A temporada de 2021 enfim começará para a Pró-Esporte/Sorocaba. Após ficar de fora da Liga de Basquete Feminino (LBF), a equipe sorocabana confirmou presença na Copa São Paulo Adulta Feminina, que tem ainda outras seis equipes confirmadas: Avaré, Franca, Apagebask/Guarulhos, Pindamonhangaba, Rio Preto e Valinhos.

A competição estadual tem previsão de início para a primeira quinzena de abril e será apenas a primeira entre algumas outras que o Pró-Esporte/Sorocaba pretende disputar no ano, como o Campeonato Paulista Feminino, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Um congresso técnico será realizado de forma virtual, na quarta-feira (10 de março), para definir o formato da competição e questões de logística – internamente se trabalha com a intenção de fazer um campeonato mais econômico.

Treinamentos
Com a confirmação da Fase Vermelha em todo o Estado de São Paulo, a equipe terá outro obstáculo pelo caminho, pois o Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), que comporta os treinamentos da equipe, ficará fechado durante o período proposto pelo Governo Estadual, assim como os demais espaços públicos. Com isso, a equipe seguirá sem treinar pelo menos até o avanço da cidade à fase amarela do Plano SP ou até que haja alguma outra solução.

“Estávamos com o retorno previsto para 08 de março, mas fomos surpreendidos pela reclassificação do Plano SP. Desta forma, teremos que aguardar até dia 19 e pensar em uma nova data para iniciar os treinamentos. Como a Copa São Paulo também terá seu início prorrogado, acredito que teremos tempo hábil para preparar a equipe para os primeiros jogos da competição”, avaliou o técnico Marcinho.

Elenco
Ainda sem confirmar o elenco oficialmente, a equipe sorocabana já conta com algumas baixas em relação a última temporada: Glenda Cruz, Nazinha, Lorena e Nega receberam propostas e deixaram a equipe. Juntam-se a elas a armadora Tita e a ala/pivô Lee Lisboa, destaques sorocabanos no Campeonato Paulista. Outras atletas, como Beatriz, Júlia e Jessica Palma seguem com o futuro indefinido e podem renovar com a equipe para a competição. Há ainda o planejamento da chegada de, pelo menos, mais quatro reforços.

“Infelizmente, não conseguimos manter a equipe do Paulista e vamos tentar montar um time mais jovem para esta competição. Trabalharemos com um grupo reduzido, mas já estaremos pensando na formação da equipe que irá disputar o Campeonato Paulista no segundo semestre”, finalizou Marcinho.