SC Corinthians Paulista e EC Pinheiros também ganham seus jogos na rodada

O São Paulo FC-SP obteve mais um resultado importante fora de casa no turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023. Neste sábado (10 de dezembro), o Tricolor passou pelo Basquete Unifacisa-PB, por 83 a 72 (36 a 34 no primeiro tempo), mesmo atuando na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB).

Foto: Gabriela Tayane/Basquete Unifacisa

O primeiro tempo foi equilibrado, com cada uma das equipes liderando um período e o São Paulo FC ficando ligeiramente na frente. Na volta do intervalo, o time dirigido pelo técnico Bruno Mortari cresceu de produção, comandou as ações nos dois lados da quadra e fez a vantagem crescer bastante. Nos dez minutos finais, o representante paulista administrou bem o placar favorável para vencer mais uma fora de casa – 23 a 18 (primeiro quarto), 13 a 16 (segundo quarto), 26 a 09 (terceiro quarto) e 20 a 30 (quarto final).

Os principais nomes do Tricolor foram os norte-americanos Malcolm Miller (23 pontos e 08 rebotes), Corderro Bennett (15 pontos e 06 rebotes) e Tyrone Curnell (14 pontos, 07 rebotes e 06 assistências), além de Betinho Duarte (14 pontos). Pelo Basquete Unifacisa, Antonio Jr (19 pontos e 04 bolas recuperadas) e o norte-americano Trevor Gaskins (19 pontos e 08 assistências).

Com este resultado, o São Paulo FC segue na terceira colocação na classificação geral, com nove vitorias e uma derrota. Já o Basquete Unifacisa aparece no 11º lugar, com quatro vitórias e seis derrotas.

O SC Corinthians Paulista-SP segue evoluindo a cada rodada. No ‘Duelo dos Xarás’, o Timão passou pelo EC União Corinthians-RS, por 91 a 86 (42 a 29 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS).

Foto: Vinicius Molz Schubert/EC União Corinthians

O representante paulista comandou as ações nos três primeiros quartos e assumiu o comando do placar, abrindo larga vantagem. Isso foi importante, já que a agremiação gaúcha cresceu de produção no período final e baixou bastante a diferença, mas sem conseguir a aproximação necessária para buscar a virada – 19 a 12 (primeiro quarto), 23 a 17 (segundo quarto), 26 a 16 (terceiro quarto) e 23 a 41 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Mike Simms (23 pontos e 05 rebotes) e o argentino Enzo Ruiz (17 pontos e 08 rebotes), em favor do EC União Corinthians; o norte-americano Davaunt Thomas (29 pontos, 07 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Maique Tavares (10 pontos e 07 rebotes), em favor do SC Corinthians Paulista.

Na classificação geral, o SC Corinthians Paulista aparece no quarto lugar, com nove vitórias e três derrotas. O EC União Corinthians ocupa a 15ª colocação, com duas vitórias e dez derrotas.

E, complementando a jornada, o EC Pinheiros-SP quebrou a série negativa e passou pelo Oscar/São José Basketball-SP, por 98 a 90 (52 a 49 no primeiro tempo), em confronto-direto realizado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Este foi um jogo que os ataques superaram as defesas, os dois times se alternaram no comando do marcador, contudo, o representante da capital paulista foi mais incisivo quando esteve na frente e conseguiu o comando do placar e desgarrou para vencer em casa – 27 a 21 (primeiro quarto), 25 a 28 (segundo quarto), 19 a 20 (terceiro quarto) e 27 a 21 (quarto final).

Foto: Matheus Tahan/ECP

Os destaques foram Rafael Munford (26 pontos e 07 rebotes) e Ian Djalo (18 pontos e 04 rebotes), pelo EC Pinheiros; o argentino Diego Fiegueredo (24 pontos e 05 assistências) e Arthur Pecos (15 pontos, 06 rebotes e 07 assistências), em favor do Oscar/São José Basketball.

“O David (técnico) está me dando uma grande oportunidade e eu estou aproveitando. Vínhamos de três derrotas e é óbvio que não estávamos felizes. Hoje conseguimos sair com a vitória, apesar do jogo apertado. Vejo que estou evoluindo na defesa e entrando cada vez mais em sintonia coletiva com o time”, comentou o pivô Ian Djalo, do EC Pinheiros.

“O que demonstra o quanto um time é vencedor, não é quando ganha, mas a forma como se levanta. A equipe do São José foi aguerrida e exigiu exatamente o foco do nosso problema nas derrotas anteriores, a disciplina tática. Estou orgulhoso pela forma como o time se comportou”, completou o técnico David Pelosini, também do representante da capital paulista.

O EC Pinheiros ocupa a sétima posição, com seis vitórias e cinco derrotas. O Oscar/São José Basketball aparece no nono lugar, com cinco vitórias e seis derrotas.

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 prossegue nesta terça-feira (13 de dezembro), com mais três jogos: EC Pinheiros x Fortaleza/Basquete Cearense, às 19h, no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP); Cerrado Basquete x CA Paulistano, às 20h (de Brasília), no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF); Bauru Basket x Basquete Unifacisa, às 20h, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – todos no horário de Brasília (DF).