Byra Bello é professor, comentarista e técnico

03 de abril de 2024 (09 jogos do dia 02 de abril)

1 – Los Angeles Lakers 128 x 111 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontário, no Canadá. Público: 19.800 (100%).

Entrando nos 12 minutos finais da partida, com uma vantagem de 21 pontos (100 x 79), o Lakers obteve a sétima vitória nos últimos 8 jogos e manteve a 9ª colocação da Conferência Oeste, com 43 vitórias e 33 derrotas. Enquanto isso, o Raptors amargou a 14ª derrota consecutiva e continua na 12ª posição da Conferência Leste, com 23 vitórias e 52 derrotas.

Ao final da partida, o Lakers teve 3 jogadores com pelo menos 21 pontos. O ala/pivô Anthony Davis alcançou 21 pontos e 12 rebotes, caracterizando o double-double; o astro LeBron James marcou 23 pontos, 4 rebotes e 9 assistências; e o armador D’Angelo Russell contribuiu com 25 pontos, sendo 21 em 7 bolas de 3 pontos convertidas em 14 tentativas (50%), além de 2 rebotes e 7 assistências.

No Raptors, o armador/ala RJ Barrett se destacou com 28 pontos, 6 rebotes e 6 assistências, enquanto o armador Immanuel Quickley contribuiu com 20 pontos, 3 rebotes e 6 assistências.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Lakers.

Na próxima quarta-feira, ambos os times serão visitantes: o Los Angeles Lakers enfrentará o Washington Wizards; e o Toronto Raptors jogará contra o Minnesota Timberwolves.

2 – Miwaukee Bucks 113 x 117 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D.C. Público: 16.492 (81%).

Numa partida muito equilibrada e decidida nos minutos finais, o Wizards, já eliminado da fase de playoffs, surpreendeu o Bucks e quebrou uma sequência de 3 derrotas consecutivas, permanecendo na 14ª posição da Conferência Leste com 15 vitórias e 61 derrotas, enquanto o Bucks sofreu a terceira derrota nos últimos 4 jogos, mas conseguiu segurar a vice-liderança da mesma conferência com 47 vitórias e 28 derrotas.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Bucks.

O ala Corey Kispert, do Wizards, se destacou com 27 pontos e 7 rebotes, enquanto o ala/pivô Giannis Antetokounmpo, do Bucks, alcançou um triple-double com 35 pontos, 15 rebotes e 10 assistências, marcando o seu 10º na temporada e o 45º na sua carreira na NBA.

Na próxima quarta-feira, ambos os times serão mandantes: o Milwaukee Bucks enfrentará o Memphis Grizzlies; e o Washington Wizards jogará contra o Los Angeles Lakers.

3 – Oklahoma City Thunder 105 x 109 Philadelphia 76ers
Local: Wells Fargo Center, na cidade de Philadelphia, no estado da Pensilvânia. Público: 20.733 (100%).

Na sua primeira partida após 9 semanas de ausência por uma cirurgia no joelho esquerdo, o pivô Joel Embiid foi o diferencial na vitória do 76ers sobre o Thunder na noite desta terça-feira, contribuindo com 24 pontos, 6 rebotes e 7 assistências em aproximadamente 30 minutos de tempo de quadra.

Com o triunfo, o 76ers manteve a 8ª colocação da Conferência Leste com 41 vitórias e 35 derrotas, enquanto o Thunder caiu duas posições, perdendo a liderança da Conferência Oeste, onde agora ocupa o 3º lugar com 52 vitórias e 23 derrotas.

O ala Kelly Oubre Jr, do 76ers, com 25 pontos, 6 rebotes e 2 assistências, e o pivô Chet Holmgren, do Thunder, com 22 pontos e 7 rebotes, foram os maiores pontuadores da partida. Vale citar que os armadores Shai Gilgeous-Alexander, do Thunder, e Tyrese Maxey, do 76ers, destaques de suas equipes na temporada, não jogaram devido a lesões.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o 76ers.

Na próxima partida, ambos os times serão visitantes: o Oklahoma City Thunder enfrentará o Boston Celtics na quarta-feira; e o Philadelphia 76ers jogará contra o Miami Heat.

4 – New York Knicks 99 x 109 Miami Heat
Local: Kaseya Center, na cidade de Miami, no estado da Flórida. Público: 19.857 (100%).

A boa atuação no primeiro tempo da partida, quando o Heat levou para o vestiário uma ótima diferença de 15 pontos (43 x 58), foi fundamental para a vitória sobre o Knicks. Com esse resultado, o Heat se manteve na 7ª colocação da Conferência Leste, com 42 vitórias e 33 derrotas, enquanto o Knicks caiu para a 5ª posição na mesma conferência, com 44 vitórias e 31 derrotas.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Knicks.

O armador Terry Rozier foi o destaque do Heat, com 34 pontos, sendo esta a sua maior pontuação vestindo a camisa da equipe, além de 5 rebotes e 3 assistências.

No Knicks, o ala Donte DiVincenzo se destacou com 31 pontos, sendo 18 deles em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 15 tentativas (40%), além de 4 rebotes e 4 assistências.

Na próxima quinta-feira, ambos os times serão mandantes: o New York Knicks enfrentará o Sacramento Kings; e o Miami Heat jogará contra o Philadelphia 76ers.

5 – Houston Rockets 106 x 113 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 18.024 (100%).

Após sofrer uma derrota no primeiro quarto por uma diferença de 7 pontos, o Timberwolves teve um segundo quarto muito eficiente em ambos os lados da quadra e foi para o vestiário com uma vantagem de 9 pontos (45 x 54). No último quarto, as equipes trocaram cestas, o que acabou beneficiando o Timberwolves, que conquistou a 5ª vitória nos últimos 6 jogos, subindo uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste e assumindo a vice-liderança com 52 vitórias e 23 derrotas.

Após uma bela sequência de 11 vitórias, o Rockets sofreu a segunda derrota consecutiva e permanece na 11ª posição da mesma conferência, com 38 vitórias e 37 derrotas.

O pivô Naz Reid, com 25 pontos, 6 rebotes e duas assistências, e o armador/ala Anthony Edwards, com 21 pontos, 5 rebotes e 3 assistências, foram os destaques do Timberwolves. No Rockets, brilharam os talentos dos armadores Jalen Green, com 26 pontos, 5 rebotes e 6 assistências, e Fred VanVleet, com 22 pontos, 5 rebotes e 5 assistências.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias para o Timberwolves.

Os dois times serão mandantes em suas próximas partidas: o Minnesota Timberwolves enfrentará o Toronto Raptors na quarta-feira; e o Houston Rockets jogará contra o Golden State Warriors na quinta-feira.

6 – San Antonio Spurs 105 x 110 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.741 (100%).

Numa partida disputada ponto a ponto, o Nuggets emplacou a sexta vitória nos últimos 8 jogos e manteve a liderança da Conferência Oeste com 53 vitórias e 23 derrotas, enquanto o Spurs continua na última posição da mesma conferência com 18 vitórias e 58 derrotas.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias para o Nuggets. O jogo 4 será realizado no dia 12 de abril na cidade de San Antonio, casa do Spurs.

O pivô Nikola Jokic, do Nuggets, com 42 pontos, 16 rebotes e 6 assistências, e o ala Victor Wembanyama, do Spurs, com 23 pontos, 15 rebotes e 8 assistências, ambos beirando o triple-double, foram os destaques da partida. Vale citar o ótimo jogo do armador Tre Jones, do Spurs, com 10 pontos, 12 rebotes e 11 assistências, alcançando o primeiro triple-double na temporada e o 3º na sua carreira na NBA.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Denver Nuggets enfrentará o Los Angeles Clippers na quinta-feira; e o San Antonio Spurs jogará contra o New Orleans Pelicans na sexta-feira.

7 – Cleveland Cavaliers 129 x 113 Utah Jazz
Local: Delta Center, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah. Público: 18.206 (100%).

Com inteiro domínio da partida, sem jamais perder a dianteira do placar, o Cavaliers conquistou a terceira vitória nos últimos 5 jogos e manteve a 3ª colocação da Conferência Leste com 46 vitórias e 30 derrotas, enquanto o Jazz, já eliminado da fase de playoff, é o 12º colocado da conferência Oeste com 29 vitórias e 47 derrotas, depois de amargar a décima derrota consecutiva.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Cavaliers.

Ao final da partida, o Cavaliers teve 3 dos seus 5 titulares com ao menos 21 pontos, a saber: o pivô Jarrett Allen e o ala/pivô Evan Mobley com 21 pontos cada, e o armador/ala Caris Levert com 26 pontos, cestinha do jogo, 6 rebotes e 5 assistências.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Cleveland Cavaliers enfrentará o Phoenix Suns na quarta-feira; e o Utah Jazz jogará contra o Los Angeles Clippers na sexta-feira.

8 – Los Angeles Clippers 95 x 109 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 17.832 (100%).

Após um primeiro tempo de muito equilíbrio, o Kings voltou para o terceiro quarto, etapa complementar, com muita eficiência nos dois lados da quadra, permitindo ao adversário apenas 19 pontos contra 35 anotados, o que possibilitou entrar nos últimos 12 minutos da partida com uma bela vantagem de 21 pontos (70 x 91). Com a segunda vitória consecutiva, o Kings manteve a 7ª posição da Conferência Oeste com 44 vitórias e 31 derrotas, enquanto o Clippers, mesmo com o insucesso, conseguiu segurar a 4ª posição da mesma conferência com 47 vitórias e 28 derrotas.

O pivô lituano Domantas Sabonis, com 22 pontos, 20 rebotes e 9 assistências, batendo na trave por uma assistência para o triple-double, foi o destaque do Kings. No Clippers, o armador Russell Westbrook, vindo do banco, com 20 pontos, 2 rebotes e duas assistências, foi o destaque da equipe.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para cada lado.

Os dois times estarão de volta ao batente na próxima quinta-feira: o Sacramento Kings viajará até a cidade de Nova York, no bairro de Manhattan, para enfrentar o New York Knicks; e o Los Angeles Clippers receberá o Denver Nuggets.

9 – Dallas Mavericks 100 x 104 Golden State Warriors.
Local: Chase Center, na cidade de San Francisco, no estado da Califórnia. Público: 18.064 (100%).

Após um empate em 49 pontos no primeiro tempo da partida, o Warriors voltou para a etapa complementar com uma defesa agressiva e consistente. Com uma parcial de 51 x 55 nos quartos finais, emplacou a quinta vitória consecutiva e manteve a 10ª colocação da Conferência Oeste com 41 vitórias e 34 derrotas. O Mavericks teve sua sequência de 7 vitórias consecutivas quebrada e continua na 5ª posição da mesma conferência com 45 vitórias e 30 derrotas.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Mavericks. O jogo 4 será realizado no dia 5 de abril na cidade de Dallas, casa do Mavericks.

Ao final da partida, o Warriors teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala Andrew Wiggins, que marcou 23 pontos, pegou 4 rebotes e distribuiu duas assistências. O armador Stephen Curry anotou 13 pontos, pegou 7 rebotes e distribuiu 7 assistências numa noite econômica.

No Mavericks, o armador Luka Doncic, com 30 pontos, 12 rebotes e 11 assistências – alcançando seu 20º triple-double na temporada e o 74º na carreira na NBA – foi o destaque da equipe.

Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima quinta-feira: o Golden State Warriors viajará até a cidade de Houston para enfrentar o Houston Rockets; e o Dallas Mavericks receberá o Atlanta Hawks.