Lançado em setembro de 2018, o NBA Basketball School começou oficialmente em fevereiro do ano passado

Foto: William Lucas/Inovafoto
Foto: William Lucas/Inovafoto

Abrindo a segunda temporada do NBA Basketball School no Brasil (programa global de desenvolvimento de basquete), o ‘Train The Trainer‘, programa de capacitação de treinadores, será realizado neste fim de semana (sexta, dia 24, sábado, dia 25, e domingo, dia 26) no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo (SP), reunindo 177 treinadores dos 105 núcleos espalhados por 52 cidades em 18 estados (mais o Distrito Federal) das cinco regiões do país. Esta é a terceira edição do evento (realizado antes em janeiro e junho de 2019), que será conduzido pelo brasileiro Daniel Soares e pelo americano Jeremiah Boswell, profissionais do Departamento de Operações de Basquete da NBA – Boswell é especializado em desenvolvimento de jovens. A Think Sports é a agência parceira do NBA Basketball School no Brasil. Gatorade é parceiro oficial do ‘Train The Trainer’.

“O NBA Basketball School é pioneiro, é um case de sucesso no Brasil. Estamos muito felizes com os números que estamos alcançando, vendo o programa expandir bem estruturado por todo o país. Teremos cerca de 180 treinadores presentes à capacitação, muitos deles, nomes renomados, o que mostra a força do basquete e que estamos no caminho certo. O objetivo da NBA é ver cada vez mais crianças nas quadras, sendo formadas com base nos valores que cercam o esporte, levar o programa para que todos tenham acesso e possam jogar e se divertir”, disse Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.

Entre os nomes mais conhecidos, ex-jogadores olímpicos, como Ratto, Adrianinha e Alessandra (ambas com passagens também pela WNBA), Rafael ‘Bábby’ Araújo (Seleção Brasileira e ex-Toronto Raptors e Utah Jazz / NBA), Raul Togni, Colonese, Dedé Stefanelli, Renato Lamas e Chuí (todos com passagens pela Seleção Brasileira), Filipin, que recentemente anunciou o fim da carreira em Mogi, Vítor Boccardo, ex-jogador e filho de Waldyr Boccardo, campeão mundial (1959) e medalhista olímpico de bronze (1960) pela Seleção Brasileira, e Luiz Felipe Soriani, ex-número 1 do país no 3×3. Ao longo do fim de semana, os participantes vão assistir à palestras de José Neto (técnico da Seleção Brasileira feminina) e Diego Falcão (preparador físico da Seleção Brasileira feminina), e com o psicoterapeuta Daniel Campos.

“É um marco importante para a Think Sports e, também, para iniciarmos mais um ano de forma marcante, consolidando o programa NBA Basketball School no Brasil. Isso mostra a força do esporte e o crescimento do basquete em âmbito nacional. O ‘Train The Trainer’ é uma ferramenta fundamental para os treinadores de todas as unidades do programa. É através deste evento que nossos técnicos se atualizam e se inspiram para que, lá em suas escolas ou clubes, sigam proporcionando as melhores experiências para jovens e crianças”, afirmou Arthur Borelli, diretor da Think Sports.

Lançado em setembro de 2018, o NBA Basketball School começou oficialmente em fevereiro do ano passado, quando foi realizada a primeira capacitação aos instrutores e professores. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento da modalidade para meninos e meninas de 6 a 18 anos, iniciativa que faz parte dos esforços da liga no país, assim como as plataformas jr. nba, America’s Team Camp e Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras). Instrutores recebem treinamentos com base na mesma metodologia aplicada pela liga ao redor do mundo (módulos Novato, Iniciante, All-Star e MVP). Em abril de 2018, a NBA lançou o NBA Basketball School em quatro cidades da Índia (Mumbai, Punjab, Nova Délhi e Pune) e, em 2017, já haviam sido inaugurados núcleos na Grécia e na Turquia.