Time brasileiro foi superado pela anfitriã Bélgica nas oitavas-de-final e terminou competição mundial entre as 12 melhores

A Seleção Brasileira concluiu a sua participação na FIBA Womens 3×3 World Cup 2022. Neste sábado (25 de junho), no Groenplaats, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, a equipe comandada pela treinadora Ellen Rosa perdeu anfitriã Bélgica (15 a 09) e não seguiu adiante na competição.

O selecionado nacional começou bem, usando com eficiência o trabalho próximo da cesta precedido por uma boa movimentação de bola, mas aos poucos a equipe belga foi crescendo e entrando no jogo, que logo ficou equilibrado. Quando a Bélgica perdeu a atleta Laure Resimont, contundida, esperava o crescimento do Brasil, mas não foi o que aconteceu. Ao contrário, as escolhas ofensivas passaram a ser equivocadas e calcadas nas bolas de dois pontos, que mais uma vez não caíram. Assim, a equipe da casa, que usou bem o trabalho de garrafão, favorecido pele sua maior estatura, foi desgarrando para vencer e levar o público que compareceu em grande número ao delírio.

A Seleção Brasileira Feminina realizou uma campanha histórica, ficando entre as 12 melhores do mundo, mas ainda assim o gosto foi um pouco amargo, pois o quarteto nacional tinha muitas condições de avançar, pelo menos, até as quartas-de-final.

Os confrontos das quartas-de-final da FIBA Womens 3×3 World Cup 2022 ficaram desta maneira: China x Bélgica, Espanha x França, Lituânia x Polônia e Canadá x Estados Unidos. Os vencedores fazem a semifinal.

Seleção Brasileira: Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André), Vitória Marcelino (Unisociesc/Blumenau), Gabriela Guimarães (Sampaio Basquete) e Luana Batista (Unisociesc/Blumenau)

Comissão técnica: Francisco das Chagas Oliveira (chefe da equipe), Elen Rosa (treinadora), Thiago De Sordi (preparador físico), Henrique Andrade (analista de desempenho), Thiago Ramalho (chefe do Departamento de Fisioterapia) e Wagner Campos (fisioterapeuta)

Tabela

21 de junho (terça-feira): Brasil 16 x 14 Áustria e Brasil 11 x 22 França
24 de junho (sexta-feira): Brasil 14 x 18 Estados Unidos e Brasil 16 x 09 Nova Zelândia
25 de junho (sábado): Brasil 09 x 15 Bélgica