Flamengo e Vasco fecham 2017 neste sábado (30 de dezembro)

Com 15 bolas de três, Franca dominou o vice-líder e entrou no G-4 / Foto: Ricardo Bufolin-ECP
Com 15 bolas de três, Franca dominou o vice-líder e entrou no G-4 / Foto: Ricardo Bufolin-ECP

O encerramento de 2017 não poderia ser melhor para o Sesi Franca Basquete, que entrou no G-4. Na noite desta sexta-feira (29 de dezembro), diante de ótimo público no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), a equipe francana levou a melhor sobre o vice-líder EC Pinheiros, por 90 a 77, estendeu sua série invicta na 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018 para quatro seguidas.

Com a vitória, o time do técnico Helinho Garcia igualou a campanha do então quarto colocado Paulistano/Corpore, com sete vitórias em dez partidas (70% de aproveitamento), e assumiu a posição por levar a melhor no desempate por confronto direto. Já o Pinheiros permanece na vice-liderança, mas pode ser alcançado caso o CR Flamengo vença o clássico contra o CR Vasco da Gama, neste sábado (30 de dezembro).

A equipe francana, de fato, fez chover na capital paulista na noite desta sexta-feira. Com 15 arremessos de três pontos convertidos em 28 tentativas, o time do interior apresentou aproveitamento de 53,6% e usou os tiros longos como principal arma ofensiva na partida. Com quatro acertos em cinco chutes, o ala Antonio foi o destaque do time no fundamento e totalizou 14 pontos. Com 5/8 nos arremessos de quadra, sendo 3/4 em bolas de três, o armador Henrique Coelho viveu noite inspirada e deixou a quadra com 16 pontos.

O Pinheiros entrou em quadra sem quatro atletas cruciais no elenco. Marcus Toledo e Gemerson, lesionados, eram ausências já esperadas, mas na partida anterior, contra a Liga Sorocabana, a equipe pinheirense perdeu o atual MVP Desmond Holloway, desqualificado do jogo (cumpriu suspensão automática), e o pivô Ralfi Ansaloni, que sofreu uma lesão no dedo da mão e foi barrado por conta do grande inchaço na região.

Desta forma, os cinco titulares da equipe jogaram em média 30 minutos cada e criaram quase toda produção ofensiva pinheirense. Corderro Bennett fez 18 pontos e foi o maior pontuador, seguido pelo garoto Felipe Ruivo, com 15, e pelo norte-americano Chris Ware, responsável por 14 pontos. Já Arthur Bernardi registrou 11, enquanto Lupa contribuiu com oito e mais sete rebotes. Ao todo, o quinteto fez 58 dos 77 pontos da equipe (75,3%).

Agora, o Franca abrirá sua trajetória em 2018 enfrentando o Universo/Vitória no dia 06 de janeiro (sábado), no ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 14h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela Band. Já o EC Pinheiros voltará à ação no dia seguinte, 07 de janeiro (domingo), para enfrentar o CR Flamengo, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), às 18h00 (de Brasília).

Flamengo e Vasco fecham 2017
O ano de 2017 do basquete brasileiro será finalizado com um dos maiores clássicos do mundo. CR Flamengo e CR Vasco da Gama, rivais em qualquer modalidade, estarão frente a frente na tarde deste sábado (30 de dezembro), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), às 14h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através pelos canais Band e SporTV.

Os dois times vivem momentos opostos na atual temporada do NBB CAIXA. A equipe rubro-negra ocupa a terceira colocação, com sete vitórias e duas derrotas (71,4% de aproveitamento), enquanto o time alvinegro é o 11º, com campanha de três triunfos e seis resultados negativos (33,3% de aproveitamento).