As Finais da Liga Ouro 2019 vão começar. Na noite desta terça-feira (21 de maio), São Paulo FC (SP) e Unifacisa (PB) darão início à série melhor-de-cinco decisão da Divisão de Acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA), no ginásio do Morumbi, em São Paulo (SP), às 20h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela SPFC TV (Youtube).

O campeão terá o direito de disputar a próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) e conseguirá o acesso caso apresente as comprovações financeiras, técnicas e estruturais exigidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB) a todos os possíveis participantes. A série melhor de cinco entre São Paulo e Unifacisa será disputada no formato 2-2-1, com os Jogos 01, 02 e um possível 05 disputados no ginásio do Morumbi, e os Jogos 03 e um possível 04 na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB).

“São duas equipes muito fortes, que irão se apresentar em boas condições. Nos adaptamos a todas as situações e conseguimos nossa classificação com méritos. Agora é final. É uma história totalmente diferente do que foi a fase de classificação. É outro campeonato, que depende do estado emocional de todo mundo, de como encarou a chegada e a preparação para tudo isso”, disse o técnico do São Paulo, Cláudio Mortari.

“A expectativa é de jogos muito difíceis, principalmente com dois jogos fora de casa. São jogos complicados, que precisaremos reverter essa vantagem do São Paulo vencendo pelo menos um jogo e reverter essa vantagem para podermos decidir o título em casa. O São Paulo é um time muito forte e irá jogar esses primeiros jogos em casa e com o apoio de sua torcida. Precisamos tentar reverter essa vantagem e vencer pelo menos um jogo fora”, analisou o técnico da Unifacisa, Eduardo Schafer.

Para chegarem à decisão da Liga Ouro, os dois times percorreram caminhos um pouco distintos. O São Paulo brigou entre as primeiras posições durante toda a fase de classificação e a encerrou na segunda posição, com nove vitórias em 17 jogos.

Com essa campanha, o Tricolor se classificou direto às semifinais e só aguardou seu adversário sair das quartas-de-final. Na série melhor-de-cinco da semi, passou pelo Campo Mourão, em um confronto emocionante, por 3 a 2.

Já o representante nordestino viveu uma temporada de alguns altos e baixos e terminou a fase de classificação em quarto lugar, com oito vitórias em 17 jogos. Nas quartas, venceu a melhor de três com o Cerrado Basquete (DF), por 2 a 0.

Mas, a grande façanha veio nas semifinais. Diante do líder da fase de classificação, Londrina Unicesumar Basketball (PR), a equipe do técnico Eduardo Schafer levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 1 e avançou às Finais de maneira inédita. “Foi uma temporada muito boa. Iniciamos o primeiro turno com vitória, mas perdemos alguns jogos e tivemos um momento ruim. Depois, nos recuperamos no final do primeiro turno. Hoje somos finalistas da Liga Ouro”, disse o comandante da Unifacisa.

“É um momento muito importante do nosso projeto estar na final de uma competição tão acirrada como foi a Liga Ouro 2019, mas queremos um pouco mais. Queremos o título. Sabemos que será difícil, mas queremos coroar o nosso trabalho e a dedicação de todos os atletas. Seria um fato inédito para o basquete de todo o Nordeste e da Paraíba e que nos daria a vaga para o NBB”, complementou Schafer.

O São Paulo FC venceu os dois confrontos com a Unifacisa na Liga Ouro 2019. No primeiro turno, na Paraíba, o placar foi de 77 a 69. Já no returno, no Morumbi, o triunfo foi conquistado na prorrogação, pelo placar de 93 a 89.

“Enfrentaremos uma equipe que fez uma boa montagem de elenco, organizada e muito forte. Vencemos os dois duelos na fase de classificação, mas tivemos partidas bastante equilibradas e, agora, nas próximas 24 horas, ficamos na expectativa para o confronto”, declarou o técnico tricolor Cláudio Mortari.

Essa é a primeira vez na história da Liga Ouro que a decisão não é entre o primeiro e o segundo colocados da fase de classificação; a Unifacisa foi a quarta colocada, o que comprova o extremo equilíbrio da atual edição da competição.

Finais
Jogo 01: 21 de maio (terça-feira), às 20h, no ginásio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Jogo 02: 23 de maio (quinta-feira), às 20h, no ginásio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Jogo 03: 26 de maio (domingo) – às 19h30, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB)
Jogo 04: 28 de maio (terça-feira), às 19h30, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB) – se necessário
Jogo 05: 31 de maio (sexta-feira), às 20h, no ginásio do Morumbi, em São Paulo (SP) – se necessário
*Sempre no horário de Brasília (DF)