Capacitação promovida pelo programa contou com a presença de treinadores de 16 estados e convidados especiais

Mais de 300 treinadores do NBA Basketball School se reuniram no fim de semana no Colégio Visconde de Porto Seguro Panamby, em São Paulo (SP), para o 7° Train The Trainer (TTT), evento de capacitação de técnicos do programa de todo o país. Em paralelo, no mesmo local, foi realizada também a 4ª edição do Encontro de Licenciados (EL) com a participação de mais de 100 gestores de unidades licenciadas.

Durante todo o fim de semana, atividades em quadra e fora de quadra, com palestras e convidados especiais como Don Showater (técnico das seleções de base da USA Basketball), Gustavo Herbetta (diretor de Marketing do Comitê Olímpico do Brasil) e Tiago Camilo (duas vezes vice-campeão olímpico de judô), entre outros. Atualmente, o NBA Basketball School conta com mais de 200 núcleos e é referência internacional. No início do ano, o programa promoveu o Cleveland Tour, primeiro camp nos EUA, com a participação de 40 jovens de 12 a 17 anos.

“Uma das coisas mais importantes que falamos é que, para os jogadores melhorarem, os treinadores devem melhorar também. Foi para isso que estivemos juntos. Outro ponto é a importância do treinador. Uma das poucas pessoas que faz parte da vida das crianças no dia a dia, quando eles vão para os treinos, essas crianças precisam olhar para eles como alguém que não sabe apenas basquete, mas que se importa com elas como indivíduos”, disse Showater, eleito ‘Técnico do Ano’ pela NHSACA e dez vezes ‘Técnico do Ano’ pela IBCA.

Foto: Edu Viana/Inovafoto

“Este TTT foi um marco para o NBA Basketball School, o maior evento de capacitação que já organizamos no país. Foram dias de muito aprendizado, de trocas e conteúdos importantes além, claro, de treinamentos em um nível muito alto. Ter a presença do Don é um privilégio, alguém que tem o currículo dele, vir ao país e dividir seu conhecimento com os nossos técnicos é algo que não tem preço”, afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina, referindo-se ao americano.

Arthur Borelli, CEO da Think Sports, agência responsável pelo gerenciamento e supervisão do programa, destacou a importância dos palestrantes convidados e o quanto contribuem, com suas experiências, para o crescimento em várias áreas do programa. “A cada encontro temos o desafio de trazer novos conteúdos, experiências e convidados que impactem nossa rede mas, principalmente, oferecer um fim de semana que entregue mais do que é esperado. Temos que surpreender. E, mais uma vez, chegamos ao final do TTT com a sensação de que este foi o melhor evento de todos. Não apenas o TTT, mas também o Encontro de Licenciados, por tudo que vimos, ouvimos e foi falado nesses três dias, pelo nível de todos que estiveram conosco. Quero muito agradecer a todos pelos aprendizados, por terem ajudado a construir um fim de semana muito especial”.

“Todas as iniciativas que promovemos no COB são evidenciadas por meio da performance dos atletas, partem de se conectar cada vez mais a criança com o jovem brasileiro. Esse movimento reverbera em todos os comitês nacionais para que a gente conquiste o coração e a mente desses jovens, propagando o que é o olimpismo, quais são os valores e todas as lições que a gente consegue impactar através dessa filosofia. E também a inclusão, da maneira mais democrática possível, da prática esportiva. Fomentar a prática esportiva é muito importante”, enfatizou Herbetta.

“Ver o engajamento, a vontade de aprender e a interação dos mais de 300 treinadores de 16 estados é, para mim, motivo de orgulho e enorme satisfação. Estamos vendo o basquete ir a todos os cantos do país por meio de profissionais qualificados, bem preparados e que tem paixão pelo basquete”, completou Soares.

O TTT e o EL em números: 7ª edição do Train The Trainer / 4ª edição do Encontro de Licenciados / 376 inscritos (296 homens e 80 mulheres) / Treinadores de 16 estados e 132 unidades / 108 gestores (85 homens e 23 mulheres) / 10 convidados / + 10 horas de atividades / treinos em quadra / + 8 horas de conteúdos no auditório (palestras) / + 4h de atividades online (conteúdo digital do TTT)