Byra Bello é professor, comentarista e técnico

26 de março de 2024 (11 jogos do dia 25)

1 – Charlotte Hornets 92 x 115 Cleveland Cavaliers
Local: Rocket Mortgage Fieldhouse, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Público: 19.432 (100%).

No somatório dos quartos que determinaram o encerramento dos tempos regulamentares, o Cavaliers teve uma parcial de 43 x 68 e quebrou uma sequência de 3 derrotas consecutivas, o que foi suficiente para manter a equipe na 3ª colocação da Conferência Leste, com 44 vitórias e 28 derrotas. Enquanto isso, o Hornets amargou a quinta derrota consecutiva e manteve a 13ª colocação na mesma Conferência, com 17 vitórias e 54 derrotas.

Este foi o primeiro dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória do Cavaliers. O jogo 2 acontecerá no dia 27 de fevereiro na cidade de Charlotte, casa do Hornets, e o jogo 3 será realizado no dia 14 de abril na cidade de Cleveland, casa do Cavaliers.

Ao final da partida, o Cavaliers teve 3 jogadores com 17 pontos cada um: o ala/pivô Evan Mobley com 17 pontos, 7 rebotes e 8 assistências; o pivô Jarrett Allen com 17 pontos, 13 rebotes, caracterizando o double-double, além de 4 assistências; e o ala Georges Niang com 17 pontos, 3 rebotes e duas assistências.

Pelo Hornets, já eliminado da fase de playoffs, o destaque foi o ala/pivô Brandon Miller com 24 pontos, 8 rebotes e 3 assistências.

Os dois times estarão no “home and home”, ou seja, se enfrentarão mais uma vez após um dia de descanso, com mando de quadra invertido.

2 – Boston Celtics 118 x 120 Atlanta Hawks
Local: State Farm Arena, na cidade de Atlanta, no estado da Geórgia. Público: 17.405 (100%).

O jogo desta segunda-feira entre Celtics e Hawks foi muito equilibrado, com 2 tempos bem distintos. O primeiro tempo pertenceu ao Celtics, que com uma parcial de 74 x 56, levou uma vantagem de 18 pontos para o vestiário. Na volta para a etapa complementar, o Hawks imprimiu um ritmo muito forte nos dois lados da quadra e, com uma parcial de 44 x 64, ou seja, 20 pontos de diferença, arrancou uma excelente vitória.

O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes na tabela de classificação da Conferência Leste. O Celtics teve quebrada uma sequência de 9 vitórias consecutivas, mas manteve a liderança isolada com 53 vitórias e 15 derrotas, enquanto o Hawks obteve a segunda vitória consecutiva, o que foi suficiente para manter a 10ª colocação com 32 vitórias e 39 derrotas.

O ala De’Andre Hunter com 24 pontos, sendo 12 em 4 bolas de 3 pontos convertidas em 8 tentadas (50%), 7 rebotes e 3 assistências; o armador/ala Bogdan Bogdanovic, que está substituindo o titular Trae Young, recuperando-se de um rompimento no ligamento do dedo mínimo da mão esquerda, com 22 pontos, 4 rebotes e 3 assistências; e o armador Dejounte Murray com 19 pontos e 15 assistências, caracterizando o double-double, além de 5 rebotes foram os destaques do Hawks.

Pelo Celtics, o ala Jayson Tatum com 37 pontos, 8 rebotes e 5 assistências; e o armador/ala Jaylen Brown com 24 pontos e 4 rebotes foram os destaques da equipe.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Celtics. O jogo 4 será realizado no dia 28 de março na cidade de Atlanta, casa do Hawks.

O Atlanta Hawks receberá na quarta-feira o Portland Trail Blazers; e o Boston Celtics permanecerá na cidade de Atlanta para enfrentar na quinta-feira o Atlanta Hawks.

3 – Detroit Pistons 99 x 124 New York Knicks.
Local: Madison Square Garden, no bairro de Manhattan, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 19.812 (100%).

Com uma atuação histórica do ala Donte DiVincenzo, que marcou 40 pontos, estabelecendo um recorde pessoal na NBA, além de conquistar 5 rebotes e realizar duas assistências, o Knicks emplacou a sexta vitória nos últimos 7 jogos e recuperou a 4ª colocação da Conferência Leste, com 43 vitórias e 28 derrotas.

DiVincenzo marcou 33 dos seus 40 pontos na partida, convertendo 11 bolas de 3 pontos em 20 tentativas (55%). Com esse desempenho, ele se tornou o recordista da franquia com 11 bolas de 3 pontos convertidas em uma única partida.

Além da bela performance de DiVincenzo, o Knicks também contou com os 28 pontos, 2 rebotes e 6 assistências do armador Jalen Brunson, e com o triple-double do armador/ala Josh Hart, que marcou 11 pontos, conquistou 14 rebotes e realizou 10 assistências, sendo esse o sexto triple-double de sua carreira na NBA, todos ocorridos na atual temporada.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com o Knicks conquistando as três vitórias. Com essa sequência, a equipe chegou a marca de 15 vitórias consecutivas sobre o Pistons. A última vitória do Pistons sobre o Knicks em uma partida de temporada regular aconteceu no dia 6 de novembro de 2019.

Na próxima quarta-feira, ambos os times serão visitantes: o Detroit Pistons enfrentará o Minnesota Timberwolves, enquanto o New York Knicks jogará contra o Toronto Raptors.

4 – Brooklyn Nets 96 x 88 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontário, no Canadá. Público: 18.376 (93%).

Numa partida com 28 erros e baixos aproveitamentos nas cestas de quadra, o Nets foi um pouco melhor e quebrou uma sequência de 6 derrotas consecutivas, mantendo a 11ª colocação da Conferência Leste, com 27 vitórias e 45 derrotas, enquanto o Raptors sofreu a 11ª derrota consecutiva e continua na 12ª colocação da mesma Conferência, com 23 vitórias e 49 derrotas.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Nets. O quarto jogo será realizado no dia 10 de abril na cidade de Nova York, no bairro do Brooklyn, casa do Nets.

O armador alemão Denis Schröder, do Nets, com 19 pontos, 5 rebotes e 7 assistências, e o armador/ala Gary Trent Jr., do Raptors, com 18 pontos, 2 rebotes e duas assistências, foram os destaques da partida.

Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima quarta-feira: o Brooklyn Nets viajará até a capital americana para enfrentar o Washington Wizards; e o Toronto Raptors receberá o New York Knicks.

5 – Washington Wizards 107 x 105 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 21.726 (100%).

Depois de sofrer uma corrida de 15 a 0 e ir para o vestiário com uma desvantagem de 4 pontos (53 x 49), o Bulls teve um terceiro quarto muito bom e igualou o placar para 82 x 82, forçando as equipes a entrarem nos 12 minutos finais da partida em condições iguais.

No último quarto, apesar da pressão do rival, o Wizards dominou do início ao fim e obteve a terceira vitória consecutiva pela primeira vez na temporada.

O resultado da partida não alterou a posição das equipes na tabela de classificação da Conferência Leste. O Bulls é o 11º colocado, com 34 vitórias e 38 derrotas, enquanto o Wizards é o 14º e penúltimo colocado, com 14 vitórias e 58 derrotas.

Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante. O terceiro jogo será realizado no dia 12 de abril na capital americana, casa do Wizards.

O armador Jordan Poole, do Wizards, com 23 pontos, 3 rebotes e 5 assistências, e o ala DeMar DeRozan, do Bulls, com 27 pontos, 2 rebotes e 6 assistências, foram os destaques da partida.

Na próxima quarta-feira, os dois times serão mandantes: o Washington Wizards enfrentará o Brooklyn Nets, e o Chicago Bulls jogará contra o Indiana Pacers.

6 – Portland Trail Blazers 92 x 110 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 16.537 (91%).

Com a conquista da nona vitória consecutiva, fato que não acontecia desde o ano de 2019, o Rockets manteve a 11ª colocação na Conferência Oeste e agora, com 36 vitórias e 35 derrotas, uma derrota a mais do que o Warriors, entrou definitivamente na briga pela última vaga que leva ao “Play-In Tournament”.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Rockets. O jogo 4 será realizado no dia 12 de abril na cidade de Portland, casa do Blazers.

Ao final da partida, o Rockets teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador/ala Jalen Green, com 27 pontos, 6 rebotes e 3 assistências.

Na próxima quarta-feira, os dois times serão visitantes: o Portland Trail Blazers enfrentará o Atlanta Hawks; e o Houston Rockets jogará contra o Oklahoma City Thunder.

7 – Phoenix Suns 102 x 104 San Antonio Spurs
Local: Frost Bank Center, na cidade de San Antonio, no estado do Texas. Público: 18.044 (98%).

Numa partida extremamente equilibrada, o Spurs quebrou uma sequência de 3 derrotas consecutivas e venceu o Suns na noite desta segunda-feira. Faltando 6 minutos e 20 segundos para o término da partida, o Spurs liderava por 3 pontos (88 x 91). Com uma corrida de 12 a 8, o Suns virou o jogo (100 x 99) com o relógio acusando 2 minutos e 29 segundos para o final.

A partir daí, os times se revezaram no comando do placar até que, faltando 29 segundos para o encerramento do jogo, o ala Jeremy Sochan matou uma linda bola de 3 pontos, dando números finais à partida.

Com o insucesso, o Suns perdeu duas posições na tabela de classificação da Conferência Oeste, onde no momento é o 8º colocado com 42 vitórias e 30 derrotas, enquanto o Spurs continua na 15ª e última colocação da mesma Conferência com 16 vitórias e 56 derrotas.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Spurs.

O ala Jeremy Sochan, com 26 pontos e 18 rebotes (recorde de rebotes em sua carreira na NBA), e o armador/ala Devin Vassell, com 26 pontos, 4 rebotes e 7 assistências, foram os destaques do Spurs.

No Suns, o armador Devin Booker, com 36 pontos, 6 rebotes e 4 assistências, e o ala Kevin Durant, com 29 pontos, 8 rebotes e 6 assistências, combinaram para 65 pontos, ou seja, 63,7% dos pontos da equipe.

Na próxima quarta-feira, os dois times serão visitantes: o Phoenix Suns enfrentará o Denver Nuggets e o San Antonio Spurs jogará contra o Utah Jazz.

8 – Memphis Grizzlies 103 x 128 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.536 (100%).

Entrando nos 12 minutos finais da partida, com 23 pontos de frente (77 x 99), o Nuggets não teve dificuldades para conquistar a sua nona vitória nos últimos 10 jogos e manter a liderança da Conferência Oeste, enquanto o Grizzlies, já eliminado da fase de playoffs, continua na 13ª posição da mesma conferência, com 24 vitórias e 48 derrotas.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Nuggets. O jogo 4 será realizado no dia 14 de abril na cidade de Memphis, casa do Grizzlies.

Ao final da partida, o Nuggets teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o pivô Nikola Jokic, com 29 pontos, 11 rebotes e 8 assistências, ficando a duas assistências do triple-double.

O brasileiro Mãozinha Pereira teve aproximadamente 6 minutos de tempo de quadra, onde anotou 5 pontos e pegou 5 rebotes em seu terceiro jogo na NBA.

Na próxima quarta-feira, os dois times serão mandantes: o Memphis Grizzlies enfrentará o Los Angeles Lakers e o Denver Nuggets jogará contra o Phoenix Suns.

9 – Dallas Mavericks 115 x 105 Utah Jazz
Local: Delta Center, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah. Público: 18.206 (100%).

Depois de muito equilíbrio nos 3 quartos iniciais, o Mavericks entrou no quarto derradeiro com muita eficiência nos dois lados da quadra, limitando o rival a 17 pontos, contra 27 anotados, o que valeu a conquista da quarta vitória consecutiva e a manutenção da 7ª colocação da Conferência Oeste, com 42 vitórias e 29 derrotas, enquanto o Jazz amargou a sexta derrota consecutiva e continua na 12ª colocação da mesma Conferência, com 29 vitórias e 43 derrotas.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Mavericks.

O armador Luka Doncic, com 29 pontos, 12 rebotes e 13 assistências, alcançando o 19º triple-double na temporada e o 75º na sua carreira na NBA, foi o nome do Mavericks e do jogo.

No Jazz, o destaque foi o ala Lauri Markkanen, com 34 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 9 tentadas (66,6%), 7 rebotes e duas assistências.

O Dallas Mavericks viajará até a cidade de Sacramento para enfrentar na terça-feira o Sacramento Kings, e o Utah Jazz receberá na quarta-feira o San Antonio Spurs.

10 – Philadelphia 76ers 96 x 108 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 17.832 (100%).

Vencendo 3 dos 4 quartos da partida, o Kings entrou nos 12 minutos finais com uma diferença de 15 pontos (68 x 83). No quarto derradeiro, as equipes trocaram cestas, o que acabou beneficiando o Kings, que emplacou a quarta vitória nos últimos 5 jogos e manteve a 6ª colocação da Conferência Oeste, com 42 vitórias e 29 derrotas, enquanto o 76ers amargou a terceira derrota nos últimos 4 jogos e continua na 8ª colocação da Conferência Leste, com 39 vitórias e 33 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como mandante.

O pivô Domantas Sabonis, com 11 pontos, 13 rebotes e 10 assistências, alcançou o seu 25º triple-double na temporada e o 57º na sua carreira na NBA. Vale destacar os 23 pontos obtidos pelo armador De’Aaron Fox e pelo ala/pivô Keegan Murray. No 76ers, o destaque foi o excelente armador Tyrese Maxey, com 29 pontos, 3 rebotes e duas assistências.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Sacramento Kings na terça-feira contra o Dallas Mavericks; e o Philadelphia 76ers na quarta-feira contra o Los Angeles Clippers.

11– Indiana Pacers 133 x 116 Los Angeles Clippers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 19.370 (100%).

Depois de perder o primeiro quarto por 29 x 34, o Pacers imprimiu um ritmo muito forte nos dois lados da quadra e venceu os três quartos seguintes, conquistando a terceira vitória nos últimos quatro jogos. Isso valeu a manutenção da 6ª colocação da Conferência Leste, com 41 vitórias e 32 derrotas, enquanto o Clippers amargou a segunda derrota consecutiva e perdeu uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, estando no momento na 5ª posição com 44 vitórias e 27 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.

O ala/pivô Pascal Siakam, com 31 pontos, 4 rebotes e duas assistências, e o pivô Myles Turner, com 24 pontos e 7 rebotes, foram os destaques do Pacers.

No Clippers, o armador/ala Paul George, com 26 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, e o ala Kawhi Leonard, com 26 pontos e 4 rebotes, foram os destaques da equipe.

Os dois times serão visitantes na próxima quarta-feira: o Indiana Pacers contra o Chicago Bulls; e o Los Angeles Clippers contra o Philadelphia 76ers.