A Seleção Brasileira Militar Masculina derrotou a Grécia, neste domingo (20 de outubro), por 62 a 58 (32 a 30 no primeiro tempo), atuando no Huazhong University of Science Gymnasium, em Wuhan, China, pela segunda rodada da fase inicial do ‘7th CISM Military World Games 2019’ (Jogos Mundiais Militares). O resultado foi extremamente importante, visto que o selecionado nacional havia sido superado pela Coréia do Sul (78 a 74) na rodada de estreia.

O jogo foi de muitas alternâncias, o Brasil esteve melhor no quarto inicial, mas a Grécia reagiu prontamente no segundo – 17 a 13 (primeiro) e 15 a 17 (segundo). No segundo tempo, o desenrolar foi parecido, só que o time grego foi melhor no terceiro período, mas o selecionado nacional cresceu e dominou as ações o último quarto para garantir o resultado positivo – 11 a 18 (terceiro) e 19 a 10 (quarto).

“Vitória muito importante, depois de uma estreia com derrota, nada como uma vitória contra o forte time da Grécia. Superação e uma atuação memorável da equipe, com o Gui Deodato puxando como uma locomotiva as ações; o ponto alto foi conseguir fazer variações defensivas que tiraram o alto aproveitamento de três pontos da equipe grega, além de jogar de forma muito harmônica”, comentou o técnico Alberto Bial, técnico da Seleção Brasileira.

Os destaques do Brasil foram: Gui Deodato (19 pontos, 08 rebotes e 04 assistências), Pedro Lima (14 pontos e 06 rebotes) e Gemerson Barbosa (11 pontos e 08 rebotes). Já o principal nome da equipe da Grécia foi Theodoros Tsiloulis (16 pontos e 04 rebotes).

Na terceira rodada da primeira fase, que acontece nesta segunda-feira (21 de outubro), o selecionado nacional vai enfrentar a Lituânia, às 02h30 (de Brasília), no mesmo local. “A Lituânia é um adversário superdifícil, joga sem botar a bola no chão, além disso, possui um time grande e com muitos jogadores que jogam em clubes da Liga da Lituana”, analisou Bial.

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, dentro de seus respectivos grupos e os dois melhores classificados avançam à semifinal. Posteriormente, ocorre a definição da medalha de ouro, reunindo os vencedores das semifinais, e também da medalha de bronze, com os perdedores das semifinais.