Equipe comandada por Gustavo De Conti treina, em São Paulo (SP), focada na FIBA World Cup 2023

Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Masculina se apresenta, nesta quinta-feira (27 de julho), dando início aos treinos visando à disputa da FIBA World Cup 2023, em Jacarta, na Indonésia. Os trabalhos serão no ginásio do Aeroporto (EC Sírio), em São Paulo (SP), até 07 de agosto (segunda-feira), quando o grupo viaja para uma série de amistosos antes da estreia na competição. Ao todo, 16 atletas se apresentam ao técnico Gustavo De Conti e 12 disputam o campeonato.

A Seleção viaja para a Austrália e joga, de 14 a 17 de agosto, o Boomers x World, em Melbourne, diante da anfitriã Austrália, Sudão do Sul e Venezuela. Depois, nos dias 20 e 21 de agosto, enfrenta a Itália e a Sérvia pela Solidarity Cup, em Shenzhen, na China.

Após os cinco amistosos, o Brasil desembarca em Jacarta no dia 23 de agosto (quarta-feira) e faz sua estreia no Mundial no dia 26, diante do Irã, às 06h45 (de Brasília). No Grupo G, o selecionado nacional joga ainda no dia 28, às 10h30, contra a Espanha. E em 30 de agosto fecha a primeira fase, às 06h45 (de Brasília), enfrentando a Costa do Marfim. Duas equipes avançam por grupo.

Convocados

Armadores: Marcelo Huertas (Tenerife-ESP), Yago Mateus (Ulm-ALE) e Raul Neto (Cleveland Cavaliers-EUA)

Alas/Armadores: George de Paula (Sesi Franca Basquete) e Vitor Benite (Gran Canaria-ESP)

Alas: Guilherme Santos (Golden State Warriors-EUA), Leonardo Meindl (U-Banca-ROM), Didi Louzada (CR Flamengo) e Reynan Camilo (Sesi Franca Basquete)

Alas/Pivôs: Gabriel Jaú (CR Flamengo), Lucas Dias (SESI Franca Basquete), Bruno Caboclo (Venezia-ITA) e Tim Soares (Guaynabo-PUR)

Pivôs: Márcio Santos (Sesi Franca Basquete), Felipe dos Anjos (Andorra-ESP) e Cristiano Felício (Granada-ESP)

De acordo com o regulamento, caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1º e 03 de setembro. Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º. Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas.

Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, composto por Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, o selecionado nacional realiza mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, duas nações se qualificam para as quartas-de-final.

Para garantir uma vaga em Paris 2024 através da FIBA World Cup 2023, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

Boomers x World
14 de agosto: Brasil x Sudão do Sul, às 03h30
16 de agosto: Brasil x Austrália, às 05h45
17 de agosto: Brasil x Venezuela, às 03h30
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

Solidarity Cup
20 de agosto: Brasil x Itália, às 04h
21 de agosto: Brasil x Sérvia, às 09h
(*) No horário de Brasília (DF)

FIBA World Cup 2023
26 de agosto: Brasil x Irã, às 06h45
28 de agosto: Brasil x Espanha, às 10h30
30 de agosto: Brasil x Costa do Marfim, às 06h45
(*) Todos no horário de Brasília (DF)