Hebraica y Macabi vence novamente fora e se qualifica ao Final Four

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sesi Franca Basquete foi eliminado da Basketball Champions League Americas (BCLA 2023/2024) ao perder para a Hebraica y Macabi, do Uruguai, no sábado (09 de março), por 101 a 96 (47 a 49 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), na terceira e decisiva partida da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final. Com este resultado, o time uruguaio fechou a disputa com duas vitórias e uma derrota.

Diferentemente do último jogo, o Sesi Franca Basquete não foi amplamente dominado em seu ginásio. Desta vez, liderou em boa parte dos três primeiros períodos e até abriu 12 pontos de vantagem em certo momento do embate. No entanto, nos momentos decisivos, os nervos afloraram e os uruguaios souberam administrar no instante que assumiu à frente do placar no quarto decisivo. Assim, o Hebraica y Macabi repetiu a contagem centenária para eliminar os brasileiros.

Foto: FIBA

A diferença esteve dentro do garrafão principalmente, com o Hebraica y Macabi recuperando 33 rebotes defensivos, contra 20 do Sesi Franca. Outro aspecto do jogo que explica a vitória uruguaia foi o índice de acerto nas bolas de três pontos, 70% dos visitantes, contra 40% dos mandantes, ainda que o Sesi Franca tenha acertado duas a mais em números absolutos (16 a 14). Mas o índice mostra que os uruguaios não arremessavam de longe sem a clareza da jogada.

Luciano Parodi foi o cestinha da partida para o Hebraica y Macabi. Ele anotou um double-double, com 26 pontos e 10 assistências, para 30 de eficiência. Seu companheiro de time, Ernesto Oglivie anotou mais 23 pontos. Pelo lado francano, o norte-americano Charles Hinkle marcou 23 e o argentino Santiago Scala, 22 pontos.

Com a classificação, o Hebraica y Macabi espera a definição entre os argentinos do Quimsa, que venceram o primeiro confronto, contra o Real Estelí, da Nicarágua, para saber seu adversário da semifinal no Final Four. O CR Flamengo encara o vencedor de Halcones Xalapa, do México, e Nacional, do Uruguai.