Byra Bello é professor, comentarista e técnico

25 de março de 2024 (06 jogos do dia 24)

1 – New Orleans Pelicans 114 x 101 Detroit Pistons
Local: Little Caesars Arena, na cidade de Detroit, no estado de Michigan. Público: 19.922 (97%).

Entrando nos 12 minutos finais da partida, com uma boa diferença de 17 pontos (83 x 66), o Pelicans obteve a quinta vitória nos últimos 6 jogos e manteve a 5ª colocação da Conferência Oeste, com 44 vitórias e 27 derrotas. Enquanto isso, o Pistons amargou a sexta derrota consecutiva e continua na lanterna da Conferência Leste, com 12 vitórias e 59 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Pelicans.

O ala/pivô Zion Williamson, com 36 pontos, 7 rebotes e 6 assistências, e o armador CJ McCollum, com 23 pontos, 2 rebotes e 7 assistências, foram os destaques do Pelicans. No Pistons, o ala/pivô Chimezie Metu e o armador Malachi Flynn, ambos com 17 pontos, foram os destaques da equipe.

O Detroit Pistons viajará até a cidade de Nova York, no bairro de Manhattan, para enfrentar na segunda-feira o New York Knicks; e o New Orleans Pelicans receberá na terça-feira o Oklahoma City Thunder.

2– Philadelphia 76ers 121 x 107 Los Angeles Clippers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 19.370 (100%).

O armador Tyrese Maxey, com 24 pontos, sendo 19 no segundo tempo e 6 assistências, e o ala/pivô Tobias Harris, com 24 pontos, 4 rebotes e 4 assistências, foram os principais responsáveis pela quebra de duas derrotas consecutivas do 76ers, e a manutenção da 8ª colocação da Conferência Leste com 39 vitórias e 32 derrotas.

Enquanto isso, o Clippers amargou a terceira derrota nos últimos 5 jogos, conseguindo mesmo assim manter a 4ª colocação da Conferência Oeste com 44 vitórias e 26 derrotas. Os alas Kawhi Leonard, com 20 pontos, 6 rebotes e 3 assistências, e Norman Powell, vindo do banco, com 20 pontos e um rebote, foram os destaques da equipe.

Este foi o primeiro dos 2 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória do 76ers. O jogo 2 será realizado no dia 27 de março na cidade de Philadelphia, casa dos 76ers.

Os dois times estarão de volta ao batente na próxima segunda-feira: o Philadelphia 76ers viajará até a cidade de Sacramento para enfrentar o Sacramento Kings; e o Los Angeles Clippers receberá o Indiana Pacers.

3 – Cleveland Cavaliers 84 x 121 Miami Heat
Local: Kaseya Center, na cidade de Miami, no estado da Flórida. Público: 19.645 (100%).

Vencendo todos os quartos da partida e entrando nos últimos 12 minutos com uma diferença folgada de 33 pontos (57 x 90), o Heat emplacou a quarta vitória nos últimos 6 jogos e manteve a 7ª colocação da Conferência Leste com 39 vitórias e 32 derrotas. Enquanto isso, o Cavaliers sofreu a terceira derrota consecutiva, mas conseguiu segurar a 3ª posição da mesma Conferência com 43 vitórias e 28 derrotas.

Ao final da partida, o Heat teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala Haywood Highsmith, que marcou 18 pontos, pegou 5 rebotes e deu duas assistências. No Cavaliers, o ala/pivô Evan Mobley foi o único jogador a terminar a partida com dígitos duplos em pontos, anotando 15 pontos e pegando 4 rebotes.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Heat.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Cleveland Cavaliers na segunda-feira contra o Charlotte Hornets; e o Miami Heat na terça-feira contra o Golden State Warriors.

4 – Oklahoma City Thunder 93 x 118 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 17.341 (100%).

Após um primeiro tempo de muita igualdade, com o Bucks levando uma vantagem para o vestiário de apenas um ponto (47 x 48), a etapa complementar foi totalmente dominada pelo Bucks. Com uma parcial de 46 x 70 nos dois quartos finais, a equipe emplacou a quarta vitória nos últimos 5 jogos e manteve a vice-liderança da Conferência Leste com 46 vitórias e 25 derrotas.

Além de perder a partida, o Thunder também perdeu a liderança da Conferência Oeste, agora ocupada pelo Denver Nuggets. O time teve sua sequência de 4 vitórias consecutivas quebrada e caiu para a vice-liderança com 49 vitórias e 21 derrotas.

Este foi o primeiro dos 2 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória do Bucks. O jogo 2 será realizado no dia 12 de abril na cidade de Oklahoma, casa do Thunder.

O ala/pivô Giannis Antetokounmpo, com 30 pontos e 19 rebotes (recorde de rebotes na temporada), e o ala Khris Middleton, com 11 pontos, 10 rebotes e 10 assistências (alcançando o seu primeiro triple-double na temporada e o segundo na sua carreira na NBA), foram os destaques do Bucks.

Pelo Thunder, o armador/ala Josh Giddey, com 19 pontos, 9 rebotes e 8 assistências (ficando por um rebote e duas assistências para o triple-double), foi o destaque da equipe. O armador Shai Gilgeous-Alexander, destaque da equipe na competição, teve uma noite econômica anotando 12 pontos, pegando 3 rebotes e distribuindo duas assistências.

Os dois times estarão de volta ao batente na próxima terça-feira: o Oklahoma City Thunder viajará até a cidade de New Orleans para enfrentar o New Orleans Pelicans; e o Milwaukee Bucks receberá o Los Angeles Lakers.

5 – Golden State Warriors 110 x 114 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota. Público: 18.024 (100%).

A partida teve dois tempos bem distintos. O primeiro pertencendo ao Warriors, com uma vantagem de 8 pontos (54 x 46), e o segundo com total domínio do Timberwolves, com uma parcial de 56 x 68, com 12 pontos de frente. Diante deste quadro, o Timberwolves acabou levando vantagem e obtendo a sua quinta vitória nos últimos 6 jogos, enquanto o Warriors amargou a terceira derrota nos últimos 5 jogos.

O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes na Conferência Oeste. O Timberwolves é o 3º colocado, com 49 vitórias e 22 derrotas, e o Golden State Warriors é o 10º colocado, com 36 vitórias e 34 derrotas. Com o insucesso, o Warriors, que no momento ocupa a última vaga para o “Play-In Tournament”, tem agora na sua cola o Rockets, que é o 11º colocado, com 35 vitórias e 35 derrotas. A briga vai esquentar nesta reta final da “regular season”.

Ao final da partida, o Timberwolves teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaques para o pivô Naz Reid, com 20 pontos e 12 rebotes, caracterizando o double-double, e o armador/ala Anthony Edwards, com 23 pontos, 6 rebotes e 8 assistências.
Mais uma vez no Warriors, o destaque ficou para a dupla conhecida como “Splash Brothers”, constituída pelo armador Stephen Curry, com 31 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, e o armador/ala Klay Thompson, com 16 pontos, 3 rebotes e 2 assistências.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Timberwolves.

O Golden State Warriors viajará até a cidade de Miami para enfrentar na terça-feira o Miami Heat; e o Minnesota Timberwolves receberá na quarta-feira o Detroit Pistons.

6 – Indiana Pacers 145 x 150 Los Angeles Lakers.
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).

Atingindo a sua maior pontuação nos últimos 37 anos, quando no dia 2 de janeiro de 1987 venceu o Suns com 155 pontos marcados contra 118 sofridos, o Lakers conquistou a terceira vitória consecutiva e manteve a 9ª colocação da Conferência Oeste com 39 vitórias e 32 derrotas, enquanto o Pacers teve quebrada uma sequência de duas vitórias consecutivas, mas não perdeu a 6ª colocação da Conferência Leste com 40 vitórias e 32 derrotas.

Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Lakers. O jogo 3 será realizado no dia 29 de março na cidade de Indianápolis, casa do Pacers.

O ala/pivô Anthony Davis, com 36 pontos e 16 rebotes, alcançando o double-double; o astro LeBron James, com 26 pontos, 5 rebotes e 10 assistências; e o armador/ala Austin Reaves, com 25 pontos, 5 rebotes e 8 assistências, foram os destaques do Lakers.

Ao final da partida, o Pacers teve 8 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala/pivô Pascal Siakam, com 36 pontos, sendo 19 no terceiro quarto, e 12 rebotes, caracterizando o double-double.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Indiana Pacers permanecerá na cidade de Los Angeles para enfrentar na segunda-feira o Los Angeles Clippers; e o Los Angeles Lakers viajará até a cidade de Milwaukee para enfrentar na terça-feira o Milwaukee Bucks.