Equipes, que foram polos importantes no passado, estão retornando à elite estadual

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Quando o departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) confirmou os participantes do Campeonato Paulista Feminino 2023, as presenças de duas “novas” equipes, com enorme tradição nos cenários estadual e nacional, chamaram positivamente a atenção: São José Basketball e Ourinhos Basquete/SEMEL/AOBE.

O São José Basketball não vinha contando com equipe adulta feminina, contudo, nunca parou com o trabalho de formação. E, as jogadoras oriundas da base serão o alicerce da equipe adulta, que conquistou o título da Copa São Paulo Feminina 2023 e agora pensa em alçar voos maiores.

Foto: Divulgação

Para o técnico Leandro Leal, o retorno da equipe joseense ao Campeonato Paulista é resultado de um trabalho árduo de todos os envolvidos. “Estamos felizes com este momento, a volta do Basquete Adulto Feminino em São José dos Campos vem de muito trabalho e dedicação de toda nossa equipe. Sabemos que estamos num recomeço, com um time jovem, teremos sim algumas contratações para trazer um pouco mais de experiência e poder representar da melhor maneira possível a cidade de São José dos Campos”, explicou.

“Futuramente divulgaremos mais informações sobre o time e patrocinadores que estão apoiando e fortalecendo ainda mais o nosso projeto”, completou Leal.

Já o Ourinhos Basquete/SEMEL/AOBE, que marcou época com muitos títulos, ficou alguns anos ausente das disputas oficiais e agora está de volta. Comandada pela cubana Lisdeivi Pompa, ex-jogadora da própria equipe, o Ourinhos Basquete/SEMEL/AOBE retornou, primeiro ao cenário regional, e depois ao estadual, jogando a Copa São Paulo Feminina 2023. Mantendo o processo de retomada, a diretoria confirmou a volta da equipe ao Campeonato Paulista Feminino 2023.

Foto: Divulgação

“As expetativas são as melhores, queremos participar do Campeonato Paulista com os pés no chão, pois este é o nosso primeiro ano depois da retomada. Com certeza, teremos que correr muito atrás, mas vamos nos esforçar e trabalhar bastante para tentar fazer um lindo campeonato”, comentou a técnica cubana Lisdeivi Pompa.

“A ideia sempre foi essa, retornar ao primeiro nível do basquete feminino. Vamos dar o nosso melhor, as meninas também estão muito empolgadas e ansiosas. Vamos analisar as contratações, mas o objetivo principal é criarmos uma base aqui para dar continuidade ao trabalho. Espero o melhor do basquete de Ourinhos”, completou a treinadora do Ourinhos Basquete/SEMEL/AOBE.

Além das duas citadas equipes, o Campeonato Paulista Feminino 2023, que não teve a sua data de início confirmada pelo departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB), contará com mais seis participantes: Sesi Araraquara, AD Santo André, Unimed/Campinas, Ituano Basquete, BAX Catanduva e Pró-Esporte/Sorocaba.