José Neto chamou 14 jogadoras para a preparação, que ocorre na Sérvia

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Feminina está convocada para a disputa do Pré-Mundial, que ocorre entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em Belgrado, na Sérvia. A comissão técnica e as 14 atletas se apresentam no dia 1º de fevereiro (terça-feira), já na Sérvia, para o começo dos trabalhos no Vizura Sports Center. O Brasil está no Torneio A, ao lado de Austrália, Sérvia e Coreia do Sul. Com as australianas já classificadas, Sérvia, Brasil e Coreia do Sul brigam por duas vagas.

O Brasil estreia no dia 10, contra a Austrália. No dia 11, o Torneio A ganha folga e volta à quadra no dia 12, quando a Seleção Brasileira enfrenta a Coreia do Sul. O selecionado nacional fecha sua participação no Pré-Mundial contra a Sérvia, em 13 de fevereiro. Todos os jogos serão disputados no Ranko Zeravica Sports Hall.

“Planejamos um período maior de treinos com as atletas que estão no Brasil, mas que foi inviabilizado pelos custos em um momento em que a Confederação se reestrutura e precisa ter responsabilidade financeira”, explica a diretora do naipe feminino e vice-presidente da CBB, Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula.

A convocação marca os retornos da ala/pivô Damiris Dantas, da ala Jeanne Flausino, da ala/pivô Stephanie Soares e da armadora Lays da Silva. A capitã Érika de Souza está confirmada, assim como Tainá Paixão, Débora Costa, Alana Gonçalo, Isa Ramona, que volta de lesão, Patty Teixeira, Raphaella Monteiro, Thayná Silva, Mariane Carvalho e a jovem Kamilla Cardoso. Com uma lesão no joelho, Clarissa dos Santos é o grande desfalque. Ela foi avaliada pelo departamento de Saúde da CBB, através do médico Paulo Szeles, em conjunto com o Landres, da França, e não teria tempo hábil de recuperação para a competição.

“Como esta competição não proporciona para as equipes muito tempo de preparação, estamos fazendo a convocação levando em consideração uma base de atletas que estão aptas, em atividade, já adaptadas a nossa metodologia e proposta de jogo”, diz o técnico José Neto.

As 14 convocadas participam do período de treinamentos até o dia 07 de fevereiro e 12 integram o elenco brasileiro para disputar o Pré-mundial. Nos últimos anos, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze na AmeriCup, além do título dos Jogos Pan-americanos 2019, em Lima, no Peru.

A Copa do Mundo acontece entre 22 de setembro a 1º de outubro, na Austrália, com a participação das 12 nações. Entre 10 a 13 de fevereiro, 16 países jogam quatro torneios pré-mundiais. Estados Unidos (campeão olímpico e último campeão mundial) e Austrália (anfitrião) estão automaticamente classificados, mas jogam os Pré-mundiais.

Convocação

Armadoras: Débora Costa (CB Jairis-ESP), Alana Gonçalo (Melilla La Salle-ESP) e Lays da Silva (Santo André/APABA)

Alas/Armadoras: Patty Teixeira (Sampaio Basquete) e Tainá Paixão (Akronos Moncalieri-ITA)

Alas: Isabela Ramona (Celje Basketball-ESL), Jeanne Flausino (Clube Galitos Aveiros-POR), Raphaella Monteiro (Benfica-POR), Thayná Silva (Sodiê Doces/Mesquita/LSB) e Mariane Carvalho (BC Horizont Minsk-BLR)

Alas/pivôs: Damiris Dantas (Minnesota Lynx-EUA) e Stephanie Soares (The Masters University-EUA)

Pivôs: Érika de Souza (CB Jairis-ESP) e Kamilla Cardoso (South Carolina Gamecocks-EUA)

Comissão técnica: Maria Paula Gonçalves (diretora do naipe feminino), Adriana dos Santos (gerente do naipe feminino), Mônica Atílio (administradora), José Neto (técnico), Virgil Lopez e João Camargo Neto (assistentes técnicos), Diego Falcão (preparador físico), Paulo Roberto Szeles (médico) e Isabel Castro e Jordana Reis (fisioterapeutas)