Equipe nacional encara Uruguai e Colômbia pelas Eliminatórias

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Masculina fará dois jogos no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. Nos dias 25 e 28 de fevereiro, respectivamente, o selecionado nacional encara o Uruguai e Colômbia.

“Para nós é uma satisfação voltar à cidade de Franca com a Seleção Brasileira. Uma cidade que respira basquete e que tem uma história gigantesca na modalidade. É a casa de ídolos que temos como Hélio Rubens, Toto, Fransergio, Fausto, Chuí, entre outros grandes nomes”, relatou o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr.

“Eu tive a honra de defender a equipe francana como jogador, na década de 80, atuando num Sul-americano, quando fomos vice-campeões, ao lado de Robertão, Hélio Rubens, Fausto e Guerrinha. Tenho certeza que será uma festa para o basquete brasileiro, com o Pedrocão lotado nas duas partidas”, completou Guy.

Para o ex-técnico da Seleção Brasileira, hoje supervisor do Sesi Franca Basquete, Lula Ferreira, é importante colocar a equipe nacional em sintonia com os torcedores. “É um evento importantíssimo para a cidade e para o basquete brasileiro. Traz a Seleção Brasileira para a Capital do Basquete. Cria um link com a torcida e isso também injeta nos jogadores um sentimento de brasilidade, de pátria e oferece ao público de Franca a oportunidade de ver a elite do basquete brasileiro jogando in loco, na cidade, que é sagrado para o basquete. É um orgulho para a cidade receber a Seleção Brasileira”, comentou.

A Seleção Brasileira começou as Eliminatórias para a Copa do Mundo com duas vitórias, em novembro, batendo o Chile por duas vezes em bolha feita em Buenos Aires, capital argentina, em jogos que marcaram a estreia do técnico Gustavo De Conti no comando do selecionado nacional.

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado da Colômbia e do Uruguai. Pelo formato de disputa, as 16 Seleções das Américas foram separadas em quatro grupos, com quatro integrantes em cada um deles (Grupos A, B, C e D). Pelo formato da competição, são jogos de ida e volta dentro das chaves, totalizando seis partidas.

Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, formando os Grupos E e F, com seis equipes em cada um deles, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as seleções carregam os resultados da primeira fase e jogam apenas contra as nações que não enfrentaram. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, podendo ser Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, A nova etapa também ocorre com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos, além do melhor quarto colocado entre os Grupos E e F, se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete vagas para as Américas.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase.