Competição será jogada de 25 a 04 de novembro, em Santiago, no Chile

A Seleção Brasileira Feminina está convocada para os Jogos Pan-americanos do Chile 2023, que ocorre entre os dias 25 de outubro e 04 de novembro, em Santiago. O selecionado nacional vai em busca do bicampeonato, já que o Brasil venceu a competição em Lima 2019.

O técnico do selecionado nos Jogos Pan-americanos será João Camargo Neto, que faz parte da comissão técnica permanente. Seu auxiliar será Virgil Lopez, outro que está na comissão técnica liderada por José Neto.

“Muito feliz, agradecido e orgulhoso pela oportunidade de dirigir a Seleção Brasileira numa competição tão importante Quanto os jogos Pan-Americanos, vamos dar sequência ao trabalho implementado pelo Neto e faremos nosso melhor na busca para manter o título de campeão desse torneio. Agradecer a CBB pela oportunidade”, relatou Camargo.

O técnico João Camargo Neto convocou 12 atletas para os treinos que começam em 13 de outubro (sexta-feira), com viagem para a semana seguinte, no dia 20 (sexta-feira). Ao contrário da FIBA Womens AmeriCup, quando o Brasil foi campeão em julho, por não ser um torneio “Data FIBA”, a convocação conta com atletas que atuam no basquete nacional, pois os clubes de fora do país não tem a obrigação de liberar as jogadoras.

Foto: Divulgação/CBB

Participam dos Jogos Pan-americanos: Brasil, Cuba, México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela. O sorteio das chaves acontece em 22 de setembro (sexta-feira). Pela forma de disputa, na fase inicial serão dois grupos com quatro equipes em cada. As seleções jogam dentro das chaves, em turno único, e as duas melhores avançam às semifinais. Terceiro e quarto jogam partidas de reclassificação.

Convocadas

Armadoras: Débora Costa (Sesi Araraquara), Maria Albiero (Ituano Basquete) e Ana Beatriz Oliveira (Unimed/Campinas)

Alas: Carina “Cacá” Martins (Unimed/Campinas), Gabriella “Sosso” Soares (SESI/Araraquara), Leila Zabani (Ituano Basquete) e Emanuely de Oliveira (Sesi Araraquara:

Pivôs: Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André), Aline Moura (Sesi Araraquara), Licinara Bispo (Unimed/Campinas), Érika de Souza (Sampaio Basquete) e Mariana Dias (Ituano Basquete)

Técnico: João Camargo Neto / Assistente técnico: Virgil López