Competição mundial será jogada entre 30 de maio e 04 de junho, na Áustria

As Seleções Brasileiras de Basquete 3×3, masculina e feminina, iniciaram nesta segunda-feira (24 de abril), na FAB/CDA, no Rio de Janeiro (RJ), os treinos preparatórios para a FIBA 3×3 World Cup 2023. O Brasil trabalha nesta primeira fase até o dia 30 de abril (domingo). A competição mundial será jogada entre 30 de maio e 04 de junho, em Viena, na Áustria.

No masculino, o treinador Luca Carvalho trouxe oito atletas, mantendo uma base que já vinha sendo convocada e dando chance para novos jogadores. Já no feminino, Rafaella Bauerfeldt também conta com um grupo que no ano passado já fez história com a melhor participação no Mundial, e reforçou a equipe para a primeira fase de treinos.

“Mais uma vez temos um grupo muito forte e a nossa expectativa é classificar para as quartas de final, ficar entre os oito do mundo, mesmo que passando em terceiro do grupo. No ano passado o grupo se reuniu pela primeira vez para a Copa do Mundo, para aprendizado, e agora a gente mira algo mais alto. Depois, temos a FIBA 3×3 AmeriCup no fim do ano, nosso maior objetivo, e queremos nos classificar para o Pré-olímpico”, relatou Carvalho, treinador da Seleção Masculina.

No masculino, o Brasil figura na Chave A, ao lado da Sérvia, França, Alemanha e Madagascar.

“Chave difícil à beça. Jogamos com a Áustria no último Mundial, vencemos, mas foi um jogo duro. E teremos mais três potenciais mundiais no grupo. Vamos trabalhar muito forte, buscar a melhor versão das nossas atletas para buscar o melhor resultado diante desses rivais. A nossa ideia é buscar uma campanha melhor que no ano passado, apesar das dificuldades”, analisou Rafaella Bauerfeldt, treinadora da Seleção Feminina.

No feminino, o Brasil está na Chave A ao lado de França, Holanda, Espanha e Áustria.

 

Foto: Divulgação/CBB

 

Ao todo serão 40 equipes – 20 por gênero – disputando a oitava edição do evento, onde há um incentivo adicional com os medalhistas garantindo um lugar no Pré-olímpico para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Pelo formato de disputa, o primeiro colocado passa direto para as quartas de final. E segundo e terceiro vão para as oitavas, enquanto o quarto e quinto de cada chave estão eliminados.

Seleção Masculina: André Ferros (São Paulo DC), Jonatas Mello (Praia Clube/Uberlândia), Jefferson Socas (Praia Clube/Uberlândia), William Weihermann (Praia Clube/Uberlândia), Léo Branquinho (Praia Clube/Uberlândia), Rafael Rachel (EC União Corinthians), Daniel Von Haydin (Cerrado Basquete) e Ruan Miranda (Cerrado Basquete). Treinador: Luca Carvalho

Seleção Feminina: Thayná Silva (Sodiê Doces/Mesquita/LSB), Gabriela “Sosso” Soares (Sesi Araraquara), Vitória Marcelino (Sesi Araraquara), Lays da Silva (AD Santo André), Vanessa “Sassá” Gonçalves (AD Santo André), Juliana Souza Maria (BAX Catanduva), Luana Batista de Souza (Unisociesc/BF Blumenau) e Leila Zabani (Unisociesc/BF Blumenau). Treinadora: Rafaella Bauerfeldt

Comissão Técnica: Francisco das Chagas Oliveira (chefe da equipe), Thiago De Sordi (preparador físico), Felipe Alexandre Porto (assistente técnico do selecionado masculino), Elen Rosa (assistente técnica do selecionado feminino), Thiago Rodolpho Ramalho (chefe do Departamento de Fisioterapia) e Wagner Felipe Campos (fisioterapeuta)