistano/Corpe x Rio Claro/ABCD
16h15: Sesi Franca Basquete x Basquete Cearense
18h30: Bauru Basket x SC Corinthians Paulista
(*) Todos no horário de Brasília (DF)