Byra Bello é professor, comentarista e técnico

19 de março de 2024 (08 jogos do dia 18)

1 – Cleveland Cavaliers 108 x 103 Indiana Pacers
Local: Gainbridge Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 17.274 (100%).

Após um primeiro tempo empatado em 54 pontos, o Cavaliers voltou para o terceiro quarto com um trabalho muito eficiente nos dois lados da quadra e, com uma parcial de 36 x 29, entrou nos últimos 12 minutos da partida com uma diferença de 7 pontos (90 x 83). No quarto decisivo, as equipes trocaram cestas, o que acabou beneficiando o Cavaliers, que conquistou a segunda vitória nos últimos três jogos, mantendo a 3ª colocação da Conferência Leste. Enquanto isso, o Pacers acumulou a segunda derrota nos últimos três jogos e conseguiu segurar a 7ª colocação da mesma Conferência, com 38 vitórias e 31 derrotas.

Este foi o terceiro dos quatro jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com três vitórias do Pacers. O jogo 4 será realizado no dia 12 de abril na cidade de Cleveland, casa do Cavaliers.

O armador Caris Levert, com 23 pontos, 8 rebotes e 11 assistências, e o pivô Jarrett Allen, com 23 pontos e 9 rebotes, foram os destaques do Cavaliers.

Ao final da partida, o Pacers teve seis jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala/pivô Pascal Siakam, com 19 pontos e 12 rebotes, e o armador Tyrese Haliburton, com 14 pontos e 12 assistências, ambos alcançando o double-double.

Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima quarta-feira: o Cleveland Cavaliers receberá o Miami Heat; e o Indiana Pacers viajará até a cidade de Detroit para enfrentar o Detroit Pistons.

2 – Detroit Pistons 94 x 119 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: 19.156 (100%).

Ao entrar nos últimos 12 minutos da partida com 26 pontos de vantagem (66 x 92), o Celtics obteve a sexta vitória consecutiva e manteve a liderança isolada da Conferência Leste com 54 vitórias e 14 derrotas, enquanto o Pistons continua na 14ª e penúltima colocação da mesma Conferência com 12 vitórias e 56 derrotas.

Este foi o segundo dos três jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Celtics. O jogo 3 será realizado no dia 22 de março na cidade de Detroit, casa do Pistons.

Com os pontos bem distribuídos e com 30 assistências, o trabalho coletivo do Celtics foi muito bom. O armador/ala Jaylen Brown, com 37 pontos, 7 rebotes e 3 assistências, o armador Payton Pritchard, com 23 pontos, 2 rebotes e 7 assistências, o pivô Kristaps Porzingis, com 20 pontos e 8 rebotes, e o armador/ala Derrick White, com 22 pontos, 10 rebotes e 10 assistências – alcançando o primeiro triple-double na temporada e o quinto na sua carreira na NBA – foram os destaques da equipe.

O cestinha da equipe na competição, o ala Jayson Tatum, com média de 27,1 pontos por partida, não esteve em quadra pois está se recuperando de uma entorse no tornozelo direito.

Os dois times serão mandantes na próxima quarta-feira: o Detroit Pistons contra o Indiana Pacers, e o Boston Celtics contra o Milwaukee Bucks.

3 – Miami Heat 91 x 98 Philadelphia 76ers
Local: Wells Fargo Center, na cidade de Philadelphia, no estado da Pensilvânia. Público: 19.782 (100%).

Após um bom trabalho no terceiro quarto da partida, quando permitiu apenas 16 pontos ao rival e anotou 28, o 76ers entrou nos 12 minutos finais da partida com uma confortável vantagem de 14 pontos (65 x 79).

Apesar da pressão do Heat, o 76ers conseguiu segurar a vantagem e fechar o jogo conquistando a sua segunda vitória, subindo uma posição na tabela de classificação da Conferência Leste, onde no momento é o 6º colocado com 38 vitórias e 30 derrotas, enquanto o Heat teve quebrada uma sequência de duas vitórias consecutivas e ocupa a 8ª colocação da mesma Conferência com 37 vitórias e 31 derrotas.

Este foi o terceiro dos quatro jogos programados entre as duas equipes na “regular season’, com duas vitórias do Heat. O jogo 4 será realizado no dia 4 de abril na cidade de Miami, casa do Heat.

O armador Tyrese Maxey, com 30 pontos, 8 rebotes e 10 assistências, ficando por 2 rebotes para o triple-double, foi o grande nome do 76ers e da partida.

Pelo lado do Heat, o pivô Bam Adebayo, com 20 pontos e 13 rebotes – caracterizando o double-double – além de 6 assistências, e o armador Terry Rozier, com 20 pontos e 8 rebotes, foram os destaques da equipe.

Os dois times serão visitantes na próxima quarta-feira: o Miami Heat contra o Cleveland Cavaliers, e o Philadelphia 76ers contra o Phoenix Suns.

4 – Portland Trail Blazers 107 x 110 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 20.293 (95%).

Vencendo 3 dos 4 quartos da partida, o Bulls conseguiu segurar a boa reação do Blazers no último quarto e obteve a terceira vitória nos últimos 4 jogos. Com o triunfo, o Bulls manteve a 9ª colocação da Conferência Leste com 34 vitórias e 35 derrotas, enquanto o Blazers continua na 14ª e penúltima colocação da Conferência Oeste com 19 vitórias e 49 derrotas. Vale lembrar que o Blazers já está eliminado da fase de playoffs.

O ala DeMar DeRozan, com 28 pontos, 5 rebotes e 6 assistências, o pivô Nikola Vucevic, com 22 pontos e 9 rebotes, e o armador Ayo Dosunmu, com 23 pontos e 10 assistências – caracterizando o double-double – foram os destaques do Bulls.

No Blazers, o destaque ficou por conta do armador Anfernee Simmons, com 30 pontos, 3 rebotes e 9 assistências. Vale destacar a boa atuação do pivô Deandre Ayton, que alcançou o double-double com 25 pontos e 15 rebotes.

Na história da NBA, em se tratando de “regular season”, os times já se enfrentaram 134 vezes com 67 vitórias para cada lado. Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na atual temporada, com duas vitórias do Bulls.

O Portland Trail Blazers receberá na quarta-feira o Los Angeles Clippers; e o Chicago Bulls viajará até a cidade de Houston para enfrentar na quinta-feira o Houston Rockets.

5 – Minnesota Timberwolves 114 x 104 Utah Jazz
Local: Delta Center, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah. Público: 18.206 (100%).

Após perder o primeiro quarto por 12 pontos de diferença (25 x 37), o Timberwolves foi se acertando e levou para o último quarto um jogo empatado em 83 pontos. No quarto derradeiro, o Timberwolves foi melhor nos dois lados da quadra e com uma parcial de 31 x 21, emplacou a quinta vitória nos últimos 7 jogos, subindo uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, estando agora na vice-liderança com 47 vitórias e 21 derrotas.

O Jazz sofreu a quinta derrota nas últimas 6 partidas e continua na 12ª colocação da mesma Conferência com 29 vitórias e 39 derrotas.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 4 vitórias do Timberwolves. Ao final da partida, o Timberwolves teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador/ala Anthony Edwards com 32 pontos, 7 rebotes e 8 assistências.

No Jazz, o armador Collin Sexton, vindo do banco, com 24 pontos – sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 8 tentadas (62,5%) – e duas assistências; e o ala Lauri Markkanen, que alcançou o double-double com 22 pontos e 12 rebotes voltando de lesão que o afastou por 6 jogos, foram os destaques da equipe.

O Minnesota Timberwolves receberá na terça-feira o Denver Nuggets; e o Utah Jazz viajará até a cidade de Oklahoma para enfrentar na quarta-feira o Oklahoma City Thunder.

6 – Memphis Grizzlies 111 x 121 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 17.832 (100%).

Com uma atuação espetacular do armador/ala Malik Monk, vindo do banco, que marcou 12 dos seus 28 pontos na prorrogação, o Kings venceu o Grizzlies na noite desta segunda-feira e obteve a quinta vitória nos últimos 7 jogos, mantendo a 6ª posição na Conferência Oeste com 39 vitórias e 28 derrotas.

Além da ótima performance de Malik Monk, o Kings ainda contou com os 25 pontos e 18 rebotes do pivô lituano Domantas Sabonis, que alcançou o seu 50º double-double na atual temporada.

No Grizzlies, o destaque ficou com o pivô Jaren Jackson Jr., o “JJJ”, com 25 pontos e 2 rebotes.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Kings.

Os dois times serão visitantes na próxima quarta-feira: o Memphis Grizzlies contra o Golden State Warriors, e o Sacramento Kings contra o Toronto Raptors.

7 – New York Knicks 119 x 112 Golden State Warriors
Local: Chase Center, na cidade de San Francisco, no estado da Califórnia. Público: 18.064 (100%).

Entrando nos últimos 12 minutos da partida com uma vantagem de 11 pontos (99 x 88), o Knicks obteve a quarta vitória consecutiva e continua fechando o G4 da Conferência Leste com 41 vitórias e 27 derrotas, enquanto o Warriors amargou a quarta derrota nos últimos 6 jogos e caiu uma posição, estando agora na 10ª colocação da Conferência Oeste com 35 vitórias e 32 derrotas.

O armador Jalen Brunson, com 34 pontos, 5 rebotes e 7 assistências, e o armador/ala Miles MacBride, com 29 pontos e duas assistências, foram os destaques da equipe. Vale citar o 5º triple-double na sua carreira na NBA, todos nesta temporada, do armador/ala Josh Hart, com 10 pontos, 11 rebotes e 11 assistências.

No Warriors, os “Splash Brothers” Stephen Curry, com 27 pontos, 5 rebotes e 5 assistências, e Klay Thompson, com 18 pontos, sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 10 tentadas (50%), 2 rebotes e 8 assistências, foram os destaques da equipe.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.

O Golden State Warriors receberá na quarta-feira o Memphis Grizzlies; e o New York Knicks viajará até a cidade de Denver para enfrentar na quinta-feira o Denver Nuggets.

8 – Atlanta Hawks 105 x 136 Los Angeles Lakers.
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).

Vencendo 3 dos 4 quartos da partida e entrando nos últimos 12 minutos com uma vantagem folgada de 25 pontos (86 x 111), o Lakers quebrou uma sequência de duas derrotas consecutivas e subiu uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, estando agora na 9ª posição com 37 vitórias e 32 derrotas. O Hawks sofreu a quarta derrota nos últimos 5 jogos e continua na 10ª colocação da Conferência Leste com 30 vitórias e 38 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como mandante.

O astro LeBron James, com 25 pontos, 7 rebotes e 10 assistências, ficando a apenas 3 rebotes do triple-double, o ala/pivô Anthony Davis, com 22 pontos e 15 rebotes, e o armador D’Angelo Russell, com 27 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 10 tentadas (60%), 4 rebotes e 10 assistências, os três alcançando o double-double, foram os destaques do Lakers.

No Hawks, o ala/pivô Jalen Johnson, com 25 pontos, 9 rebotes e 4 assistências, foi o destaque da equipe.

O Atlanta Hawks viajará até a cidade de Phoenix para enfrentar na quinta-feira o Phoenix Suns; e o Los Angeles Lakers receberá na sexta-feira o Philadelphia 76ers.