O Brasil joga a primeira fase no Grupo A

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete 3×3 iniciou, nesta sexta-feira (09 de abril), na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ), a primeira fase treinos visando ao Pré-olímpico da Áustria, que ocorre de 26 a 30 de maio, na cidade de Graz. E as notícias são boas, já que todos os atletas e a comissão técnica foram submetidos aos exames PCR e testes rápidos de Covid-19, com 100% de resultados negativos.

Os treinos acontecem até o dia 18 de abril (domingo). A lista inicial de convocados conta com Jefferson Socas, William Weihermann, Leandro Lima, André Ferros, Jonatas de Mello, Luiz Felipe de Paulo Silva, André Stefanelli e Murilo Becker.

“A estrutura sempre impecável, alimentação, estatística, área de quadra. Tudo 100% como sempre no exército. A qualidade técnica dos jogadores é excelente, mas vamos tentar melhorar aos poucos também tecnicamente. Esperamos fazer um campeonato bom e que a gente consiga essa vaga. Não vai ser fácil. A Europa está jogando, estamos parados pela pandemia. Vamos ter que superar isso. Vamos puxar os atletas no treino para chegar com condições física de bater de frente”, disse Douglas Lorite, técnico do Brasil.

Ao fim da primeira fase de treinos, o técnico Douglas Lorite fará dois cortes e definirá o time que jogará a competição. A segunda fase de treinamentos, que acontece de 10 a 22 de maio, terá então seis atletas em treinamento. Quatro vão viajar para o Pré-olímpico na Áustria e os outros dois ficam como reservas imediatos na lista enviada para a Federação Internacional de Basketball (FIBA) e podem ser acionados.

O Brasil joga a primeira fase no Grupo A, ao lado da Mongólia, Polônia, Turquia e da República Tcheca. Outros três grupos contam com cinco países cada. Os dois melhores de cada chave avançam para o ‘mata-mata’ e os três times que forem ao pódio terão sua vaga em Tóquio 2020. A tabela detalhada dos jogos ainda será divulgada pela FIBA.