Links para curtirem os highlights das partidas. Boa diversão

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

30 de maio de 2021 – Playoffs “first-round”

1 – New York Knicks 96 x 113 Atlanta Hawks
O Atlanta Hawks lidera a série playoff “first round” por 3 a 1.
Depois de um 1º tempo muito equilibrado (49 x 53), o Hawks voltou para a etapa complementar, com uma defesa mais agressiva e aos poucos foi aumentando a diferença de 4 pontos para 17 pontos (71 x 88) ao final do 3º quarto. O Knicks ainda tentou mas o Hawks soube segurar a pressão do rival e com um empate em 25 pontos nos últimos 12 minutos, conquistou a vitória mais fácil da série, abrindo 3 a 1 e garantindo, na pior das hipóteses, mais um jogo em casa. Ao final da partida o armador Trae Young (27 pontos e 9 rebotes), declarou: “O trabalho ainda não terminou. Não está feito até que a série termine. Temos que ter esta mentalidade, essa mesma pegada. Ir para New York e terminar lá”. O armador Trae Young juntou-se a Stephen Curry, Kevin Johnson e Oscar Robertson, com média de 25 pontos e 10 assistências, em seus quatro primeiros jogos de playoff na carreira. Além de Young, o Hawks ainda contou com boa jornada do pivô Clint Capela com 10 pontos e 15 rebotes. Aliás, Clint Capela alcançou dígitos duplos em rebotes pela 4ª vez consecutiva nesta série, e 30 vezes em playoffs na sua carreira na NBA. Esta foi a 13ª vitória consecutiva do Hawks, jogando em casa, nesta temporada, sendo a mais longa série ativa da NBA, somando-se 11 jogos da “regular season” + os dois jogos desta série playoff “first round”. Pelo Knicks que não fez uma boa partida, o destaque foi o ala/pivô Julius Randle com 23 pontos, 10 rebotes e 7 assistências, batendo na trave por 3 assistências para o triple/double. Randle foi provocado o tempo inteiro pela torcida com o canto de: “Overrated”, “Overrated”, “Overrated”, ou seja, “superestimado”, com relação aos pedidos da torcida do Knicks de “MVP”. A tarefa do Knicks ficou um pouco ingrata, pois precisará vencer todos os jogos para virar a série para 4 a 3. O jogo de número 5 será na 4ª feira, na Madison Square Garden, na cidade de New York, casa do Knicks.

2 – Phoenix Suns 100 x 92 Los Angeles Lakers
A série playoff “first round” está empatada em 2 a 2.
A saída do ala/pivô Anthony Davis ainda no 2º quarto, com uma lesão na coxa esquerda, desestruturou o Lakers que voltou muito mal para a etapa complementar, quando viu a diferença desfavorável de 4 pontos no final do 1º tempo (54 x 50), subir para 16 pontos (81 x 65) no término do 3º quarto. Apesar de todo o esforço da equipe e da ótima partida do astro LeBron James com 25 pontos, 12 rebotes, double/double, e 6 assistências, o Suns conseguiu segurar a pressão do adversário e conquistou uma grande vitória, empatando a série playoff “first round” em 2 a 2. A ideia inicial do técnico Monty Williams, do Suns, era começar a partida sem o armador Chris Paul (18 pontos e 9 assistências) no quinteto titular, em virtude da lesão no ombro direito, a qual vem atrapalhando o desempenho do excelente CP3. Entretanto numa conversa com o jogador, que pediu para começar o jogo, o técnico cedeu e acabou se dando muito bem. Além de Chris Paul, o Suns ainda contou com boas atuações do armador/ala Devin Booker e do ala Jae Crowder, ambos com 17 pontos, e do pivô Deandre Ayton com 14 pontos e 17 rebotes, double/double. As equipes voltam a se enfrentar no jogo de número 5, que será realizado na 3ª feira, na Phoenix Suns Arena, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona, casa do Suns.

3 – Brooklyn Nets 141 x 126 Boston Celtics
O Brooklyn Nets lidera a série playoff “first round” por 3 a 1.
O “Big Three” formado pelo ala Kevin Durant (42 pontos, 4 rebotes e 5 assistências), pelo armador Kyrie Irving (39 pontos, 11 rebotes, double/double, e 5 assistências) e pelo armador/ala James Harden (23 pontos, 5 rebotes e 18 assistências, double/double), foi responsável por 104 pontos, 20 rebotes e 25 assistências, ou seja, 73,7% dos pontos, 55,5% dos rebotes e 86,2% das assistências da equipe. O trio ainda cobrou 28 lances livres e converteu 27 com um aproveitamento de 96,4%. Fica muito difícil segurar o Nets quando os 3 jogadores estão bem na partida. Com a vitória o Nets abriu 3 a 1 na série playoff “first round” e agora precisará de apenas mais uma vitória para avançar para o playoff semifinal da conferência leste, contra o Milwaukee Bucks que “varreu” o Miami Heat. Pelo Celtics, mais uma vez, o destaque foi o ala Jayson Tatum com 40 pontos, 7 rebotes e 5 assistências. O jogo de número 5 será realizado na 3ª feira, no Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, casa do Nets.

4 – Los Angeles Clippers 106 x 81 Dallas Mavericks
A série playoff “first round” está empatada em 2 a 2.
Carregando o peso de 5 eliminações em playoff “first round”, desde que foi campeão da NBA, na temporada 2010/2011, o Mavericks está tentando avançar para o playoff semifinal da conferência oeste. Depois de vencer os dois primeiros jogos como visitante, a equipe do armador Luka Doncic, sofreu duas derrotas como mandante. Nos últimos 50 playoffs, na história da NBA, esta é a 7ª vez que os visitantes aprontam e vencem nos 4 primeiros jogos da série. A mais recente façanha tinha acontecido em 2017 no playoff “first round” entre Bulls x Celtics. Com domínio absoluto dos rebotes (53 a 41), melhor aproveitamento nos arremessos de 3 pontos (39,4% contra 16,7% do rival) e uma defesa muito forte do ala francês Nicolas Batum sobre o armador Luka Doncic (19 pontos, 6 rebotes e 6 assistências), o Clippers arrancou uma vitória crucial para suas pretensões de ir mais longe nos playoffs, repetindo o feito de 2019/2020 quando eliminou o Mavericks por 4 a 2 e chegou ao playoff semifinal da conferência oeste. O ala Kawhi Leonard (29 pontos, sendo 17 no 1º tempo, 10 rebotes, double/double, e 3 assistências) e o armador/ala Paul George (20 pontos, sendo 18 no 1º tempo, 9 rebotes e 3 assistências), combinaram para 49 pontos, ou seja, 46,2% dos pontos da equipe. O armador Luka Doncic vem mostrando toda sua deficiência na linha de lance livre. Na partida deste domingo, ele cobrou 5 lances livres e errou os 5. Na série ele bateu 32 e acertou apenas 13 lances livres, com um aproveitamento muito fraco de 40,6%. As equipes voltam a se enfrentar na próxima 4ª feira, no Staples Center, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, casa do Clippers.

 

Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário
Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário