Sesi Franca Basquete, Coritiba, Bauru Baket, Cerrado Basquete, CA Paulistano e Basquete Cearense obtêm êxito na competição de aspirantes

Imagem: Divulgação

Pelo Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento (LDB 2022), a bola voltou a subiu na sede do ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP), com seis grandes jogos.

No primeiro duelo do dia, o Sesi Franca Basquete-SP deu uma verdadeira aula de basquete coletivo e venceu o EC União Corinthians-RS por 68 a 52. Com o elenco desfalcado devido o Campeonato Paulista de Basquete adulto, os francanos mandaram para quadra um time mais novo, que não se intimidou perante o desafio e conquistou a vitória.

O time do interior paulista teve 100% do seu elenco conseguindo pelo menos um ponto, mas o principal destaque vai para João Mini, que conseguiu 13 pontos e seis roubos de bola, Victor Hugo, com sete pontos e 10 rebotes, e Zu, terminou com 11 pontos e seis rebotes.

Do lado do União Corinthians, o jogo ficou mais concentrado no ala/armador Gabriel Camargo, que anotou 25 pontos e mais cinco rebotes, três assistências e seis roubos de bola. Guilherme, com cinco pontos e oito rebotes, e Mateus, com 10 pontos, também chamaram a atenção.

O duelo entre Coritiba-PR e Rio Claro-SP no segundo jogo do dia foi de altíssimo nível. Apesar da equipe paranaense sempre tomar a frente do marcador, os paulistas não deixaram barato e seguiram na cola o tempo inteiro, sempre ameaçando tomar a liderança na partida. A forte defesa do Coxa, aliada a grandes atuações individuais de seus jogadores, foi essencial para segurar os ânimos dos adversários, que mesmo fazendo uma ótima partida, não conseguiram virar o jogo. O Coritiba derrotou a equipe do interior por 83 a 69.

Entre os diversos destaques do Coritiba, temos Magno com 17 pontos, 10 rebotes e 19 de eficiência, Lucas Lopes, com 14 pontos, oito rebotes e 15 de eficiência, Rafael, que fez sete pontos e ainda auxiliou com sete assistências, e Matheus, que explodiu no último quarto com 15 pontos.

“Começar vencendo é sempre bom, dá uma motivação maior pro decorrer dessa etapa onde temos que ganhar de qualquer jeito. Hoje entramos motivados, foi nosso diferencial, o time todo se uniu, entramos com muita vontade, muita vibração”, disse Magno.

No lado do Rio Claro, o grande destaque da partida vai para Arthur Costa, que conseguiu 13 pontos e sete rebotes, Arthur, que terminou com 11 pontos, seis rebotes e quatro de eficiência, e Lukas Josuel, que fechou com 13 pontos.

Bauru Basket-SP e Vasco/Tijuca-RJ se enfrentaram em um dos melhores jogos do dia. A equipe do interior paulista fez valer o talento do seu elenco e logo de cara abriu uma grande vantagem sobre os cariocas, que apesar de contar com diversos talentos individuais, não conseguiu impedir a arrancada bauruense. No segundo tempo, a equipe vascaína ensaiou uma reação e chegou até mesmo a diminuir a diferença para seis pontos, mas com a ajuda da bela atuação de Felipe Cardoso, o Dragão conquistou a vitória por 67 a 57.

Destaque absoluto do Bauru, Felipe Cardoso conseguiu 17 pontos e 15 rebotes, além de mais 23 de eficiência. Enquanto esteve em quadra, Felipe ajudou a sua equipe a ganhar por uma diferença de 12 pontos e ainda por cima finalizou com três tocos na conta.

“Eu tenho treinado muito, feito meu máximo para pegar rebotes e brigar lá dentro, pelo meu tamanho e meu peso eu tenho essa obrigação querendo ou não. Tento adicionar coisas novas ao meu jogo todos os dias, essa bola de três que eu matei, tenho treinado há muito tempo”, afirmou Felipe Cardoso.

Do lado do Vasco, o grande destaque vai para o cestinha da competição, Matheusinho, que além de anotar 21 pontos, conseguiu mais 14 rebotes e cinco assistências, marcando o duelo particular com o pivô bauruense.

SC Corinthians Paulista-SP e Cerrado Basquete-DF travaram o melhor duelo do dia. Ambas as equipes entraram extremamente focadas e cheias de energia na partida, o que resultou em um verdadeiro espetáculo para quem teve a oportunidade de assistir ao vivo. O embate foi recheado de tocos sensacionais e enterradas fora do normal, com um final emocionante, que mexeu com o coração de todos os torcedores. O Cerrado conquistou a vitória pelo placar de 71 a 70, com direito a lances livres decisivos do pivô Ruan Miranda.

Entre os diversos destaques da equipe brasiliense, Robsinho, com 21 pontos, foi o cestinha do time, além de anotar mais seis pontos e três rebotes. Ruan foi outro grande destaque, com 19 pontos e incríveis 16 rebotes, junto com Augusto, que também terminou com um duplo-duplo, com 13 pontos e 12 rebotes. Victor finalizou com 15 pontos, mas foi o necessário para protagonizar diversas enterradas durante o jogo.

Pelo lado do Corinthians, também tivemos diversos destaques, mas o principal nome foi Samis Calderon, que conseguiu 19 pontos, nove rebotes e mais três tocos, junto com Landeira, que também anotou 19 pontos, mas conseguiu três rebotes e cinco assistências.

Na partida entre CA Paulistano-SP e Botafogo FR-RJ, os donos da casa fizeram valer o seu mando e conquistaram uma boa vitória frente os cariocas. Os paulistas tiveram uma grande vantagem sobre os cariocas dentro do garrafão e cuidaram muito bem dos rebotes defensivos e ofensivos, sempre anotando em pontos de segunda chance. A forte rotação do time da casa também foi muito importante para a conquista da vitória, uma vez que rodando o elenco, o Paulistano seguiu aumentando a sua vantagem. O Tigre venceu por 74 a 46.

Difícil citar apenas um destaque no Paulistano, mas o cestinha da partida foi o armador Adyel, que anotou 15 pontos e ainda conseguiu 10 rebotes e quatro assistências. Buiu e André, ambos com oito pontos, também foram muito bem, enquanto Henrique terminou com 13 pontos.

Pelo lado do Botafogo, Joãzinho, com 14 pontos e seis rebotes, e João Cesar, com 11 pontos e 11 rebotes.

No último jogo do dia, Basquete Cearense-CE e Caxias do Sul-RS souberam misturar muito bem equilíbrio e emoção. Apresentando quartos com diferenças mínimas entre as equipes, a grande definição do placar ficou para os últimos segundos da partida. Restando menos de 1 minuto no cronômetro e com a equipe do Basquete Cearense na desvantagem, por 52 a 53, o ala Carlos Victor conseguiu um bom arremesso e garantiu de vez a vitória do Carcará que só precisou administrar o placar com lances que os levaram para o triunfo em cima do Caxias do Sul por 60 a 56.

7ª rodada (25 de agosto): Vasco/Tijuca x Rio Claro (08h30), EC União Corinthians x SC Corinthians Paulista (10h45), Caxias do Sul x Bauru Basket (13h), Cerrado Aseel x Basquete Cearense (15h15), Coritiba Monsters x Paulistano (17h30) e Botafogo FR x Sesi Franca (19h45) – todos no horário de Brasília (DF).