CR Flamengo e Basquete Unifacisa também vencem na rodada

O líder isolado Sesi Franca Basquete-SP venceu a 29ª partida seguida no Novo Basquete Brasil (NBB 2022/2023), neste sábado (1º de abril), ao derrotar o Oscar/São José Basketball-SP, por 95 a 75 (50 a 31 no primeiro tempo), em jogo válido pelo returno da fase inicial, disputado no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP).

O time francano começou bem o jogo e comandou os dois quartos iniciais, conseguindo à liderança do placar e abrindo boa vantagem, com seu ataque funcionando bem. Na volta do intervalo, a equipe joseense ficou ligeiramente na frente, mas o Sesi Franca Basquete retomou o seu melhor ritmo nos dez minutos finais para vencer sem sustos, mantendo a série invicta – 33 a 21 (primeiro quarto), 17 a 10 (segundo quarto), 18 a 21 (terceiro quarto) e 27 a 23 (quarto final).

Foto: Marcos Limonti/Franca

Os atletas mais efetivos foram Lucas Mariano (18 pontos e 05 rebotes), Reynan dos Santos (16 pontos) e o norte-americano David Jackson (16 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), pelo Sesi Franca Basquete; Dimitri “Bambino D’Oro” Sousa (17 pontos e 05 rebotes) e o argentino Diego Figueredo (17 pontos e 05 assistências), em favor do Oscar/São José Basketball.

O Sesi Franca Basquete é o líder isolado da competição. Já o Oscar/São José Basketball ocupa o 10º lugar, com 14 vitórias e 17 derrotas.

O CR Flamengo-RJ passou pelo São Paulo FC-SP, por 79 a 70 (37 a 34 no primeiro tempo), atuando no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ). O Tricolor foi melhor no quarto inicial, mas o Mengão reagiu prontamente e ficou na frente nos dois seguintes, assumindo o comando do placar e desgarrando. Nos dez minutos finais, a equipe paulista ficou tentou se recuperar, mas não conseguiu a aproximação necessária para buscar algo maior no clássico – 17 a 20 (primeiro quarto), 20 a 14 (segundo quarto), 23 a 12 (terceiro quarto) e 19 a 24 (quarto final).

Foto: Cleber Mendes/CRF

Os maiores pontuadores foram Alexandre “Olivinha” Nascimento (14 pontos e 08 rebotes), Gui Deodato (11 pontos e 03 rebotes), Gabriel “Jaú” Galvanini (11 pontos e 08 rebotes) e o argentino Martin “Loku” Cuello (11 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), pelo CR Flamengo; Betinho Duarte (21 pontos, 07 rebotes e 03 assistências) e Túlio da Silva (12 pontos), em favor do São Paulo FC.

Na classificação geral, o CR Flamengo segue na vice-liderança, contabilizando 26 vitórias e três derrotas. Já o São Paulo FC permanece no terceiro lugar, com 21 vitórias e nove derrotas.

O Basquete Unifacisa-PB manteve o rendimento favorável no Sul do país ao derrotar o EC União Corinthians-RS, no tempo extra, por 85 a 82 (69 a 69 no tempo normal e 42 a 30 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS). Depois da igualdade no quarto inicial, o representante paraibano cresceu e ficou na frente no período seguinte, assumindo o comando do placar e fugindo. A reação da equipe da casa veio nos dois últimos quartos, quando ficou na frente e igualou tudo. No prolongamento, o Basquete Unifacisa conseguiu um rendimento um pouco melhor e garantiu o resultado positivo – 18 a 18 (primeiro quarto), 24 a 12 (segundo quarto), 15 a 17 (terceiro quarto), 12 a 22 (quarto final) e 16 a 13 (tempo extra).

Foto: Vinicius Molz Schubert/União Corinthians

Os destaques foram Rafael Rachel (21 pontos e 03 rebotes) e Augusto Leão (20 pontos e 06 rebotes), pelo EC União Corinthians; Antonio Jr. (27 pontos) e André Góes (18 pontos, 05 rebotes e 06 assistências), em favor do Basquete Unifacisa.

“Uma partida que mostra a resiliência da nossa equipe. A gente teve o controle durante boa parte do jogo, acabamos perdendo o ritmo no final do quarto período, onde até tomamos boas decisões dentro de quadra, mas a bola infelizmente não caiu, dando a chance de o União empatar a partida. Mas isso não nos abalou, tivemos a tranquilidade para marcar alguns pontos logo no início da prorrogação e a nossa experiência acabou sendo decisiva para que conquistássemos a vitória”, comentou o capitão da Unifacisa, André Góes.

Na classificação geral, Basquete Unifacisa é o nono colocado, com 15 vitórias e 16 derrotas. O EC União Corinthians ocupa a 12ª colocação, com nove vitórias e 20 derrotas.

O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 prossegue na segunda-feira (03 de abril), com dois jogos: 123 Minas Tênis Clube x CA Paulistano, às 19h (de Brasília), na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG); SC Corinthians Paulista x Caxias do Sul Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP).