Equipe nacional derrota a Nova Zelândia no fechamento da fase inicial e avança para a primeira etapa eliminatória

A Seleção Brasileira garantiu vaga nas oitavas-de-final da FIBA Womens 3×3 World Cup 2022. Nesta sexta-feira (24 de junho), no Groenplaats, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, pela segunda rodada da fase inicial, a equipe comandada pela treinadora Ellen Rosa perdeu para os Estados Unidos e derrotou a Nova Zelândia.

No primeiro jogo, o Brasil começou muito bem, marcando forte a equipe norte-americana e conseguindo a dianteira do marcador. Mas, aos poucos, sem afobação o conjunto dos Estados Unidos foi crescendo até assumir o comando do placar e seguir na frente até o final para vencer mais uma, aproveitando o nervosismo brasileiro nos momentos decisivos. Placar final: 18 a 14, em favor da equipe norte-americana.

Já no segundo compromisso, o selecionado nacional teve uma atuação sólida e sem oscilações, além de marcar forte, tendo a defesa como seu ponto alto. Com isso, logo assumiu a dianteira do marcador e abriu vantagem para vencer, sem dar margem para a Nova Zelândia crescer no jogo. Com isso, a equipe brasileira se garantiu na etapa vindoura da competição. Placar final: 16 a 09, em favor do Brasil.

“Fizemos um grande jogo contra os Estados Unidas, com chance de vencer, mas cometemos alguns erros e elas aproveitaram. Contra a Nova Zelândia, entrei em quadra um pouco nervosa e ansiosa, pois era tudo ou nada, mas logo voltei ao meu normal e pude ajudar a equipe a conseguir o resultado positivo”, comentou Vanessa “Sassa” Gonçalves.

“Estou muito feliz com essa classificação. O time está evoluindo a cada jogo e vamos seguir forte. Queremos uma medalha e vamos lutar muito para fazer história na Bélgica”, complementou a “Embaixadora da Alegria”.

 

Foto: FIBA

 

A classificação de momento do Grupo B está assim:

1º) Estados Unidos (03 vitórias)
2º) França (03 vitórias)
3º) Brasil (02 vitórias e 02 derrotas)
4º) Nova Zelândia (01 vitória e 03 derrotas)
5º) Áustria (04 derrotas)

Estados Unidos e França vão decidir, na sequência desta segunda rodada, quem fica em primeiro na chave e avança diretamente para as quartas-de-final. O Brasil e o segundo colocado vão disputar as oitavas-de-final.

Nas oitavas-de-final, que já é uma fase eliminatória, o Brasil vai enfrentar o segundo colocado do Grupo C, que pode ser Polônia ou Egito, neste sábado (25 de junho), às 08h40 (de Brasília).

Seleção Brasileira: Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André), Vitória Marcelino (Unisociesc/Blumenau), Gabriela Guimarães (Sampaio Basquete) e Luana Batista (Unisociesc/Blumenau)

Comissão técnica: Francisco das Chagas Oliveira (chefe da equipe), Elen Rosa (treinadora), Thiago De Sordi (preparador físico), Henrique Andrade (analista de desempenho), Thiago Ramalho (chefe do Departamento de Fisioterapia) e Wagner Campos (fisioterapeuta)

Tabela

21 de junho (terça-feira): Brasil 16 x 14 Áustria e Brasil 11 x 22 França
24 de junho (sexta-feira): Brasil 14 x 18 Estados Unidos e Brasil 16 x 09 Nova Zelândia
25 de junho (sábado): Brasil x 2º colocado do Grupo C (que conta com Bélgica, Polônia, Egito, Mongólia e República Dominicana)