Byra Bello é professor, comentarista e técnico

13 de junho de 2023 (jogo do dia 12 de junho)

“Playoff Final” – NBA

1 – Miami Heat 89 x 94 Denver Nuggets – Jogo 5
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.537 (100%).

Numa partida muito disputada e cercada de muito nervosismo, com 9 trocas de comando do placar e por 7 vezes registrando empate, o Nuggets bateu o Heat, fechando a série “Playoff Final” em 4 a 1, conquistando pela primeira vez em sua história o título da NBA.

Em 75% da partida o comando foi do visitante Heat que chegou a abrir 10 pontos de diferença (39 x 29) faltando pouco mais de 7 minutos para o intervalo do jogo. Voltando para o 3º quarto com 7 pontos de desvantagem, (51 X 44), o Nuggets foi aos poucos se ajustando, e se mantendo no jogo, o que fez com que o time entrasse nos 12 minutos finais com a penas um ponto de prejuízo (71 x 70).

Foto: Divulgação

Iniciado o quarto derradeiro, o Nuggets virou o jogo com uma cesta de 2 pontos do pivô Nikola Jokic. A partir daí, o Nuggets comandou o placar, chegando a colocar 7 pontos de frente em duas oportunidades. Com muita valentia, o Heat virou o jogo (89 x 88), com 1 minuto e 58 segundos para o final do espetáculo, dando a impressão de que teríamos o jogo 6. Empurrado pela sua apaixonada torcida e contando com um espetacular “putback lay-up” do ala Bruce Brown (10 pontos e 6 rebotes), o Nuggets assumiu a dianteira em 89 x 90, para não mais perder o comando, depois de converter 4 lances livres em 4 cobrados. Nesse final de jogo muito nervoso, o ala Jimmy Butler cometeu um erro de passe, o seu primeiro erro no jogo e o 8º do Heat, que acabou sendo decisivo para o resultado final. Os bons jogadores também erram! Fazer o que?

O pivô Nikola Jokic com 28 pontos e 16 rebotes, caracterizando o double/double, além de 4 assistências, foi o destaque do Nuggets e da partida.

Jokic foi eleito, merecidamente, o MVP das finais. Vale lembrar que este foi o 5º playoff de Jokic, depois de ser draftado em 2014, sendo a 41ª escolha no 2º round. No playoff desta temporada, ele atingiu o triple/double em 10 das 20 partidas disputadas. Ele terminou os playoffs com média de 30 pontos, 13,5 rebotes e 9,5 assistências. Realmente espetacular a performance de Nikola Jokic.

Vale citar o belo desempenho do armador canadense Jamal Murray que terminou a partida com 14 pontos, 8 rebotes e 8 assistências, ficando por 2 rebotes e duas assistências para o triple/double. O ala Michael Porter Jr. anotou 16 pontos e pegou 13 rebotes, alcançando o double/double.

Pelo Heat, o ala Jimmy Butler (21 pontos, 3 rebotes e 5 assistências) e o pivô Bam Adebayo (20 pontos e 12 rebotes, caracterizando o double/double), combinaram para 41 pontos, ou seja, 46% dos pontos da equipe.

Este foi o 1º playoff na história do confronto entre Heat x Nuggets. Foram realizadas, contando com a partida desta 2ª feira, 5 jogos com 4 vitórias do Nuggets e uma vitória do Heat.

Parabéns ao Nuggets que tem na sua equipe de auxiliares, os brasileiros, Felipe Eichenberger como Director of Performance/Head Strength and Conditioning Coach, e Claus Antunes de Souza como Assistant Strength and Conditioning Coach. Valeu muito brazucas!