Praia Clube/Gabarito, Vila Nova/AEGB e São José Basketball vencem na estreia do Campeonato Brasileiro

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O turno da fase inicial da Conferência Amaury Pasos, na fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, foi aberto neste domingo (06 de março), com a realização de três jogos, realizados no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP), e Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP).

O Praia Clube/Gabarito derrotou o Memorial/FUPES/Santos, por 95 a 80 (43 a 45 no primeiro tempo), no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico). O primeiro tempo foi equilibrado, com cada uma das equipes dominando um período e o time paulista ficando ligeiramente na frente. Nos dois períodos finais, no entanto, a equipe mineira cresceu de produção e conseguiu a recuperação, promovendo à virada no marcador e desgarrando para vencer na estreia – 28 a 25 (primeiro quarto), 15 a 20 (segundo quarto), 25 a 13 (terceiro quarto) e 27 a 22 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram João Victor Mamedes (30 pontos, 09 rebotes e 03 bloqueios) e Raffael Mencarini (19 pontos, 03 rebotes, 03 assistências e 03 bloqueios), pelo time mineiro; Jonatan de Oliveira (16 pontos) e Jefferson Campos (16 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), em favor da equipe paulista.

“Balanço muito positivo. Muito do que vem sendo treinado foi bem executado. O que faltou no primeiro tempo foi uma defesa mais ajustada, a partir do terceiro quarto encaixamos e conseguimos atacar mais organizados. Apesar da baixa média de idade, a equipe reagiu muito bem e fez um resultado muito importante na competição”, comenta o técnico Daniel Wattfy, do Praia Clube/Gabarito.

O AEGB/Vila Nova superou o Basket Osasco, de virada, por 67 a 64 (26 a 33 no primeiro tempo), também atuando no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP). O time da casa começou bem o jogo e liderou os dois quartos iniciais, desgarrando um pouco no marcador. Na volta do intervalo, o representante goiano conseguiu um grande rendimento e igualou as ações, mantendo o quadro evolutivo nos dez minutos finais para conseguir a virada e estrear bem – 14 a 16 (primeiro quarto), 12 a 17 (segundo quarto), 26 a 16 (terceiro quarto) e 15 a 15 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Gabriel “Gigante” Pereira (12 pontos e 07 rebotes) e Paulinho Boracini (11 pontos, 04 rebotes e 07 assistências), pela equipe paulista; Alef Cesar (23 pontos e 05 rebotes) e Wilmar “Pezão” Garcia (12 pontos e 10 rebotes – double-double), em favor do time goiano.

“Superação e vitória de time aguerrido e que lutou até o fim. Acredito que essa será a característica do nosso time. E sempre feliz em começar o campeonato com pé direito”, relatou o pivô André Coimbra, do AEGB/Vila Nova.

Por fim, o São José Basketball bateu a Sodiê Salgados/Mesquita/LSB, no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP), por 98 a 78 (57 a 30 no primeiro tempo). Com elenco mais experimentado a equipe joseense mandou no jogo no primeiro tempo, impondo o seu ritmo e comandando totalmente os dois primeiros quartos. Desta forma, logo conseguiu o comando do marcador, fazendo a vantagem crescer. No segundo tempo, o time carioca melhorou e ficou na frente, baixando um pouco a diferença, mas sem mudar o panorama do jogo – 34 a 20 (primeiro quarto), 23 a 10 (segundo quarto), 20 a 25 (terceiro quarto) e 21 a 23 (quarto final).

Os destaques foram Fabricio Veríssimo (20 pontos e 04 rebotes) e Douglas Corrêa (13 pontos e 03 rebotes), pela agremiação carioca; o dominicano Miguel Dicent (17 pontos e 05 assistências) e Dimitri “Bambino D’Oro” Sousa (17 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), em favor da equipe paulista.

“Sempre bom estrear com vitória, ainda mais com a casa cheia. O time foi bem. Agora, é arrumar as coisas para o próximo compromisso”, analisou o armador Arthur Pecos, do São José Basketball.

A jornada de número dois acontece nesta segunda-feira (07 de março), com mais três partidas: AEGB/Vila Nova x Praia Clube/Gabarito, no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), às 17h, em Osasco (SP); Memorial/FUPES/Santos x Basket Osasco, às 19h15, no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP); e Botafogo FR x Sodiê Salgados/Mesquita/LSB, às 19h30, no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP) – todos no horário de Brasília (DF).