Cestinha da partida salienta importância das vitórias em casa

A bola subiu para a temporada de 2019 do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2019. O São Paulo FC e o Paulistano/Corpore abriram a charmosa e tradicional competição vencendo fora de casa.

O Tricolor derrotou o Basquete Osasco, por 72 a 64 (31 a 26 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal de Esportes Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP), que contou com boa presença de público. E a partida agradou que assistiu, visto que foi bastante movimentada, com as duas equipes lutando bastante pelo resultado positivo, apesar do excesso de erros dos dois lados, fato comum no início da temporada, quando os elencos ainda buscam o melhor condicionamento físico e o entrosamento ideal.

Com esse panorama, o São Paulo FC aproveitou bem a experiência do seu elenco nos momentos capitais da partida. As impressões deixadas pelas duas agremiações foram amplamente positivas; o Basquete Osasco, comandado pelo técnico João Ricardo Lourenço, renovou seu elenco e mostrou que vai incomodar bastante este estadual, enquanto para a equipe do Morumbi a tendência é de brigar nas cabeças, ou seja, por posições mais agudas.

Os destaques foram o norte-americano Dontrell Brite (15 pontos e 08 rebotes), Robinho Lima (11 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Ygor Freitas (11 pontos, 07 rebotes e 04 assistências), pelo time da casa; o norte-americano Shamell Stallworth (16 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), o norte-americano Desmond Holloway (15 pontos e 05 rebotes) e Renan Lenz (14 pontos, 08 rebotes e 05 bloqueios), em favor do visitante.

“Começamos muito bem defensivamente e isso deu um pouco mais de confiança, mas infelizmente pecamos muito nos arremessos (três pontos e lances livres), o que não vinha sendo frequente nos treinos. A nossa torcida está sempre presente e a tendência é que ela continue nos ajudando” analisou Robinho Lima, ala/armador do Basquete Osasco.

“A temporada será muito longa, mas iniciamos bem e o importante foi vencer. Estamos em uma rotina de trabalho físico e implantando a parte tática. Estamos trabalhando há um tempo curto e ainda perdemos o Douglas Kurtz (contundido). A equipe vai se moldar ao longo do campeonato e já tivemos um referencial com esta primeira partida”, comentou Cláudio Mortari, técnico do São Paulo FC.

Já no ginásio Municipal de Espertas Municipal Nildes Fontão de Souza (CIC), em São João da Boa Vista (SP), a Unifae/São João da Boa Vista recebeu o tradicional Paulistano/Corpore, que saiu vencedor, por 74 a 51 (41 a 29 no primeiro tempo). O Alvirrubro da capital paulista usou bem a experiência dos seus atletas para liderar o placar deste o quarto inicial.

Os principais nomes da partida foram Michel de Souza (09 pontos e 07 rebotes), Arquidally Santos (06 pontos) e José Mauro Junior (06 pontos e 03 rebotes), pelo time da casa; Dikembre André (15 pontos, 05 rebotes e 04 bolas recuperadas) e Eddy Carvalho (11 pontos e 02 assistências), em favor da equipe do visitante.

“Fizemos um bom jogo dentro daquilo que foi proposto, sabemos que a equipes deles tem uma condição financeira melhor e possuem um ritmo de jogo maior. O detalhe do jogo aconteceu no primeiro e último quartos, quando cometemos alguns erros, que foram determinantes para o resultado, já que no segundo e no terceiro nós conseguimos parear a partida. Temos que acertar para os próximos jogos, o nosso time é jovem, tem banco e rotação, então, nós temos que entrar com o espírito mais aguerrido e não baixar a cabeça”, analisou Arquidally Santos, pivô do representante do interior.

“A partida muito boa, pois conseguimos impor o nosso ritmo e fizemos aquilo que vínhamos treinando na pré-temporada, ou seja, aplicamos todos os nossos conceitos e saímos com a vitória, realizando um belo trabalho em equipe”, complementou o também pivô Dikembe André, da agremiação da capital paulista.

O presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB), Enyo Correia, esteve presente e pôde acompanhar de perto o disputado jogo em Osasco, na rodada de abertura do estadual. “Foram dois bons jogos na abertura do Campeonato Paulista. A Unifae/São João, estreante na competição, e o Osasco Basquete, que está totalmente reformulado, tiveram ótimos momentos nas partidas, mas acredito que após a segunda ou terceira rodada as equipes começam a se encontrar tecnicamente melhor, tornando ainda mais emocionantes os jogos”, comentou.

O Campeonato Paulista 2019 prossegue nesta quinta-feira (1º de agosto) com mais dois jogos, que serão transmitidos ao vivo pela TVFPB, através do Canal da GCS Sports no YouTube: Mogi das Cruzes Basquete x LSB/Flex, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP); e Sesi Franca Basquete x Amércia/Unirp/Smel Rio Preto, às 20h10 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).

Foto: Nathália Peres/Ascom Unifae
Foto: Nathália Peres/Ascom Unifae