Equipe comandada pelo técnico João Camargo Neto bateu o Sampaio Basquete e fechou a série final em 3 a 2

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sesi Araraquara conquistou inédito o título da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa 2023) ao derrotar o Sampaio Basquete, nesta quinta-feira (31 de agosto), por 74 a 62 (31 a 29 no primeiro tempo), em jogo válido pela quinta rodada da série melhor-de-cinco do playoff – final, disputado no ginásio do Sesi, na cidade de Araraquara (SP). Com esse resultado, o time comandado pelo técnico João Camargo Neto fechou a disputa decisiva com três vitórias e duas derrotas.

O jogo começou amarrado, como normalmente acontece num confronto decisivo, mas o time da casa se adaptou melhor e ficou na frente no quarto inicial. A equipe visitante reagiu no segundo e liderou o placar pela diferença mínima, baixando a vantagem do rival – 17 a 14 (primeiro quarto) e 14 a 15 (segundo quarto).

No retorno do intervalo, o Sesi Araraquara viveu o seu melhor momento na partida e conseguiu abrir vantagem ao ser mais eficiente nos dois lados da quadra. Nos dez minutos finais, o Sampaio Basquete tentou a recuperação e até ficou na frente no último quarto, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar algo maior no momento da definição da partida – 27 a 14 (terceiro quarto) e 16 a 19 (quarto final).

 

Foto: João Pires/LBF

 

As atletas mais efetivas foram Aline Moura (22 pontos, 14 rebotes e 03 assistências – double-double) e Maila Ciciardi (13 pontos, 04rebotes e 05 assistências), pelo Sesi Araraquara; Érika de Souza (14 pontos e 13 rebotes – double-double) e Emanuely de Oliveira (13 pontos, 06 rebotes e 04 bolas recuperadas), em favor do Sampaio Basquete.

O técnico João Camargo Neto destacou a qualidade da série decisiva e bom desempenho do Sesi Araraquara no duelo final. “Foi uma série muito difícil e muito bacana para quem gosta de basquete feminino. E esse quinto jogo foi muito bom. A nossa equipe foi mais consistente na parte defensiva e conseguiu anular algumas jogadoras adversárias, como Tainá, que foi muito bem no jogo anterior e tiramos um pouco do volume dela. Particularmente, na defesa fizemos alguns ajustes, por isso, conseguimos ter um pouco mais de posse de bola e correr um pouco melhor a quadra. Oscilamos durante o jogo, mas conseguimos manter sempre a vantagem e soubemos administrar bem a partida”, comentou.

“Estou muito feliz e muito grato pela estrutura que temos e por todas as pessoas que trabalham no projeto, comissão técnica e as atletas, que buscaram incessantemente a melhoria. Também feliz por dar o primeiro título da LBF a cidade de Araraquara. É a hora mesmo de agradecer a todos, pois isso que faz com que sigamos trabalhando. Conquistar títulos é muito importante para validar o projeto, mas acima de tudo trabalhar com ambiente de respeito, em que todas as atletas são valorizadas e onde todo mundo é peça fundamental para que o coletivo prevaleça”, completou o treinador campeão.

Resultados

Jogo 01 – 15 de agosto (terça-feira)
Sesi Araraquara 62 x 57 Sampaio Basquete, em Araraquara (SP)

Jogo 02 – 17 de agosto (quinta-feira)
Sesi Araraquara 51 x 59 Sampaio Basquete, em Araraquara (SP)

Jogo 03 – 23 de agosto (quarta-feira)
Sampaio Basquete 56 x 70 Sesi Araraquara, em São Luís (MA)

Jogo 04 – 25 de agosto (sexta-feira)
Sampaio Basquete 80 x 52 Sesi Araraquara, em São Luís (MA)

Jogo 05 – 31 de agosto (quinta-feira)
Sesi Araraquara 74 x 62 Sampaio Basquete, em Araraquara (SP)