Ituano Basquete garante o segundo resultado positivo na competição

O Sesi Araraquara estreou no Campeonato Paulista Feminino 2023 derrotando o São José Basketball/Atleta Cidadão, neste domingo (10 de setembro), por 58 a 38 (31 a 20 no primeiro tempo), em jogo válido pela fase inicial, disputado no Complexo Teatrão, na cidade de São José dos Campos (SP).

Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ

O jogo foi amarrado, com os ataques não tão efetivos, mas com a equipe visitante comandando o marcador nos três primeiros períodos. Com isso, logo assumiu à dianteira do placar e desgarrou. O time da casa conseguiu igualar apenas nos dez minutos finas, mas sem conseguir alterar o panorama da partida – 15 a 09 (primeiro quarto), 16 a 11 (segundo quarto), 15 a 06 (terceiro quarto) e 12 a 12 (quarto final).

As atletas mais efetivas foram Glenda Cruz (08 pontos, 07 rebotes e 04 bolas recuperadas) e Laurah dos Santos (08 pontos, 03 rebotes e 03 bolas recuperadas), pelo São José Basketball/Atleta Cidadão; Aline Moura (15 pontos e 09 rebotes) e Gabriella “Sosso” Soares (14 pontos, 05 rebotes, 04 assistências e 04 bolas recuperadas), em favor do Sesi Araraquara.

“Foi um bom jogo de estreia, a nossa equipe ainda está num processo de recuperação de algumas jogadoras e, por isso, não conseguimos um desempenho mais efetivo, também porque a boa equipe de São José, conseguiu realizar boas ações. Importante iniciar o campeonato com uma vitória e agora focar no forte Ituano. Espero que consigamos realizar uma bela partida”, comentou o técnico João Camargo Neto, do Sesi Araraquara.

“Trabalhamos muito a defesa e tentamos fazê-la forte no perímetro. Fizemos um jogo melhor e em casa. O entrosamento está começando a aparecer. Foi muito gratificante trazer esse time e esse campeonato adulto pra São José. Nossa missão é classificar para os playoffs e hoje conseguimos igualar bem a partida, mas o entrosamento e experiência fizeram falta na partida”, destacou o técnico Leandro Leal, do São José Basketball/Atleta Cidadão.

No outro jogo, o Ituano Basquete superou a Pró-Esporte/Sorocaba, por 87 a 48 (47 a 19 no primeiro tempo), em confronto disputado no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP). Com o time mais pronto e contando com jogadoras mais experientes, o Ituano Basquete conseguiu impor o seu ritmo desde o começo, logo assumindo o comando do placar e desgarrando na sequência do primeiro tempo. Na volta do intervalo, valeu a orientação dada pelo técnico Marcinho, visto que a Pró-Esporte/Sorocaba se apresentou melhor e ficou próximo do rival no terceiro quarto. Já nos dez minutos finais, o panorama foi parecido com o período anterior e o Ituano Basquete garantiu o resultado favorável – 27 a 08 (primeiro quarto), 20 a 08 (segundo quarto), 18 a 15 (terceiro quarto) e 22 a 14 (quarto final).

Foto: Kamila França/Pró-Esporte

As atletas mais efetivas foram Lorena Silva (12 pontos e 04 rebotes) e Myreya das Neves (12 pontos), pela Pró-Esporte/Sorocaba; Leila Zabani (20 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Gabriela Guimarães (15 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), em favor do Ituano Basquete.

“Acho que foi uma partida em que a gente conseguiu manter nossa intensidade. Claro que ainda temos coisas a melhorar e a assimilar, já que o trabalho começou faz pouco tempo, mas acho que o grupo tem se entendido bem dentro de quadra e vem evoluindo. A tendência é irmos crescendo ao longo do campeonato”, comentou a ala Leila Zabani, do Ituano Basquete.

“Jogamos contra uma equipe bastante forte e começamos a partida de forma apática, esta postura inicial fez com que o Ituano abrisse uma vantagem grande no placar e passasse o jogo todo administrando a mesma. Nos dois quartos finais jogamos de forma mais aguerrida na defesa e equilibramos um pouco mais as ações. Agora é pensar na partida contra Santo André, que também, será mais um teste dificílimo para nossas meninas”, analisou o técnico Marcinho, da Pró-Esporte/Sorocaba.

O Campeonato Paulista Feminino 2023 tem sequência na quarta-feira (13 de setembro), ás 19h30 (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Araraquara (SP), reunindo Sesi Araraquara e Ituano Basquete.