Equipe comandada pelo treinador Luca Carvalho vai se preparar para disputar a FIBA 3×3 World Cup 2022, que será jogada na Bélgica, de 21 a 26 de junho

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete 3×3 se apresentou, nesta quarta-feira (25 de maio), no CDA/FAB, no Rio de Janeiro (RJ), para os treinos visando à disputa da FIBA 3×3 World Cup 2022, que ocorre na Antuérpia, Bélgica, entre os dias 21 e 26 de junho. Na fase inicial, o Brasil está no Grupo A, ao lado da Sérvia, França, Porto Rico e Nova Zelândia.

O treinador Luca Carvalho manteve a base que já vem jogando junta há alguns anos, trazendo nomes como Jefferson Socas, André Ferros, Fabrício Verissimo e Leo Branquinho. Também se apresentaram Matheus Parcial, Jonatas Mello, Renato Scholz e Will Weihermann. Quatro viajam para a Bélgica.

“Essa é a primeira competição nesse novo ciclo olímpico e trouxemos jogadores experientes, que já vinham sendo trabalhados pelo nosso treinador anterior, o Douglas Lorite. Sabemos da dificuldade da competição, mas estamos trabalhando muito e sempre pensando em longo prazo, que é Paris 2024”, disse Carvalho.

O Brasil vai jogar a Copa do Mundo embalado pelos bons resultados nos dois naipes na última temporada. A FIBA 3×3 World Cup 2022 distribui pontos importantes para o ranking da Federação Internacional de Basketball (FIBA), que em novembro de 2023 irá definir os primeiros classificados para Os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os demais times terão que passar pelo Pré-olímpico em busca da vaga.

“Esse Mundial é o nosso objetivo. Caímos no chamado grupo da morte, mas para o Brasil não tem nada fácil. E nosso grande desejo é estar na Olimpíada de Paris e vamos trabalhar muito para isso”, citou André Ferros.

De acordo com o sistema de disputa da competição mundial, o primeiro colocado do grupo se qualifica diretamente para as quartas-de-final. Já as duas nações seguintes (segunda e terceira colocadas) avançam para as oitavas-de-final. A FIBA 3×3 World Cup 2022 terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

Seleção Masculina: André Ferros (São Paulo DC), Jonatas Mello (São Paulo DC), Matheus Parcial (Memorial/Fupes/Santos), Jefferson Socas (Ipatinga/Academia do Esporte), William Weihermann (Ipatinga/Academia do Esporte), Leonardo Branquinho (Ipatinga/Academia do Esporte), Fabrício Verissimo (Sodiê Salgados/LSB/Mesquita) e Renato Scholz (Ipatinga/Academia do Esporte)