E foi de virada. O Santo André/APABA/Caoa Chery derrotou o Ituano Basquete, neste domingo (08 de março), Dia Internacional de Mulher, por 73 a 71 (26 a 33 no primeiro tempo), em jogo que abriu a edição de 2020 da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA), disputado no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP).

O time andreense até iniciou melhor a partida e ficou em vantagem, mas logo a equipe ituana cresceu de produção e passou a comandar o marcador. E esse foi o panorama até a metade do quarto período, quando a técnica Arilza Coraça, do representante do Grande ABC pediu um tempo técnico e mudou o panorama da partida, mexendo com o brio das duas atletas, que retornaram com outra postura e conseguiram a recuperação, vencendo nesta estreia com uma bela virada – 12 a 20 (primeiro), 14 a 13 (segundo), 20 a 21 (terceiro) e 27 a 17 (quarto).

“Vitória da perseverança e da garra, pois algumas jogadoras iniciaram apáticas, parecendo não estar sentindo o jogo. Quando faltavam seis minutos parta o final, pedi um tempo e dei um chacoalhão no grupo, pedindo para que elas jogassem mais no um contra um, pois o Ituano estava com um time baixo em quadra; e nós havíamos treinado para jogar contra um time baixo”, comentou Arilza.

“Precisávamos que as nossas jogadoras chamassem o jogo, não estávamos felizes nos arremessos de fora, por isso, tínhamos que jogar infiltrando para fazer a bandeja, além de ter uma defesa mais apertada. Elas entenderam bem e passaram a fazer o que foi pedido na reta final e fomos buscar o jogo, conseguindo uma importante vitória de virada nessa estreia fora de casa”, acrescentou a treinadora andreense.

“Este foi um jogo com muitos altos e baixos, mas nos esforçamos e corremos atrás do comando do placar, pois a nossa definição estava ruim no início da partida. Conversamos e arrumamos o que estava atrapalhando e conseguimos a vitória, que buscamos ponto a ponto, sempre juntas: quando a equipe joga junta, ganha junta; e deu certo”, complementou a pivô Letícia Rodrigues, também da equipe do Grande ABC, que anotou sete pontos, apanhou sete rebotes, deu duas assistências, recuperou uma bola e ainda conseguiu um bloqueio, em 25min39 de presença em quadra.

 

Foto: Juca Ferreira/Divulgação
Foto: Juca Ferreira/Divulgação

 

“No jogo hoje, a gente começou muito bem. A defesa foi muito sólida e forte, por isso conseguimos puxar bastante contra-ataques no começo do jogo, principalmente no primeiro tempo inteiro. Já no segundo [tempo], acho que nossa defesa não foi tão consistente, deixamos elas muito à vontade para jogar, por isso elas encostaram no jogo. A gente precisa acertar a constância do time, não dá para ter tantos ‘ups and downs‘, porque qualquer jogo na Liga, piscou, vai perder”, comentou a armadora Alana Gonçalo, do time da casa.

“Nós fizemos uma partida a maior parte do tempo muito boa. Infelizmente, no final do jogo, algumas jogadoras de Santo André se individualizaram, chamaram o jogo, e nós tivemos alguns equívocos nas tomadas de decisões defensivas e elas se aproveitaram disso. Nesse momento também perdemos algumas bolas, no ataque, em situação muito favoráveis de fazer. Mas é um campeonato longo, equilibrado, não vejo ninguém disparado como melhor nem como pior”, completou Antônio Carlos Barbosa, técnico do Ituano Basquete.

Os principais nomes da partida foram Palmira Marçal (17 pontos e 03 rebotes) e Joice Rodrigues (16 pontos, 06 rebotes e 08 assistências), pelo time da casa; a argentina Ornela Pag Gonzales – eleita a melhor jogadora da partida – (17 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e a cubana Ariadna Felipe (16 pontos e 07 rebotes), em favor do visitante.

O Ituano Basquete buscará a recuperação enfrentando o BF Blumenau, no dia 17 de março, às 19h30 (de Brasília), atuando novamente no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP). Já o Santo André/APABA/Caoa Chery encara a Sodiê Doces/LSB RJ, em 18 de março, às 19h (de Brasília), na Arena Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ).

Foto: Juca Ferreira/Divulgação
Foto: Juca Ferreira/Divulgação