O Basketball Santo André/APABA deixou tudo igual na série melhor-de-três do playoff – final do Campeonato Paulista Feminino – 2018 ao derrotar o Vera Cruz/Campinas, por 69 a 67 (40 a 23 no primeiro tempo), nesta terça-feira (11 de dezembro), atuando no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, em Santo André (SP), pela segunda rodada. Agora, cada equipe venceu uma partida.

Depois de um começo favorável ao representante campineiro, o Santo André cresceu e conseguiu igualar as ações já no final do primeiro período (14 a 14). No segundo, o time da casa seguiu em evolução e passou a comandar o marcador, abrindo uma boa vantagem, graças ao bom desempenho defensivo, que resultou em performance positiva no ataque (26 a 09).

Na volta do intervalo, a equipe de Campinas buscou a recuperação e esteve na frente no terceiro quarto, mas sem conseguir uma vantagem extensa, com isso, o Santo André seguiu no comando do marcador (15 a 20). No período final, entretanto, a reação seguiu e a equipe visitante chegou até a comandar o marcador, mas o Santo André teve a força necessária para retomar o comando da partida e vencer (14 a 24).

“Graças a Deus conseguimos essa importantíssima vitória, mais uma vez a superação a garra e coletividade fez a diferença, pois elas vieram para cima e nós jogamos errado, momento que elas encostaram e até passaram. Foi um grande passo dado e agora temos que nos preparar mentalmente para o jogo decisivo, precisamos ver os detalhes e acertar, temos que ir para cima novamente”, comentou a lateral Jaqueline de Paula, da equipe andreense, que anotou 18 pontos, apanhou dois rebotes, deu uma assistência e recuperou ainda uma bola, em 37min47 de presença em quadra.

“As duas equipes iniciaram ansiosas e nós demorarmos a impor o nosso ritmo, conseguimos uma pequena vantagem no primeiro quarto, mas logo oscilamos e cometemos erros que não poderíamos tanto defensivo quanto ofensivo. O Santo André é uma equipe de muita qualidade também, elas aproveitaram nossos erros e abriram uma grande vantagem, mas conseguimos recuperar e passar na frente, entretanto, não foi suficiente. Agora temos que descansar e pensar no jogo decisivo; concentração, foco e união serão fundamentais”, analisou a pivô Gil Justino, do representante campineiro, que registrou um double-double, 18 pontos e 10 rebotes, além de duas assistências, em 37min18 de presença em quadra.

Os outros nomes importantes da partida foram Izabela Andrade (18 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Alana Gonçalo (10 pontos, 04 rebotes e 05 assistências), pelo time do Grande ABC; a argentina Melisa Gretter (18 pontos, 08 rebotes e 06 assistências) e a cubana Ariadna Felipe (16 pontos e 05 rebotes), em favor da agremiação do Interior.

O duelo decisivo, que vai apontar o campeão, será realizado na quinta-feira (13 de dezembro), às 19h30 (de Brasília), novamente no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, em Santo André (SP), com transmissão ao vivo pela TV FPB. Quem vencer garante o título do Campeonato Paulista Feminino – 2018.

Foto: Jorge Bevilacqua/Divulgação
Foto: Jorge Bevilacqua/Divulgação