Mais uma vez a Liga Nacional de Basquete (LNB) ignora o rebaixamento e mantém os últimos colocados da temporada passada na competição

A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou, nesta quarta-feira (31 de maio), que a próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB) pode contar com número expressivo de participantes. Ao todo, 20 equipes se inscreveram para disputar o campeonato da temporada 2023/2024, previsto para começar no dia 14 de outubro deste ano.

Cumprindo o que está previsto no regulamento da competição, os times formalizaram sua inscrição e agora terão um prazo para enviar os documentos comprobatórios obrigatórios exigidos pela Liga Nacional, dentre eles a Certidão de Situação Regular de Valores Contratuais, que confirma a ausência de dívidas com atletas e técnicos.

O prazo final para o encaminhamento de todas as documentações é 06 de julho. No dia 25 do mesmo mês, após reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional, serão conhecidos oficialmente os nomes das equipes que disputarão a 16ª edição do NBB.

O número de equipes ainda pode aumentar, uma vez que as entidades interessadas em adquirir o direito associativo da Liga Nacional de Basquete para poderem disputar o próximo NBB têm até o dia 13 de junho para encaminhar informações para apreciação do Conselho de Administração e posterior avaliação sobre a viabilidade da negociação.

Além dos 17 times da temporada 2022/2023, três tradicionais clubes brasileiros se inscreveram para disputar o próximo NBB: CR Vasco da Gama-RJ, Botafogo FR-RJ e Mogi das Cruzes Basquete-SP, que não estiveram em ação no Campeonato Brasileiro, que funciona como a competição de acesso. O Vasco apresentou oficialmente seu projeto de retorno à mais importante competição de basquete do Brasil na terça-feira (30 de maio), em entrevista coletiva realizada no Rio de Janeiro.

“Estamos em um momento muito especial, celebrando o retorno oficial do Vasco do NBB e vivendo a expectativa por uma temporada que tem tudo para ser a maior da história da Liga Nacional de Basquete”, celebrou Rodrigo Franco Montoro, presidente da LNB.

Equipes que se inscreveram para a disputa da 16ª edição do NBB: Bauru Basket, Botafogo de Futebol e Regatas, Brasília, Caxias do Sul Basquete, Cerrado Basquete, CA Paulistano, Clube de Regatas do Flamengo, Esporte Clube Pinheiros, Fortaleza Basquete, Minas Tênis Clube, Mogi Basquete, São José Basquete, Pato Basquete, Rio Claro Basquete, Vasco da Gama, São Paulo Futebol Clube, Franca Basquete, Sport Club Corinthians Paulista, União Corinthians e Unifacisa.

Pela comunicação oficial da Liga Nacional de Basquete (LNB), mais uma vez, parece que as equipes que terminaram a edição passada do Novo Basquete Brasil (NBB) nas últimas colocações (BRB Brasília-DF e Cerrado Basquete-DF) não foram rebaixadas para o Campeonato Brasileiro, que funciona como a divisão de acesso. Além disso, a entidade confirma o retorno de uma ou mais equipes sem que tenham disputado a mesma divisão de acesso. Tomara que ao menos verifiquem bem a questão dos vencimentos dos anos anteriores, ou seja, se está tudo quitado.