Tricolor fechou a série final em 2 a 1

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O São Paulo FC é campeão Paulista Masculino – 2021. Nesta quarta-feira (20 de outubro), diante da sua torcida, o time de Claudio Mortari venceu o Sesi Franca Basquete, por 68 a 64 (36 a 23 no primeiro tempo), no ginásio Poliesportivo Doutor Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP), e faturou o título do Campeonato Paulista Masculino – 2021. A série melhor-de-três do playoff – final terminou em 2 a 1 para o Tricolor.

 

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

 

Esta é a primeira conquista do basquete são-paulino desde a retomada da modalidade, em 2019. Anteriormente, o São Paulo FC já havia conquistado o Campeonato Paulista da Série A-2 (Divisão de Acesso), em 1989. No ano seguinte, o time interrompeu as atividades.

O São Paulo FC teve superioridade no início e ficou em vantagem nos dois primeiros períodos, com destaque para o inicial, quando conseguiu boa vantagem – 23 a 12 (primeiro quarto) e 13 a 12 (segundo quarto). O Sesi Franca chegou a esboçar uma reação na volta do intervalo e deixou a partida equilibrada, mas nos dez minutos finais, o time comandado por Mortari controlou a reação do rival para vencer e garantir o resultado positivo – 24 a 13 (terceiro quarto) e 19 a 17 (quarto final).

Para conseguir a conquista inédita, o Tricolor contou com grande atuação do ala/pivô norte-americano Tyrone Curnell, que anotou 17 pontos e apanhou quatro rebotes. O armador Elinho Corazza também teve destaque, marcando 16 pontos e pegando cinco rebotes. Já pela equipe francana, os principais nomes foram Georginho de Paula, com 16 pontos e 18 rebotes (double-double), e Lucas Dias, com 16 pontos e 03 rebotes.

Nas premiações individuais, o lateral Marquinhos Souza, do São Paulo FC, foi eleito o melhor jogador da série final. Já o pivô Lucas Mariano, do Sesi Franca Basquete, foi o cestinha do campeonato, com 363 pontos anotados.