E-mail: byra@terra.com.br

19 de novembro de 2022

1 – Brooklyn Nets 109 x 107 Portland Trail Blazers
Local: Moda Center, na cidade de Portland, no estado do Oregon. Público: 19.393 (100%).

Numa partida muito equilibrada e decidida nos segundos finais, o Nets bateu o Blazers e ainda muito irregular e com problemas a serem resolvidos em seu plantel, vai tentando uma boa sequência de resultados que tire a equipe da parte de baixo da tabela de classificação da conferência leste, hoje na 11ª colocação com 7 vitórias e 9 derrotas.

O ala Kevin Durant com 35 pontos, 8 rebotes e 3 assistências, e o ala/pivô Royce O’Neale com 11 pontos, 10 rebotes e 11 assistências, alcançando o seu 1º triple/double na sua carreira na NBA, foram os destaques do Nets.

Segundo o técnico do Blazers, Chauncey Billups, “O final do terceiro quarto realmente nos prejudicou. Tínhamos uma vantagem de 11 pontos (71 x 82), faltando 3 minutos e 49 para encerrar o quarto. Eles fizeram uma corrida de 14 a 0, levando o jogo para 85 x 82”. O último quarto foi lá e cá com o jogo sendo decidido nos segundos finais. Com o placar acusando 7menos de 1 segundo para o final do jogo, com um empate em 107 pontos, o ala/pivô Royce O’Neale pegou o rebote ofensivo e fez uma cesta para 2 pontos, dando números finais ao grande jogo.

Os armadores Damian Lillard (25 pontos e 11 assistências, caracterizando o double/double, e Anfernee Simons (24 pontos e 3 assistências), foram os destaques do Blazers.

As duas equipes estarão com mandantes no próximo domingo. O Nets contra o Grizzlies, e o Blazers contra o Jazz.

2 – San Antonio Spurs 112 x 130 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 16.522 (94%).

Passando por uma fase muito boa, o Kings emplacou a sua 5ª vitória consecutiva. A última sequência de cinco vitórias de Kings ocorreu durante a temporada 2020-21. Coincidentemente, a 5ª vitória dessa sequência também veio com uma vitória sobre o Spurs.

Os Kings não têm uma sequência de seis vitórias consecutivas desde a temporada 2004-05. Na atual temporada, o Kings venceu 8 dos 10 últimos jogos, depois de 4 derrotas nos 4 primeiros jogos.

O armador De’Aaron Fox com 28 pontos, 3 rebotes e 8 assistências, e o armador/ala Malik Monk com 26 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, foram os destaques do Kings. O técnico do Kings, Mike Brown, era só elogios para o seu pupilo. “Malik é tão talentoso… ele mudou muitos jogos para nós. Ele foi grande para nós durante o período de crise.”

O armador/ala Devin Vassell com 29 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, foi o “cara” do Spurs. O time jogou sem o seu cestinha na atual temporada, com 22,7 pontos por partida, o ala Keldon Johnson.

As duas equipes voltarão ao batente no próximo domingo. O Spurs, fora de casa, contra o Clippers, e o Kings, em casa, contra o Pistons.

3 – Detroit Pistons 91 x 96 Los Angeles Clippers
Local: Crypto.com, Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 17.822 (93%).

Motivados com o retorno do ala Kawhi Leonard que esteve por volta de 24 minutos em quadra, anotando 6 pontos, pegando 5 rebotes e distribuindo 4 assistências, o Clippers venceu o Pistons, e agora é o 9º colocado no oeste com 9 vitórias e 7 derrotas.

Kawhi Leonard perdeu 12 jogos seguidos desde que saiu do banco em dois dos três primeiros jogos para começar a temporada. Ele estava lidando com rigidez no joelho direito, que foi reparado cirurgicamente em julho de 2021. Ele perdeu toda a temporada passada durante a reabilitação.

“Vai ser uma longa jornada”, disse Leonard. “A recuperação do LCA não é apenas em um ano. É um processo é longo e pode levar uns dois anos.” Boa sorte ao excelente jogador.

O Pistons viajará até Los Angeles, para enfrentar no sábado, o Lakers. O Clippers, receberá, no domingo, o Spurs.

4 – Miami Heat 106 x 107 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D. C. Público: 18.772 (91%).

Numa partida excelente onde houve a necessidade de uma prorrogação para ser conhecido um vencedor, o Wizards conquistou a 9ª vitória na temporada, contra 7 derrotas, mantendo a 7ª posição da conferência leste. O Heat acumulou a 2ª derrota consecutiva e agora está na 11ª colocação, da mesma conferência, com 7 vitórias e 9 derrotas.

Um fato que não posso deixar de citar foi o placar da prorrogação. Em 5 minutos de prorrogação, os times amassaram legal o aro e o placar foi de 2 x 3 para o Wizards. Que loucura!

O armador Bradley Beal (27 pontos, 2 rebotes e 8 assistências), o pivô Kristaps Porzingis (20 pontos, 17 rebotes, caracterizando o double/double além de 5 assistências), o ala Kyle Kuzma (21 pontos, 8 rebotes e 5 assistências), foram os destaques do time da capital americana.

Pelo Heat o destaque foi o armador Kyle Lowry que alcançou o triple/double com 24 pontos, 10 rebotes e 15 assistências, Este foi o 1º triple/double de Lowry na atual temporada e o 21º na sua carreira na NBA.

Os dois times voltarão ao trabalho no próximo domingo. O Heat, fora de casa, contra o Cavaliers, e o Wizards, em casa, contra o Hornets.

5 – Charlotte Hornets 122 x 132 Cleveland Cavaliers
Local: Rocket Mortgage Fieldhouse, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Público: 19.432 (100%).

Mesmo não estando numa boa temporada, o Hornets foi “osso duro de roer” para o Cavaliers, que precisou de duas prorrogações para vencer, em casa, quebrar uma sequência de 5 derrotas consecutivas e ficar fechando o G4 do leste com 9 vitórias e 6 derrotas. O que chamou mais a atenção na partida, foi o placar da 2ª prorrogação, com um incrível 2 x 12 para o Cavaliers.

Tanto Hornets quanto Cavaliers, aturam muito bem no aspecto coletivo, onde a distribuição de pontos foi o destaque das equipes.

Pelo Hornets, tivemos o armador/ala Kelly Oubre Jr. com 34 pontos e 3 rebotes, o armador Terry Rozier com 28 pontos e 5 assistências e o ala/pivô P.J. Washington com 28 pontos e 10 rebotes, caracterizando o double/double.

Pelo time vencedor, o Cavaliers, os destaques foram: o pivô Jarrett Allen com 20 pontos e 12 rebotes, o ala/pivô Evan Mobley com 21 pontos e 18 rebotes, ambos com o double/double, o armador Donovan Mitchell com 34 pontos, 4 rebotes e 6 assistências, e o cestinha do jogo, o armador Darius Garland com 41 pontos e 6 assistências.

As duas equipes estarão como visitantes no próximo domingo. O Hornets contra o Wizards, e o Cavaliers contra o Heat.

6 – Milwaukee Bucks 102 x 110 Philadelphia 76ers
Local: Wells Fargo Center, na cidade de Philadelphia, no estado da Pennsylvania. Público: 19.769 (94%).

Numa das partidas mais esperadas neste início de temporada, pelo fato de colocar frente a frente dois jogadores, que estão sendo apontados como prováveis finalistas na briga pelo prêmio de MVP da temporada 22/23, quem se deu bem foi o camaronês Joel Embiid, do 76ers, que com 32 pontos, 11 rebotes e 8 assistências, ficando por duas assistências para o triple/double, bateu o grego Giannis Antetokounmpo, do Bucks, com 25 pontos, 14 rebotes e 4 assistências.

Antetokounmpo teve uma noite muito complicada na linha de lance livre onde bateu 15 e converteu apenas 4, com um baixo aproveitamento de 26,6%. É um jogador espetacular, mas na linha de lance livre, por vezes, deixa a desejar. Nas suas carreiras na NBA, o Giannis Amtetokounmpo, com 10 temporadas, tem 71,4 %, e o Joel Embiid com 7 temporadas, tem 81,81%.

O Bucks é o vice-líder do leste com 11 vitórias e 4 derrotas e o 7ers está na 8ª colocação da mesma conferência com 8 vitórias e 7 derrotas.

As duas equipes estarão como mandantes na próxima partida. O Bucks, na 2ª feira, contra o Blazers, e o 76ers, num back-to-back, contra o Timberwolves.

7 – Orlando Magic 108 x 107 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 21.031 (100%).

Numa partida onde tivemos dois tempos bem distintos, o 1º favorável ao Magic por 14 pontos (66 x 52), e o 2º com domínio do Bulls com 13 pontos de frente (42 x 55), os dois times do leste foram muito iguais e a vitória veio no detalhe, que passa por tudo o que foi realizado desde o bola ao alto inicial.

Um dos detalhes que peguei aqui no Box Score, foi o trabalho das equipes na linha de 3 pontos. O Magic teve 36 pontos advindos dos 12 arremessos convertidos em 28 tentados (42,9%), enquanto o Bulls teve 15 pontos advindos dos 5 arremessos convertidos em 21 tentados (23,8%). Com toda a certeza, a bola de 3 pontos fez a diferença.

O pivô Wendell Carter Jr. e o ala Franz Wagner, ambos com 20 pontos, foram os destaques do Magic. Pelo Bulls, mais uma vez, brilhou o bom basquetebol do armador DeMar DeRozan com 41 pontos e 4 rebotes.

O Magic estará num back-to-back, fora de casa, contra o Pacers. O Bulls receberá, na 2ª feira, o Celtics.

8 – Indiana Pacers 99 x 91 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 15.882 (88%).

Este foi o jogo de número 100, em se tratando de “regular season”, na história da NBA, com 57 vitórias do Rockets e 43 vitórias do Pacers. As equipes que pertencem a diferentes conferências, o Pacers, no leste, e o Rockets, no oeste, nunca se enfrentaram em jogos de playoffs.

Na atual temporada, os dois times vivem momentos totalmente diferentes. O Pacers tem 8 vitórias e 6 derrotas, ocupando a 5ª colocação e o Rockets está na lanterna com 3 vitórias e 13 derrotas.

O destaque do Pacers foi o armador Tyrese Haliburton com 19 pontos, 6 rebotes e 8 assistências. Pelo Rockets o destaque ficou com o experiente armador/ala Eric Gordon com 24 pontos, cestinha do jogo, e 6 rebotes.

Os dois times estarão como mandantes na próxima partida. O Pacers, num back-to-back, contra o Magic, e o Rockets, no domingo, contra o Warriors.

9 – Oklahoma City Thunder 110 x 121 Memphis Grizzlies
Local: FedEx Forum, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. Público: 17.324 (94%).

Quebrando uma sequência de duas derrotas consecutivas, o Grizzlies bateu, em casa, o Thunder e ganhou 3 posições na tabela de classificação da conferência oeste. Agora é o 3º colocado com 10 vitórias e 6 derrotas.

O Thunder caiu uma posição e está ocupando o 12º lugar da mesma conferência, ocupando o 12º lugar com 7 vitórias e 9 derrotas.

O ala/pivô Jarrett Allen com 25 pontos e 12 rebotes, e o armador Ja Morant com 19 pontos e 11 assistências, ambos atingindo o double/double, foram os destaques do Grizzlies.

Pelo Thunder, o armador Shai Gilgeous-Alexander, o “SGA”, que foi cestinha de 13 das 16 partidas da sua equipe na temporada, desta vez ficou pra trás com os 20 pontos e 11 assistências, caracterizando o double/double, do armador/ala Josh Giddey. O “SGA” anotou 15 pontos, pegou 6 rebotes e distribuiu 6 assistências.

O Grizzlies viajará até New York, onde enfrentará no domingo, o Nets. O Thunder receberá, na 2ª feira, o Knicks.

10 – Denver Nuggets 99 x 127 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.135 (100%).

Com o retorno do astro Luka Doncic, que alcançou o triple/double com 33 pontos, 12 rebotes e 11 assistências, o Mavericks atropelou o Nuggets, passando para a 5ª posição do oeste com 9 vitórias e 6 derrotas. Este foi o 4º triple/double de Luka Doncic na atual temporada e o 50º na sua carreira na NBA. Doncic ficou de fora do jogo da 4ª feira, quando o Mavericks foi derrotado pelo Rockets (101 x 92), para dar uma descansada. Valeu a pena!

O Nuggets, que jogou sem Nikola Jokic, Jamal Murray e Aaron Gordon, 3 titulares importantes, teve como destaque o ala Bruce Brown e o armador Kentavious Caldwell-Pope, ambos com 18 pontos.

Os dois times se enfrentarão, mais uma vez, na “regular season” desta temporada, no próximo domingo, ainda na cidade de Dallas, casa do Mavericks.

11 – Boston Celtics 117 x 109 New Orleans Pelicans
Local: Smoothie King Center, na cidade de New Orleans, no estado da Louisiana. Público: 17.828 (100%).

Esta foi a 9ª vitória consecutiva do Boston Celtics. O time está embalado e jogando um belo basquetebol, onde o ataque com 120,2 pontos por partida, o 2º melhor ataque da competição, o 1º é o Kings com 120,3 pontos por partida, tem feito a diferença.

A defesa leva em média 113,0 pontos por partida e está entre as 10 melhores. A melhor defesa da temporada é a do Dallas Mavericks que sofre 105,8 pontos por partida.

O trio formado por Jaylen Brown (27 pontos, 10 rebotes e 7 assistências, ficando por 3 assistências para o triple/double), Derrick White (26 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 8 tentadas – 75%), e Jayson Tatum (19 pontos, 7 rebotes e 10 assistências, ficando por 3 rebotes para o triple/double), foi o grande destaque do jogo.

Pelo Pelicans o destaque foi o ala Brandon Ingram com 25 pontos e 7 assistências. Vale a citação da boa partida, mais uma, do armador/ala C.J.McCollum com 18 pontos, 5 rebotes e3 assistências. O Pelicans jogou sem o ala/pivô Zion Williamson, lesionado.

Os dois times estarão de folga neste final de semana e voltarão ao trabalho na próxima 2ª feira. O Celtics, fora de casa, contra o Bulls, e o Pelicans, em casa, contra o Warriors.

12 – Phoenix Suns 133 x 134 Utah Jazz
Local: Vivint Arena, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah. Público: 18.206 (99%).

As duas potências do oeste fizeram a alegria dos fãs do esporte da bola laranja com uma partida espetacular e decidida nos segundos finais.

O ala Lauri Markkanen anotou 38 pontos, o recorde de sua carreira na NBA, incluindo uma cesta maravilhosa de 2 pontos quando o cronômetro acusava com 38 segundos para o encerramento do jogo. Esta cesta de Markkanen colocou o Jazz a frente por 3 pontos (131 x 134).

O Suns ainda teve tempo para empatar e levar o jogo para a prorrogação, mas a defesa do Jazz foi eficiente. No rebote ofensivo, faltando pouco mais de 1 segundo o Suns fez uma cesta de 2 pontos.

Os grandes nomes do jogo foram: o armador Devin Booker, do Suns, com 49 pontos, 8 rebotes e 10 assistências, ficando por 2 rebotes para o triple/double, e o ala Lauri Markkanen com 38 pontos e 8 rebotes.

Os dois times voltarão ao trabalho no próximo domingo. O Suns, em casa, contra o Knicks, e o Jazz, fora de casa, contra o Blazers.

13 – New York Knicks 101 x 111 Golden State Warriors
Local: Chase Center, na cidade de San Francisco, no estado da Califórnia. Público: 18.064 (100%).

Com domínio absoluto do jogo, o Warriors bateu o Knicks e agora é o 11º colocado na conferência oeste com 7 vitórias e 9 derrotas, sendo 8 fora de casa. O Knicks é o 9º do leste com 50% de aproveitamento nas 16 partidas disputadas.

O Ala Andrew Wiggins com 20 pontos e 7 rebotes, o armador/ala Klay Thompson com 20 pontos e 3 rebotes, e o armador Stephen Curry com 24 pontos e 10 assistências, caracterizando o double/double, além de 6 rebotes, foram os destaques do Warriors.

O nome do Knicks, foi o ala/pivô Julius Randle com 20 pontos e 7 rebotes.

Os dois times estarão como visitantes no próximo domingo. O Warriors, contra o Rockets, e o Knicks contra o Suns.

14 – Detroit Pistons 121 x 128 Los Angeles Lakers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.095 (95%).

Mesmo sem o astro LeBron James, ainda se recuperando de uma lesão, o Lakers encontrou o caminho da vitória com uma tremenda atuação do ala/pivô Anthony Davis com 38 pontos e 16 rebotes.

Com a vitória o Lakers ainda continua na parte de baixo da tabela de classificação, ocupando o 14º lugar com 4 vitórias e 10 derrotas. A sequência do Lakers, na atual temporada, é de 5 derrotas, duas vitórias, 5 derrotas e agora duas vitórias. Dá pra acreditar?

O Pistons não está diferente. É o lanterna do leste com 3 vitórias e 14 derrotas. O destaque nesta partida foi o ala Bojan Bogdanovic com 20 pontos, 6 rebotes e 5 assistências.

Os dois times jogarão a próxima partida no domingo. O Pistons, fora de casa, contra o Kings, e o Lakers, em casa, contra o Spurs.