Duas séries de quartas de final do NBB CAIXA 2017/2018 começaram com vitória dos mandantes na noite de segunda-feira (16 de abril). Times de campanhas inferiores na fase de classificação, Sendi/Bauru Basket e Solar Cearense usaram o fator casa para levar a melhor sobre Sesi Franca Basquete e Paulistano/Corpore, respectivamente, e largar na frente em suas séries.

Bauru supera desfalques e bate Franca
Primeiro, o Sendi/Bauru superou os desfalques importantíssimos de Alex Garcia, Renan Lenz e Maikão Uchendu e mostrou um belo espírito de superação. Empurrado por um ginásio Municipal Panela de Pressão, em Bauru (SP), lotado, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú venceu o Jogo 01 contra seu maior rival, pelo placar de 81 a 76, e abriu vantagem inicial na série.

Em meio à complicada situação dos desfalques, o grupo bauruense se uniu e usou a aplicação tática para sair de quadra vencedor. Os destaques ficaram por conta do ala/armador Duda Machado, com 16 pontos, o pivô Rafael Hettsheimeir, autor de 14 pontos, o ala Isaac, com 13, e o armador Kendall Anthony, que deixou a quadra com 12 pontos.

Pelo lado do Franca, os destaques ficaram por conta do ala Léo Meindl, ex-Bauru, que registrou um double-double de 19 pontos e dez rebotes, além de seis assistências (23 de eficiência), e do armador Rafa Luz, que saiu do banco e fez um jogo quase perfeito, com 15 pontos em 18 possíveis (6/7 nos arremessos) e mais quatro assistências (22 de eficiência).

Depois do emocionante duelo no Panela de Pressão, a série migrará para Franca (SP), onde as equipes farão os dois próximos jogos, ambos no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão): o primeiro quinta-feira (19 de abril), às 21h00 (de Brasília), ao vivo pelo Facebook do NBB, e sábado (21 de abril), às 14h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela Band.

Solar Cearense mantém embalo e supera Paulistano
Mais tarde, em Fortaleza (CE), o Solar Cearense largou na frente na série de quartas de final do contra o Paulistano. Diante de um ginásio Paulo Sarasate completamente lotado, o time nordestino fez valer o fator casa e venceu o duelo realizado na segunda-feira (16 deabril), por 72 a 67.

Um dos heróis da classificação nas oitavas, Sualisson voltou a brilhar nesta terça. Com 18 pontos, o ala/pivô foi o cestinha da equipe e ainda somou seis rebotes e três assistências. No último quarto, o jogador foi responsável por marcar os oito primeiros pontos do Basquete Cearense.

Além de Sualisson, o time nordestino teve outros três jogadores com dígitos duplos na pontuação. Paulinho Boracini deixou a quadra com 14 pontos, Felipe marcou 12 e Betinho Duarte contribuiu com dez. Outros destaques da equipe foram Davi Rosseto (oito pontos, seis rebotes, quatro bolas recuperadas e três assistências), e Leozão, que somou 11 rebotes.

Do lado do time paulista, o grande destaque individual ficou por conta de Lucas Dias. Vindo do banco de reservas, o camisa 9 foi o cestinha da equipe, com 19 pontos (8/12 nos arremessos de quadra) e ainda pegou oito rebotes para totalizar 25 de eficiência.

Os dois próximos jogos da série serão disputados no ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP). A segunda partida acontece na sexta-feira (20 de abril), às 19h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV. Dois dias depois, no domingo (22 de abril), as equipes voltam a se enfrentar, às 11h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

A defesa do Carcará limitou o CAP à sua segunda pior atuação ofensiva no ano / Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense
A defesa do Carcará limitou o CAP à sua segunda pior atuação ofensiva no ano / Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense