Link para curtirem os highlights da partida. Boa diversão!

E-mail: byra@terra.com.br

24 de maio de 2022
Playoff – Final de conferência Oeste

Jogo 4
Golden State Warriors 109 x 119 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.810 (100%).

Com domínio absoluto do jogo, trabalhando muito forte na defesa, sempre defesa individual, e tendo um aproveitamento espetacular nos arremessos de 3 pontos, até o final do 3ª quarto com 19 bolas convertidas em 36 tentadas (52,7%), o Mavericks bateu o Warriors, escapando da “varrida” e provocando a realização do jogo 5. Com 3 a 1 no playoff final da conferência oeste, o Warriors continua precisando apenas de mais um triunfo para conquistar o título da conferência e chegar pela 12ª vez em uma final de NBA.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Depois de um 1° quarto equilibrado (28 x 24), o Warriors caiu muito de produção, principalmente no seu falho sistema defensivo, o que fez com que a equipe entrasse nos últimos 12 minutos com 29 pontos de desvantagem (70 x 99).

Durante todo o 3º quarto o coach Steve Kerr, do Warriors, tentou achar um quinteto que pudesse através de uma boa defesa, começar uma reação. Este quinteto apareceu no início do último quarto com jogadores mais jovens e com pouca experiência em playoffs. A garotada defendeu muito bem e com ótimos aproveitamentos no ataque, diminuiu este prejuízo para 8 pontos (102 x 110), faltando 3 minutos e 22 segundos para o encerramento da partida. Sentindo a enorme pressão, depois de estar com 29 pontos de vantagem no início do período, o coach Jason Kidd, do Mavericks, solicitou um tempo.

Na volta para quadra, o coach Steve Kerr, fez opção por retornar ao jogo 3 jogadores espetaculares (Stephen Curry, Klay Thompson e Andrew Wiggins), mas que até aquele momento não tinham jogado bem. A escolha do coach do Warriors não deu resultado e o Mavericks voltou a dominar o jogo. Na minha vida de basquetebol, lá se vão 57 anos, vi isso acontecer em vários jogos e o resultado na sua maioria esmagadora foi o que vimos no jogo desta 3ª feira, ou seja, “matou” a reação. Vida que segue. Não é por isso que irei considera-lo um técnico ruim, muito pelo contrário.

Distribuindo muito bem os seus pontos, com 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, o que não vinha acontecendo nos playoffs, o Mavericks teve como destaques o armador Luka Doncic com 30 pontos, 14 rebotes e 9 assistências, batendo na trave por uma assistência para o triple/double, e os alas Dorian Finney-Smith com 23 pontos e Reggie Bullock com 18 pontos, todos eles em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 10 tentadas (60%). No somatório, eles converteram 10 arremessos de 3 pontos em 17 tentados (59,8%).

Pelo Warriors os destaques foram o armador Stephen Curry com 20 pontos, 5 rebotes e 9 assistências, e o armador/ala Jonathan Kuminga com 17 pontos e 8 rebotes.

O jogo de número 5 acontecerá nesta 5ª feira, 26, na Chase Center, na cidade de San Francisco, no estado da Califórnia, casa do Warriors. Na história da NBA, as duas forças do oeste se enfrentaram, em se tratando de playoffs, em 10 partidas com 7 vitórias do Warriors e 3 vitórias do Mavericks. Na atual temporada foram 8 jogos, no somatório da “regular season” + “playoff”, com 4 vitórias para cada lado.