Depois de dois anos de incentivo à equipe feminina, marca estende leque para time masculino, projeto social e arena

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O sucesso da parceria entre Sodiê Doces e LSB (Liga Super Basketball), de Mesquita, no Rio de Janeiro – que desde 2019 permitiu à equipe o ingresso na LBF (Liga Feminina de Basquete) – fez com que empresa e agremiação ampliassem seu relacionamento. Desta maneira, foi possível ao projeto criar uma equipe masculina, ampliar o projeto social da entidade esportiva e ainda revitalizar o ginásio do Mesquita FC, onde manda seus jogos, que em breve receberá o nome de Arena Sodiê.

“A Sodiê Doces há muitos anos trabalha com ações voltadas a pessoas que precisam ou necessitam de ajuda ou parcerias, como acontece hoje com a LSB. Nós acreditamos no projeto social, na garra do time e de cada atleta que está ali vestindo a camisa porque ama o esporte. É isso o que nos move também, porque só assim podemos ter um mundo melhor, com mais humanidade, afeto, carinho e respeito pelo próximo”, exalta o diretor da Sodiê Doces, Diego Rabaneda.

Equipe masculina / Foto: Divulgação

“A parceria da Sodiê Doces e da Liga Super Basketball é um marco para o basquete do Rio de Janeiro e Nacional. Há muito tempo não víamos uma parceira tão estreita na busca pela valorização do esporte com grande investimento social”, destaca o presidente da LSB, Marcos Willian Fonseca Guinancio. “Naquela época já faziam oito anos que o Rio de Janeiro não possuía uma equipe profissional. Então colocou o Estado de volta ao cenário nacional e Sul-americano”, completa.

Atualmente a equipe Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ disputa pela segunda vez a competição nacional e recentemente teve uma atleta convocada à Seleção Brasileira, caso da ala Thayná Silva. Já a equipe masculina, batizada como Sodiê Salgados/Mesquita/LSB-RJ está em desenvolvimento. Alguns jogadores já se juntaram ao projeto e o time, inclusive, já participou de etapa do Estadual de basquete 3×3. A ideia é que, em futuro breve, a equipe já esteja disputando o Campeonato Carioca “tradicional (ou seja, 5×5)” e siga evoluindo. ” Ainda está em fase de formação, mas almeja figurar entre os grandes no futuro”, projeta Marcos Guinancio.

Projeto OBEM
A LSB, com incentivo da Sodiê, mantém o Projeto OBEM (Oportunidade, Basquete, Educação e Mudança), que atende crianças, adolescentes e jovens de Mesquita-RJ e cidades vizinhas. O programa oferece aulas gratuitas de basquete e também possibilita aulas de inglês duas vezes por semana (com material personalizado), acompanhamentos psicológicos, oficinas diversas outras atividades. Os gestores da LSB acreditam que o ensino de um segundo idioma para os jovens é fundamental, não somente para complementar a formação esportiva, mas também para facilitar o acesso a mais opções no mercado de trabalho. “A parceria vai muito além da criação de equipes ou um simples patrocínio, mas o compromisso de mudar a realidade do esporte, ofertando melhores oportunidades para todos os que passem pelo projeto”, elogia o presidente da LSB.

Arena LSB / Foto: Divulgação

Arena Sodiê
O ginásio localizado nas dependências do Mesquita Futebol Clube atualmente leva o nome de Arena LSB mas, em breve, passará a ser Arena Sodiê. Isso porque o local está sendo revitalizado e promete ter uma das melhores quadras do País. “O espaço, que está sendo reformado, receberá um piso de alto desempenho utilizado nas arenas olímpicas. Não tenho dúvidas que em pouco tempo o projeto seja referência no atendimento desses jovens e também no trabalho com as equipes profissionais”, finaliza Marcos Guinancio. “Toda empresa, seja qual for e que tenha condições, poderia fazer sua parte também e investir em esportes diversos. Temos a visão de que podemos estar tirando crianças das ruas, talvez das drogas, ficando menos vulneráveis. Por isso a importância para nós destas parcerias”, conclui Diego Rabaneda.