Sport/Glória do Goitá conquista a primeira vitória na competição nacional

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A segunda rodada do turno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 teve sequência neste domingo (20 de março), com a realização de duas partidas. Vitórias do Sesi Araraquara e do Sport/Glória do Goitá.

O Sesi Araraquara derrotou o Vera Cruz/Campinas, por 89 a 68 (38 a 37 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio do Sesi, na cidade de Araraquara (SP), mantendo o 100% de aproveitamento na competição. O primeiro tempo foi marcado pelo equilibro, com cada uma das equipes liderando um período, sem desgarrar. No segundo tempo, o time da casa viveu o seu melhor momento, aproveitando as poucas opções de banco do adversário, e conseguiu abrir uma larga vantagem para vencer bem – 12 a 13 (primeiro quarto), 24 a 26 (segundo quarto), 33 a 13 (terceiro quarto) e 18 a 18 (quarto final).

Foto: Ellen Costa/Sesi Araraquara

As atletas mais efetivas foram Iza Andrade (16 pontos, 09 rebotes e 04 assistências) e Aline Moura (15 pontos, 12 rebotes e 03 assistências – double-double), pelo time da casa; Tassia Carcavalli (16 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Isabela Costa (13 pontos, 10 rebotes e 05 assistências – double-double), em favor da equipe visitante.

O Sesi Araraquara é um dos líderes da competição, com duas vitórias. Já o Vera Cruz/Campinas contabiliza uma vitória e uma derrota, se posicionando na quarta colocação.

“Nossa equipe começou o jogo não atuando defensivamente como havíamos treinado, conversamos sobre isso no intervalo e elas voltaram marcando de uma maneira mais forte e consistente. Isso forçou alguns ataques precipitados do Vera Cruz e nós conseguimos realizar alguns contra-ataques bem efetivos e consequentemente tivemos mais assertividade nos ataques 5×5. Estou muito feliz pela atuação das atletas. Agora é focar nos próximos dois jogos: UniSociesc/BF Blumenau e Sodiê Doces/Mesquita/LSB. Equipes muito fortes e dessa forma tentaremos desde o início jogarmos de forma mais consistente em todos os setores da quadra”, analisou o técnico João Camargo, do Sesi Araraquara.

No outro confronto, o Sport/Glória do Goitá conseguiu a recuperação ao derrotar a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, por 65 a 52 (33 a 27 no primeiro tempo), atuando no ginásio Marcelino Lopes (Sport Recife), em Recife (PE). No primeiro tempo, as equipes alternaram bons e maus momentos, com o representante pernambucano começando melhor e desgarrando, mas a agremiação carioca melhorou no segundo quarto e baixou a diferença. No segundo tempo, o Rubro Negro seguiu na frente, não com vantagens tão extensas, mas suficientes para lhe garantir o primeiro resultado positivo na competição nacional – 19 a 07 (primeiro quarto), 14 a 20 (segundo quarto), 16 a 13 (terceiro quarto) e 16 a 12 (quarto final).

Foto: Kleber Soares/Sport/Glória do Goitá

As maiores pontuadoras foram a cubana Ineidis Casanova (23 pontos, 09 rebotes, 06 assistências e 03 bolas recuperadas) e Beatriz Gabriele (17 pontos, 03 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas), pelo time pernambucano; Thayná Silva (14 pontos e 15 rebotes – double-double) e Rayane Santanna (10 pontos e 06 rebotes), em favor da equipe carioca.

Com a vitória, o Sport/Glória do Goitá contabiliza quatro pontos, em três jogos realizados (01 vitória e 02 derrotas), ocupando a sétima colocação na classificação geral. Já a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, que fez a sua estreia, soma um ponto (01 derrota) e ocupa o 10º lugar.

“O ponto alto hoje foi a inteligência e não entrar na correria delas. Liderar com essa garotada nova é bom, porque num time quando você tem aquela mistura de jogadoras novas com outras mais experientes é gostoso e animado”, relatou a armadora cubana Indeidis Casanova, do Sport/Glória do Goitá

A Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 prossegue na terça-feira (22 de março), às 19h30 (de Brasília), com a partida isolada entre Sampaio Basquete e Sodiê Doces/Mesquita/LSB, no ginásio Costa Aguiar, em São Luís (MA).