Time comandado pelo técnico Márcio Kanthack passa pela ABAP na grande final

O SER São José sagrou-se tricampeão do Campeonato Amapaense Adulto Masculino 2023 ao derrotar a ABAP, neste sábado (09 de dezembro), no ginásio Poliesportivo do Instituto Federal do Amapá (Ifap), em Macapá (AP), por 70 a 59. A decisão foi realizada em jogo único.

Para chegar a esta conquista, o SER São José fechou a fase inicial, disputada em turno único, na segunda colocação. Na sequência, o time comandado pelo técnico Márcio Kanthack passou pelo Ypiranga, na série melhor-de-três do playoff – semifinal, vencendo a disputa por 2 a 0.

“Recebi o convite para comandar o SER São José no Campeonato Amapaense. Trata-se de um clube com 70 anos de tradição e que está retornando. Que havia vencido as duas últimas edições do estadual e agora ganhou sob o meu comando. Tivemos o Michel, Alex Oliveira e Atílio Mello como reforços, além do norte-americano Wesley Russel. Foi um campeonato difícil, já que as demais equipes também contrataram e as forças ficam equivalentes. Tivemos um deslize contra a ABAP, que nos venceu com méritos no último jogo da primeira fase, terminando a etapa na liderança”, relatou Márcio Kanthack.

Márcio Kanthack / Foto: Divulgação

“Posteriormente, foi uma semifinal muito difícil contra o Ypiranga, com duas vitórias, que até chegamos a abrir, mas o placar não refletiu o que foi o jogo. O mesmo aconteceu na outra seminal. Já na decisão, pela nossa experiência, conseguimos ficar na frente no placar a maior parte do jogo, comandando as ações. A ABAP tentou a reação, mas conseguimos controlar e voltamos a liderar o placar. Agradeço a diretoria do SER São José e aos meus atletas, que se empenharam ao máximo. Me surpreendeu a qualidade dos jogadores locais, que são muito aguerridos. E o último agradecimento a minha família”, completou o comandante do SER São José.

Com a conquista, o SER São José pensa em alçar voos maiores daqui para frente. De acordo com os diretores, José Everton e Lucas Bueno, a equipe já tem a estrutura necessária para participar do Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A equipe participará das reuniões para viabilizar esta meta.

Campeonato Amapaense

– Participantes: RBD Basketball, Amauto EC, ABAP, Ypiranga Clube, SER São José e AOBAM FC
– 1ª Fase: 1º) ABAP, 2º) SER São José, 3º) Ypiranga Clube, 4º) Amauto EC, 5º) RBD Basketball e 6º) AOBAM FC
– Semifinal (melhor-de-três): ABAP 2 x 1 Amauto EC e SER São José 2 x 0 Ypiranga Clube
– Final: ABAP 59 x 70 SER São José