Basquete Unifacisa e Fortaleza/Basquete Cearense vencem na estreia

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) teve sequência na noite de quarta-feira (25 de outubro), com a realização de dois jogos. E os visitantes, Basquete Unifacisa e Fortaleza/Basquete Cearense, venceram.

O Basquete Unifacisa-PB passou pelo Coop São José Basketball-SP, por 68 a 62 (33 a 19 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). O segundo quarto foi determinante para o resultado final, visto que o time paraibano conseguiu brecar o ataque joseense e abriu larga vantagem. O representante do Vale do Paraíba ainda tentou a recuperação, mas o Basquete Unifacisa controlou bem a sua vantagem para vencer na estreia – 11 a 14 (primeiro quarto), 22 a 05 (segundo quarto), 17 a 20 (terceiro quarto) e 18 a 23 (quarto final).

Foto: Léo Lenzi/Agencia NTZ

Os maiores pontuadores foram Renato Carbonari (16 pontos, 09 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Arthur Bernardi (14 pontos e 03 rebotes), pelo Coop São José Basketball; Rafael Rachel (13 pontos e 12 rebotes – double-double) e Vithinho Lersch (12 pontos, 04 rebotes e 06 assistências), em favor do Basquete Unifacisa.

“Hoje temos que exaltar a nossa defesa, fizemos um bom trabalho defensivo contra uma equipe que sabemos ser bastante qualificada como é a do São José, isso é fruto do trabalho que vêm sendo feito durante toda a pré-temporada, fizemos bons jogos durante o Torneio Integração e conseguimos mostrar esse trabalho dentro de quadra hoje. Começar a temporada com vitória é sempre muito bom, sabemos que o NBB é um campeonato bastante equilibrado, mas o nosso objetivo é esse, trabalhar para colocar a Unifacisa nas melhores posições da tabela”, comentou Vithinho Lersch, armador do Basquete Unifacisa.

Já o Fortaleza/Basquete Cearense-CE derrotou o Mogi das Cruzes Basquete-SP, com equilíbrio, por 65 a 63 (37 a 39 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, na cidade de Mogi das Cruzes (SP). O duelo foi acirrado, com os dois times se alternando no comando do placar. A diante no placar do representante cearense se deu por conseguir ser um pouco mais efetivo quanto ficou na frente – 15 a 20 (primeiro quarto), 22 a 19 (segundo quarto), 13 a 15 (terceiro quarto) e 15 a 09 (quarto final).

Foto: Suellen Ladessa/Mogi

Os atletas mais efetivos foram Guilherme Lessa (13 pontos e 07 assistências) e o norte-americano Shamell Stallworth (12 pontos, 07 rebotes e 05 assistências), pelo Mogi das Cruzes Basquete; o argentino Sebastian Orresta (11 pontos, 05 rebotes e 05 assistências) e o norte-americano Buford Jr. (11 pontos e 05 rebotes), em favor do Fortaleza/Basquete Cearense.

A competição prossegue nesta quinta-feira (26 de outubro), com mais dois jogos: Bauru Basket x CA Paulistano, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), e CR Vasco da Gama x Pato Basquete, às 21h (de Brasília), no ginásio Alvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).