Competição será jogada no Recife (PE), de 02 a 11 de setembro

Imagem: Divulgação

O Brasil está definido para disputar a FIBA AmeriCup 2022, que começa nesta sexta-feira (02 de setembro), diante do Canadá, no ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife (PE), às 20h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV2. Recebendo o torneio após 38 anos, o Brasil tem a missão de buscar o troféu que não vem desde 2009, em Porto Rico, quando venceu o time da casa na decisão (61 a 60).

A única mudança do grupo que foi superado pelo México em Jaraguá do Sul, antes da chegada ao Recife, é a incorporação de Vitor Benite ao grupo. O atleta recuperou a forma física nas últimas semanas, sendo poupado por conta de uma inflamação no pé direito.

“Sabemos de todas as dificuldades que vamos enfrentar, que o momento não é bom, mas que nosso grupo tem qualidade. E nada melhor do que um evento deste tamanho para nos recuperarmos. Será uma AmeriCup muito equilibrada, mas jogamos em casa, com apoio da torcida e temos condições de fazer uma ótima competição. Não tenho dúvida disso”, disse Benite.

“Estamos muito felizes com a recepção e com o clima da cidade. Fomos muito bem recebidos em Jaraguá do Sul e muito bem recebidos aqui no Recife também. Estamos juntos há semanas trabalhando e temos consciência da importância da AmeriCup. Vejo o time pronto para o torneio, que será muito equilibrado”, complementou o técnico Gustavo De Conti.

Depois da estreia contra o Canadá, o Brasil enfrenta o Uruguai, no dia 03, sábado, às 20h10. Folga no domingo (04 de setembro) e volta a jogar na segunda-feira, dia 05, diante da Colômbia, fechando a primeira fase da AmeriCup, também às 20h10 (de Brasília).

Pelo formato da FIBA AmeriCup 2022, na fase inicial as equipes jogam entre si, em turno único, dentro dos seus grupos e os dois primeiros de cada um deles avançam para as quartas-de-final, além dos dois melhores terceiros colocados. Os grupos são esses:

Grupo A: Brasil, Canadá, Colômbia e Uruguai
Grupo B: Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana e Argentina
Grupo C: México, Venezuela, Panamá e Estados Unidos

Após definição da primeira fase, as nações serão divididas pelas suas campanhas do 1º ao 8º lugar, através do cruzamento olímpico nas quartas-de-final: 1º colocado x 8º colocado, 2º colocado x 7º colocado, 3º colocado x 6º colocado e 4º colocado x 5º colocado. Depois ocorrem a seminal e a grande final.

Seleção Brasileira: 02. Yago Mateus (armador), 05. Rafael Luz (armador), 06. Cristiano Felício (pivô), 07. Didi Louzada (ala), 08. Vitor Banite (ala/armador), 09. Marcelinho Huertas (armador), 12. Rafael Mineiro (pivô), 14. Leonardo Meindl (lateral), 19. Lucas Dias (ala/pivô), 23. Augusto Lima (pivô), 28. Lucas Mariano (pivô) e 32. George de Paula (ala/armador)

Jogos do Brasil na 1ª Fase

02 de setembro (sexta-feira), às 20h10: Brasil x Canadá
03 de setembro (sábado), às 20h10: Brasil x Uruguai
05 de setembro (segunda-feira), às 20h10: Brasil x Colômbia
(*) Todos no horário de Brasília (DF)