Byra Bello é professor, comentarista e técnico

13 de março de 2024 (07 jogos do dia 12)

1 – Philadelphia 76ers 79 x 106 New York Knicks.
Local: Madison Square Garden, no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, no estado de Nova York. Público: 19.812 (100%).

Levando para o vestiário uma boa vantagem de 18 pontos (41 x 59), o Knicks voltou para a etapa complementar no mesmo ritmo nos dois lados da quadra, aumentando a diferença para 26 pontos, o que possibilitou entrar nos últimos 12 minutos da partida com muita tranquilidade para administrar o placar e conquistar a terceira vitória nos últimos cinco jogos, mantendo a 4ª colocação da Conferência Leste com 38 vitórias e 27 derrotas.

O 76ers amargou a quarta derrota nos últimos cinco jogos e continua na 7ª posição da mesma Conferência com 36 vitórias e 29 derrotas.

O armador/ala Josh Hart, com 20 pontos, 19 rebotes e 10 assistências, alcançou o quarto triple-double na sua carreira na NBA, todos nesta temporada. O armador Jalen Brunson, com 20 pontos, 9 assistências e 4 rebotes, e o ala OG Anunoby, que voltou de uma lesão após uma cirurgia no cotovelo direito ficando 18 jogos ausente, anotou 14 pontos.

No 76ers, o ala/pivô Kelly Oubre Jr., com 19 pontos e 6 rebotes, e o armador Tyrese Maxey voltando de lesão depois de quatro jogos ausente, com 17 pontos, 2 rebotes e 4 assistências, foram os destaques da equipe.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com três vitórias do Knicks.

Os dois times serão visitantes na próxima quinta-feira: o Philadelphia 76ers contra o Milwaukee Bucks; e o New York Knicks contra o Portland Trail Blazers.

2 – Indiana Pacers 121 x 111 Oklahoma City Thunder.
Local: Paycom Center, na cidade de Oklahoma, no estado de Oklahoma. Público: 17.118 (94%).

Vencendo 3 dos 4 quartos da partida, o Pacers emplacou a terceira vitória nos últimos 4 jogos e manteve a 6ª colocação da Conferência Leste com 37 vitórias e 29 derrotas, enquanto o Thunder teve quebrada uma sequência de 3 vitórias consecutivas, mas não perdeu a liderança da Conferência Oeste com 45 vitórias e 20 derrotas.

O pivô Myles Turner, com 24 pontos, 3 rebotes e 4 assistências, o armador Tyrese Haliburton, com 18 pontos e 12 assistências, e o ala/pivô Pascal Siakam, com 18 pontos e 11 rebotes, os dois últimos alcançando o double-double, foram os destaques do Pacers.

No Thunder, o destaque foi o armador Shai Gilgeous-Alexander, o “SGA”, com 30 pontos e 10 rebotes, caracterizando o double-double, além de 5 assistências. Vale citar os 15 pontos e 13 rebotes do pivô Chet Holmgren, que também alcançou o double-double.

Este foi o primeiro dos dois jogos programados entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória do Pacers. O jogo 2 acontecerá no dia 5 de abril na cidade de Indianápolis, casa do Pacers.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Indiana Pacers na quarta-feira contra o Chicago Bulls; e o Oklahoma City Thunder na quinta-feira contra o Dallas Mavericks.

3 – Washington Wizards 97 x 109 Memphis Grizzlies
Local: FedEx Forum, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. Público: 15.291 (86%).

Após um primeiro tempo com domínio total, com uma parcial de 42 x 67, o Grizzlies conquistou a terceira vitória nos últimos 5 jogos e manteve a 13ª colocação da Conferência Oeste com 23 vitórias e 43 derrotas. O Wizards sofreu a 17ª derrota nos últimos 19 jogos e continua carregando a lanterna da Conferência Leste com 11 vitórias e 54 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória para cada lado, sempre como mandante. As duas equipes estão tendo uma temporada muito fraca e dificilmente conseguirão estar nos playoffs.

O pivô Trey Jemison, do Grizzlies, com 24 pontos (recorde de pontos em sua carreira na NBA) e 6 rebotes, e o ala Kyle Kuzma, do Wizards, com 24 pontos, 7 rebotes e 5 assistências, foram os destaques do jogo.
O Memphis Grizzlies receberá o Charlotte Hornets na quarta-feira, enquanto o Washington Wizards viajará até a cidade de Houston para enfrentar o Houston Rockets na quinta-feira.

4 – Houston Rockets 103 x 101 San Antonio Spurs
Local: Frost Bank Center, na cidade de San Antonio, no estado do Texas. Público: 18.751 (100%).

Numa partida extremamente equilibrada, onde a diferença máxima nos quartos chegou a 4 pontos, o Rockets conquistou a quinta vitória nos últimos 6 jogos e manteve a 11ª colocação da Conferência Oeste com 30 vitórias e 35 derrotas, enquanto o Spurs amargou a quarta derrota nos últimos 5 jogos e continua na lanterna da mesma Conferência com 14 vitórias e 52 derrotas.

O armador Fred VanVleet, do Rockets, com 21 pontos, 7 rebotes e 7 assistências, e o armador Tre Jones, do Spurs, com 24 pontos, 3 rebotes e 5 assistências, foram os destaques da partida.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com três vitórias para o Rockets.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Houston Rockets na quinta-feira contra o Washington Wizards; e o San Antonio Spurs na sexta-feira contra o Denver Nuggets.

5 – Boston Celtics 123 x 107 Utah Jazz
Local: Delta Center, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah. Público: 18.206 (100%).

Mesmo sem poder contar com 3 jogadores, sendo 2 deles titulares importantes na rotação da equipe – o armador/ala Jaylen Brown, o pivô Kristaps Porzingis e o ala/pivô Al Horford, todos lesionados – o Celtics se superou e obteve a 14ª vitória nos últimos 16 jogos, mantendo a liderança isolada da Conferência Leste com 51 vitórias e 14 derrotas.

O ala Jayson Tatum, com 38 pontos, 6 rebotes e duas assistências, e o armador/ala Derrick White, com 24 pontos (sendo 21 em 7 bolas de 3 pontos convertidas em 11 tentativas, totalizando 63,6%), 6 rebotes e 3 assistências, foram os destaques do Celtics.

O mandante Jazz também não pôde contar com seu principal cestinha, o ala Lauri Markkanen, com média de 23,1 pontos por partida. Os destaques foram os armadores Keyonte George, com 26 pontos (sendo 14 no primeiro quarto) e 6 assistências, Collin Sexton, com 20 pontos, 7 rebotes e 5 assistências, e Jordan Clarkson, vindo do banco, com 21 pontos e duas assistências.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias para o Celtics.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Boston Celtics na quinta-feira contra o Phoenix Suns; e o Utah Jazz na sexta-feira contra o Atlanta Hawks.

6 – Milwaukee Bucks 94 x 129 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 17.832 (100%).

Quebrando uma escrita que perdurava aproximadamente 8 anos, o Kings derrotou o Bucks, acabando com uma incômoda sequência de 15 derrotas consecutivas, a mais longa sequência ativa para qualquer time.

Com o triunfo, o Kings manteve a 7ª posição da Conferência Oeste com 37 vitórias e 27 derrotas, enquanto o Bucks amargou a terceira derrota nos últimos 4 jogos, mas conseguiu segurar a vice-liderança da Conferência Leste com 42 vitórias e 24 derrotas.

O armador De’Aaron Fox, com 29 pontos, 6 rebotes e 7 assistências, e o pivô Domantas Sabonis, com 22 pontos, 11 rebotes e 8 assistências (ficando por 2 assistências para o triple-double), foram os destaques do Kings. Sabonis alcançou o 47º double-double na temporada, batendo o recorde da franquia.

No Bucks, o ala/pivô Giannis Antetokounmpo, com 30 pontos, 13 rebotes e 4 assistências, e o armador Damian Lillard, com 10 pontos, 5 rebotes e 6 assistências, foram os destaques da equipe.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória para cada lado sempre como mandante.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Sacramento Kings na quarta-feira contra o Los Angeles Lakers; e o Milwaukee Bucks na quinta-feira contra o Philadelphia 76ers.

7 – Minnesota Timberwolves 118 x 100 Los Angeles Clippers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 19.370 (100%).

Após levar um prejuízo de 8 pontos para o vestiário (55 x 63), o Timberwolves voltou para o terceiro quarto com uma defesa agressiva e consistente, permitindo apenas 15 pontos ao rival contra 29 anotados. Com a boa performance, o time entrou nos 12 minutos finais da partida com 6 pontos de frente (84 x 78). No quarto derradeiro, o visitante Timberwolves continuou no mesmo ritmo nos dois lados da quadra e fechou o jogo com certa tranquilidade.

O Timberwolves quebrou uma sequência de duas derrotas consecutivas e segurou a 3ª colocação da Conferência Oeste com 45 vitórias e 21 derrotas, enquanto o Clippers sofreu a segunda derrota consecutiva e vai fechando o G4 da mesma Conferência com 41 vitórias e 23 derrotas.

O armador/ala Anthony Edwards, com 37 pontos (cestinha da partida), 8 rebotes e 4 assistências, e o ala Nickeil Alexander-Walker, com 28 pontos (recorde de pontos na temporada) e 3 rebotes, foram os destaques do Timberwolves.

No Clippers, o armador/ala Paul George, com 22 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, e o armador James Harden, com 12 pontos, 2 rebotes e 7 assistências, foram os destaques da equipe. O ala Kawhi Leonard deixou a quadra no intervalo do 1º para o 2º quarto com uma lesão nas costas.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com três vitórias para o Timberwolves.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Los Angeles Clippers na quinta-feira contra o Chicago Bulls; e o Minnesota Timberwolves no sábado contra o Utah Jazz.