A Seleção Brasileira sub-16 feminina está convocada para a Copa América da categoria, marcada entre os dias 23 a 29 de agosto, em Guanajuato, no México. Ao todo, 15 atletas foram convocadas pelo técnico Dyego Maranini Cavalcanti para o período de treinos na cidade de Barueri, em São Paulo. A apresentação está marcada para 08 de agosto e a viagem acontece no dia 19.

O Brasil contará com uma diversidade interessante de atletas, com jogadoras que foram reveladas por projetos no Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, que hoje atuam em clubes ao redor do Brasil e também no exterior.

A Copa América terá dois grupos com quatro equipes em cada uma. A primeira fase serve como base para as quartas-de-final. Os quatro classificados para as semifinais se garantem na Copa do Mundo Sub-17, em 2022. A divisão dos grupos será divulgada pela Federação Internacional de Basketball (FIBA) nas próximas semanas. Jogam a competição: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, El Salvador, Porto Rico e México.

Convocadas

Armadoras: Aaliyah Janae Guyton (Peoria High School) e Maria Clara Soares Lourenço (Associação Tupã-SP)

Alas/Armadoras: Ana Carolina Ferreira Lopes (ADC Bradesco-SP) e Marcella Prande Freitas (Santo André/APABA-SP)

Alas: Brenda Gabrieli da Silva Souza (Associação Tupã de Basquete-SP), Clarice Orange Borges (Dexter Southfield), Fernanda da Cunha Alexandre (Associação Foz do Iguaçu-PR), Letícia Leal Fontana (ADC Bradesco-SP) e Taissa Nascimento Queiroz (ADC Bradesco-SP)

Alas/Pivôs: Alexia Araújo Dagba (Associação Adrianinha de Basketball-PE), Ana Beatriz Passos Alves da Silva (ADC Bradesco-SP) e Manuella Fernandes Barros Alves (ADC Bradesco-SP)

Pivôs: Arianny Francisco de Oliveira (ADC Bradesco-SP), Giovanna Rocha da Silva (Santo André/APABA-SP) e Letycia Miranda Vasconcelos (Holy Spirit Preparatory School)

Comissão Técnica: Adriana Aparecida dos Santos Lopez (gerente técnica), Bruno Valentin e Ricardo Carvalho (administradores), Dyego Maranini Cavalcanti (técnico), Luciana Thomazini de Araújo e Adriana Moisés Pinto Mafra (assistentes técnicas), Priscila Moreira de Souza (preparadora física), Cristina Casagrande Miranda Teixeira (médica) e Maria Stefani Souza da Silva (fisioterapeuta)