Byra Bello é professor, comentarista e técnico

08 de abril de 2023 (jogos do dia 07 de abril)

1 – Houston Rockets 112 x 109 Charlotte Hornets
Local: Spectrum Center, na cidade de Charlotte, no estado de North Carolina. Público: 19.102 (100%).

Este foi o 2º e último jogo entre as equipes, que pertencem a diferentes conferências, na “regular season”, da atual temporada, com duas vitórias do Rockets.

Na temporada, o Rockets é o último colocado do oeste com 21 vitórias e 60 derrotas, enquanto o Hornets é o 14º colocado do leste com 26 vitórias e 55 derrotas.

O armador Jalen Green, do Rockets, com 26 pontos, 3 rebotes e 6 assistências, e o armador/ala Svi Mykhailiuk, do Hornets, com 25 pontos, 5 rebotes e 5 assistências, foram os destaques do jogo.

Os dois times estarão em ação no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Rockets, fora de casa, contra o Wizards, e o Hornets, em casa, contra o Cavaliers.

2 – Detroit Pistons 122 x 115 Indiana Pacers
Local: Gainbridege Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 17.274 (96%).

A temporada 22/23 apresentou um equilíbrio total entre as duas equipes da conferência leste, que se enfrentaram 4 vezes com duas vitórias para cada lado.

O Pacers vai terminando a temporada na 12ª colocação com 34 vitórias e 47 derrotas, enquanto o Pistons vai carregando a lanterna com 17 vitórias e 64 derrotas, a equipe que mais perdeu no campeonato.

O armador/ala Jaden Ivey, do Pistons, com 29 pontos, 5 rebotes e 9 assistências, e o armador/ala Buddy Hield, vindo do banco, com 22 pontos, 6 rebotes e duas assistências, foram os destaques da partida.

Os dois times estarão como visitantes no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Pistons, contra o Bulls, e o Pacers, contra o Knicks.

3 – Miami Heat 108 x 114 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D.C. . Público: 20.476 (99%).

O Heat ainda tinha esperanças de uma 6ª colocação, para chegar direto aos playoffs, mas a derrota para o Wizards, afastou de vez esta possibilidade. A equipe, independente do resultado da última partida, já garantiu o 7º lugar do leste, com 43 vitórias e 38 derrotas.

Agora o time vai disputar o “Play-in Tournament”, em casa, contra o Hawks (8º colocado com 41 vitórias e 40 derrotas). Caso vença, entrará no playoff como 7º colocado, caso perca, ainda terá mais uma chance, enfrentando o vencedor de Raptors (9º colocado com 40 vitórias e 41 derrotas) x Bulls (10º colocado com 39 vitórias e 42 derrotas).

O pivô Daniel Gafford, do Wizards, com 22 pontos, 8 rebotes e 3 assistências, e o armador/ala Victor Oladipo, do Heat, com 30 pontos, cestinha do jogo, e 4 assistências, foram os destaques da partida.

Os dois times estarão como mandantes, no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Heat, contra o Magic, e o Wizards, contra o Rockets.

4 – Philadelphia 76ers 136 x 131 Atlanta Hawks
Local: State Farm Arena, na cidade de Atlanta, no estado da Georgia. Público: 17.627 (100%).

Numa partida extremamente equilibrada, onde houve a necessidade de uma prorrogação para ser conhecido o vencedor, o 76ers, sem os seus titulares, todos poupados para os playoffs, bateu o completo Hawks.

Com o resultado, o 76ers manteve a 3ª colocação com 53 vitórias e 28 derrotas, enquanto o Hawks garantiu a 8ª posição, da mesma conferência, com 41 vitórias e 40 derrotas.

Os alas Georges Niang e Jalen McDaniels, ambos do 76ers, com 24 pontos cada, e o armador Trae Youg, do Hawks, com 27 pontos, cestinha do jogo, e 20 assistências, recorde de assistências na sua carreira na NBA, foram os destaques da partida.

Os dois times estarão como visitantes, no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O 76ers, contra o Nets, e o Hawks, contra o Celtics.

5 – Toronto Raptors 102 x 121 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: 19.156 (100%).

Este foi o 4º e último jogo entre as duas potências da conferência leste, na “regular season”, da atual temporada, com 4 vitórias do Celtics.

Com o resultado o Celtics manteve a vice-liderança com 56 vitórias e 25 derrotas, enquanto o Raptors segurou a 9ª colocação com 40 vitórias e 41 derrotas.

O Raptors irá enfrentar o Bulls, no “Play-in Tournament”. O vencedor deste confronto enfrentará o perdedor de Heat x Hawks. O perdedor de Bulls x Raptors, estará eliminado do campeonato.

Os alas Sam Hauser (26 pontos, 5 rebotes e duas assistências) e Jayson Tatum (21 pontos, 3 rebotes e 4 assistências), ambos do Celtics, e o ala/pivô Pascal Siakam, do Raptors, com 19 pontos e 3 rebotes, foram os destaques da partida.

Os dois times estarão como mandantes, no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Raptors, contra o Bucks, e o Celtics, contra o Hawks.

6 – Orlando Magic 84 x 101 Brooklyn Nets
Local: Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 18.177 (100%).

Diante de sua apaixonada torcida, o Nets bateu o Magic e garantiu a 6ª colocação com 44 vitórias e 36 derrotas, estando assim garantido nos playoffs, onde enfrentará, no “Playoff First Round”, o 76ers.

O ala Mikal Bridges, com 22 pontos, cestinha do jogo, 5 rebotes e duas assistências, foi o nome do Nets e do jogo.

Os dois times estarão em ação no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Magic, fora de casa, contra o Heat, e o Nets, em casa, contra o 76ers, numa prévia do “Playoff First Round”.

7 – Memphis Grizzlies 137 x 114 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 18.010 (100%).

Focado totalmente nos playoffs, o Bucks, líder do leste com 58 vitórias e 22 derrotas, poupou o seu quinteto titular e não foi páreo para o Grizzlies que jogou completo e ficou com a 2ª posição do oeste, com 51 vitórias e 30 derrotas, pela segunda temporada seguida.

Os times aguardarão seus adversários que estarão duelando no “Play-in Tournament” das duas conferências.

O Grizzlies teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos com destaque para o ala/pivô Jaren Jackson Jr., o “JJJ”, com 36 pontos, cestinha da partida, 4 rebotes e duas assistências.

Pelo Bucks, o destaque foi o armador/ala Lindell Wigginton com 25 pontos, 5 rebotes e 11 assistências, caracterizando o double/double. Vale citar os 24 pontos, recorde na temporada, do ala/pivô Jae Crowder.

Os dois times estarão como visitantes, no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Grizzlies, contra o Thunder, e o Bucks, contra o Raptors.

8 – New York Knicks 105 x 113 New Orleans Pelicans
Local: Smoothie King Center, na cidade de New Orleans, no estado da Louisiana. Público: 18.656 (100%).

Com uma excelente vitória sobre o Knicks, o Pelicans assegurou, pelo menos a 8ª colocação do oeste, com 42 vitórias e 39 derrotas. A 7ª colocação pode vir, e quem sabe a 6ª, desde que o time vença o seu último jogo contra o Timberwolves e os seus rivais (Lakers, Clippers e Warriors) percam seus jogos, respectivamente contra Jazz, Suns e Blazers.

O armador Trey Murphy III, do Pelicans, com 31 pontos, 3 rebotes e duas assistências, e o armador/ala RJ Barrett, do Knicks, com 28 pontos e 6 assistências, foram os destaques do jogo.

Os dois times estarão em ação no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Knicks, em casa, contra o Pacers, e o Pelicans, fora de casa, contra o Timberwolves.

9 – Chicago Bulls 115 x 112 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.313 (100%).

Com a derrota sofrida para o Bulls, na noite desta 6ª feira, o Mavericks está eliminado da competição, com 38 vitórias e 43 derrotas, numa campanha bem fraca e totalmente abaixo das suas tradições.

Nas últimas 10 temporadas, o Mavericks ficou de fora dos playoffs em 4 delas. A contratação do armador Kyrie Irving, encheu os torcedores de esperanças de jogar os playoffs e tentar, pelo menos chegar as finais da conferência oeste, como aconteceu na temporada passada quando perdeu para o Warriors por 4 a 1.

O Bulls segue na 10ª colocação do leste com 39 vitórias e 42 derrotas, e, independente, do resultado da última rodada, irá jogar o “Play-in Tournament”, contra o Raptors, num jogo de “vencer ou vencer”.

O armador Coby White, do Bulls, com 24 pontos e 11 assistências, e o armador Luka Doncic, do Mavericks, com 13 pontos, 6 rebotes e 3 assistências, foram os destaques do jogo.

Os dois times estarão como mandantes, no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Bulls, contra o Pistons, e o Mavericks, contra o Spurs.

10 – Golden State Warriors 119 x 97 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 18.253 (100%).

O armador/ala Klay Thompson (29 pontos, 2 rebotes e duas assistências) e o armador Stephen Curry (25 pontos, 7 rebotes e 6 assistências), combinaram para 54 pontos, ou seja, 45,3% dos pontos do Warriors.

O Warriors perdeu a chance de garantir vaga nos playoffs quando o Pelicans derrotou o Knicks no início da rodada. Agora o Warriors precisa vencer o Blazers para ficar entre os 6 primeiros colocados, sem depender de combinações de resultados.

Os dois times estarão como visitantes, no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Warriors, contra o Blazers, e o Kings, contra o Nuggets.

11 – Phoenix Suns 107 x 121 Los Angeles Lakers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).

Totalmente classificado na 4ª posição do oeste com 45 vitórias e 36 derrotas, o Suns resolveu poupar os principais jogadores para os playoffs. Com o procedimento adotado, a equipe até que fez um bom primeiro tempo, vencendo por 1 ponto (62 x 61).

Na volta para o segundo tempo, o Lakers que necessitava de uma vitória, mudou a postura defensiva e já no 3º quarto virou o jogo para 89 x 96. No quarto derradeiro, o time do astro LeBron James (16 pontos, 6 rebotes e 6 assistências), limitou o rival a 18 pontos e fechou a partida com certa tranquilidade.

O armador D’Angelo Russell com 24 pontos e 3 rebotes, e o ala/pivô Anthony Davis, com 14 pontos e 21 rebotes, foram os destaques do Lakers e da partida.

Sem Kevin Durant, Devin Booker, Chris Paul e Deandre Ayton, todos poupados, o Suns teve como destaque o ala Torrey Craig com 18 pontos e 6 rebotes.

Os dois times estarão como mandantes, no próximo domingo, na última partida da “regular season”. O Suns, contra o Clippers, e o Lakers, contra o Jazz.