São Paulo FC, São José Basketball, Praia Clube/Gabarito, CR Flamengo e EC Pinheiros vencem

Imagem: Divulgação

O quinto dia de jogos do Grupo A no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2022), ocorreu nesta sexta-feira (26 de agosto), no ginásio Azul (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Alguns times confirmaram a sua classificação, enquanto outros se colocaram em situações mais complicadas.

O primeiro duelo do dia reservou ao fã um embate cheio de emoções. O São Paulo FC derrotou o Minas Tênis Clube por 86 a 75 com direito a uma virada no segundo tempo e com o resultado sendo decidido apenas nos últimos minutos de jogo. Após um começo muito efetivo da equipe minastenista no ataque, o São Paulo voltou do vestiário com uma defesa mais segura e tomando maior cuidado com suas tomadas de decisão, o que resultou em um segundo tempo quase perfeito e uma liderança de 11 pontos para o tricolor.

Tarek saiu do banco e anotou 19 pontos e seis rebotes, sendo eleito o destaque da equipe paulista, que ainda contou com Pedrinho, que conseguiu 18 pontos e Maciel, que terminou com 13 pontos e seis rebotes. Pelo lado do Minas, os destaques foram o armador João Prado, que conseguiu 17 pontos, seis rebotes e quatro assistências, Tiago, que conseguiu 19 pontos e quatro rebotes, e Breno, com 18 pontos e seis rebotes.

No duelo entre São José Basketball e BRB/Brasília, a equipe do interior paulista fez valer a sua segunda colocação no Grupo A e conseguiu mais uma grande exibição, vencendo por 90 a 59. A experiência e entrosamento do elenco joseense mais uma vez foi fundamental na vitória, já que no segundo tempo, quando diminuiu os seus números de erros, adicionou uma bela vantagem no marcador. Com a vitória, o São José garantiu a sua classificação para a fase final.

Elvis foi o grande destaque da equipe do interior paulista, com 21 pontos, oito rebotes e 25 de eficiência. Pedro também foi bem, com 18 pontos, quatro rebotes, três assistências e três roubos de bola, junto com Gregate, que conseguiu 12 pontos, seis rebotes e seis assistências. Beller, com 17 pontos, sete rebotes, quatro assistências e três roubos de bola, junto com Cadu, que conseguiu 10 pontos e quatro rebotes, foram os grandes destaques da equipe brasiliense.

O Praia Clube/Gabarito venceu o Pato Basquete por 95 a 65, em um duelo onde demonstrou uma variedade gigante no seu estilo de jogo. A equipe mineira se caracteriza principalmente por seu trabalho dentro do garrafão, mas no primeiro tempo usou e abusou das bolas de três pontos, terminando com um aproveitamento de 50%. Após a volta dos vestiários, o Praia voltou ao seu estilo característico de jogo, apostou muito no garrafão com Guizão e Matheus Yago e aumentou ainda mais a sua vantagem, garantindo a vitória e se aproximando da classificação para a próxima fase.

Entre os principais destaques do Praia Clube, estão Guizão, com 17 pontos, sete rebotes e 27 de eficiência, além de 100% nos arremessos de quadra, Matheus Yago, com 19 pontos e três bolas de três pontos, e Alê, que conseguiu 15 pontos, seis assistências e seis roubos de bola. Pelo lado do Pato, o principal destaque foi o pivô Afonso, que auxiliou muito dentro do garrafão com 18 pontos e oito rebotes, junto com Pedrosa, que mostrou sua versatilidade com nove pontos, sete rebotes, seis assistências e sete roubos de bola.

Já no duelo entre CR Flamengo e Mogi Basquete, quem venceu foram os cariocas (84 a 65), que ainda sonham com a classificação para a próxima fase. Os cariocas começaram muito bem o jogo, com boas investidas no ataque e um ótimo aproveitamento, mas no segundo quarto o Mogi acordou e tornou o jogo muito parelho. A partida seguiu disputada até os minutos finais, quando Leoni, armador rubro-negro, explodiu na pontuação e chamou a responsabilidade para si.

No Flamengo, o principal destaque foi Matheus Leoni, que anotou 21 pontos, cinco rebotes e mais seis assistências, além de anotar cestas em momentos importantes. Gueiros, com 13 pontos e seis assistências, também foi uma peça importante no esquema rubro-negro. Já pelo lado do Mogi, Lele, com 14 pontos, sete rebotes e cinco assistências, Zion, que anotou 13 pontos e 11 rebotes, e Ziggy, que conseguiu 13 pontos, cinco rebotes e nove assistências, foram os principais destaques mogianos.

O EC Pinheiros venceu o Campo Mourão Basquete por 84 a 44 e mostrou que segue firme na disputa pela LDB 2022. O atual campeão demonstrou a força de seu elenco e apresentou um arsenal de opções ofensivas que variavam entre jogadas trabalhadas, bolas de três, infiltrações e ações individuais de seus jogadores. O Campo Mourão até começou bem a partida, mas não conseguiu ultrapassar a defesa adversária.

“Essa vitória foi muito importante pela redenção do jogo de ontem, onde perdemos a nossa série de invencibilidade. O Flamengo é um time muito bom, mas precisávamos continuar vencendo, e essa vitória de hoje ajuda muito. Temos que nos animar”, comentou Tico Faria, que foi o grande destaque do EC Pinheiros, com 21 pontos, além de organizar muito bem o jogo.

Além do Tico, que terminou com 21 pontos e três assistências, Donaldson, com oito pontos e nove rebotes, e Moreira, com seis pontos e 11 rebotes, também foram grandes destaques.

Yago Varejão, do Campo Mourão, foi quem mais chamou a atenção no time, com 10 pontos e 11 rebotes (double-double), ao lado de Rapha, que terminou com cinco pontos, cinco rebotes e quatro assistências.

Próximos jogos do Grupo A (Ginásio Azul – Pinheiros) – 11ª Rodada (27 de agosto): Brasília x Unifacisa (09h), Minas Tênis Clube x Mogi Basquete (11h15), Flamengo x São Paulo (13h30), Campo Mourão x Pato Basquete (15h45) e Praia Clube x São José Basketball (18h) – todos no horário de Brasília (DF)