O ano de 2019 marcou a estreia do São Paulo FC no basquete masculino com a criação da equipe masculina profissional que disputou a Liga Ouro. A modalidade rapidamente caiu no gosto da torcida, que abraçou a equipe e encontrou mais um esporte para acompanhar o clube.

O vice-campeonato na divisão de acesso ao NBB e o carinho da torcida, que lotou o ginásio Antonio Leme Nunes Galvão em diversas oportunidades, fizeram o projeto crescer rapidamente e o Tricolor remodelou o elenco para disputar o Campeonato Paulista e a próxima edição do NBB, que começa em outubro.

A versão 2019/2020 do Basquete Tricolor ganhou reforços de peso e o torcedor terá a oportunidade de acompanhar alguns dos atletas mais importantes da modalidade. Da equipe que disputou a Liga Ouro permaneceram os alas Jones e Danilo e o armador Igor. A eles se juntam Cassiano, destaque do Campo Mourão na última Liga Ouro, Jefferson William, um dos principais nomes do Bauru Basket no último NBB, Renan Lenz, peça importante do Paulistano, de onde também veio Georginho de Paula, um dos principais nomes da equipe no vice-campeonato do NBB na temporada 2016/2017 e que chegou a treinar com o Houston Rockets na NBA. O garrafão também foi reforçado. Além de Renan, o São Paulo FC acertou a contratação de Douglas Kurtz, que chega do Basquete Cearense após ajudar a equipe a chegar nas quartas de final do último NBB, e Mamedes, jovem talento que vem do EC Pinheiros.

Completam o elenco dois norte-americanos de respeito: Desmond Holloway volta ao Brasil após uma temporada defendendo o Ferrocarril da Argentina; antes defendia o Pinheiros. Por fim, o São Paulo é a nova casa de Shamell, uma das maiores estrelas da história do NBB e maior cestinha do torneio.

O grupo já vem treinando de olho na temporada e a expectativa do técnico Claudio Mortari é que a equipe cresça no decorrer da temporada, mas acredita que o Tricolor chegará em condições de disputar o título nas duas competições.

“Montamos um elenco de muita qualidade individual e o desafio agora é desenvolver a parte coletiva, mas conseguimos mesclar talentos consagrados com jovens de enorme potencial e estamos trabalhando há algum tempo juntos. O Campeonato Paulista e o NBB serão extremamente difíceis, mas tenho confiança de que entraremos em condições de brigar pelas duas conquistas. Ainda estamos no começo, sabemos que o entrosamento só vem com o tempo, mas é um grupo extremamente profissional e comprometido”, avaliou o treinador.

A estreia do São Paulo FC no Campeonato Paulista acontece no dia 31 de julho (quarta-feira), contra o Basquete Osasco, fora de casa. No dia 03 de agosto, novo compromisso fora, diante do Mogi. A primeira partida no ginásio Antonio Leme Nunes Galvão acontece no dia 09 de agosto, contra o EC Pinheiros, às 20h (de Brasília).