Brasil terá dois atletas neste importante evento internacional

A NBA (National Basketball Association) e a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciaram nesta quinta-feira (09 de fevereiro), que 40 dos principais prospectos de 27 países vão viajar até Salt Lake City (Utah) para o sétimo camp anual global do Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras / BWB), que será realizado entre a sexta-feira (17 de fevereiro), e o domingo (19 de fevereiro), no Utah Jazz Practice Facility como parte da programação do NBA All-Star 2023. E o Brasil terá dois representantes: os jovens Eduardo Klafke (filho de Rogério Klafke, ex-atleta olímpico de basquete) e Samis Calderon.

Os melhores atletas em idade escolar de África, Américas, Ásia e Europa vão participar de uma variedade de atividades, incluindo testes antropométricos e atléticos, eficiência de movimento, estações de desenvolvimento de habilidades, competições de arremessos e habilidades, seminários de habilidades para a vida e jogos de 5 contra 5, sob a orientação da equipe de operações de basquete da NBA e jogadores da NBA presentes no NBA All-Star 2023.

Os membros do Programa de Desenvolvimento de Treinadores da NBA (PDT), que auxilia ex-atletas que desejam fazer a transição para a carreira de treinadores e aprofundar ainda seus talentos como treinadores nas ligas, também atuarão como treinadores da BWB Global. Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Treinadores de Basquete / Austrália), Gersson Rosas (conselheiro sênior de basquete do New York Knicks / Colômbia) e Masai Ujiri (presidente do Toronto Raptors / Nigéria) serão os diretores do acampamento.

O último dia contará com um torneio eliminatório seguido da final do campeonato, encerrando com a cerimônia de premiação ‘Kim Bohuny Camp MVP’, ‘Patrick Baumann Sportsmanship Award’, ‘MVP de Defesa’ e o campeão do ‘Torneio de Três Pontos’. Os campistas também assistirão ao 72º NBA All-Star Game na Vivint Arena.

Entre os 38 ex-campistas do BWB presentes nas escalações da noite de abertura da NBA nesta temporada (ativos e inativos), 23 participaram do BWB Global, incluindo Deandre Ayton (Phoenix Suns / Bahamas – BWB Global 2016), RJ Barrett (New York Knicks / Canadá – BWB Global 2017), Josh Giddey (Oklahoma City Thunder / Austrália – BWB Global 2020), Shai Gilgeous-Alexander (Thunder / Canadá – BWB Global 2016), Rui Hachimura (Los Angeles Lakers / Japão – BWB Global 2016), Lauri Markkanen (Jazz / Finlândia – BWB Global 2015), Bennedict Mathurin (Indiana Pacers / Canadá – BWB Global 2020) e Jamal Murray (Denver Nuggets / Canadá – BWB Global 2015).

O acampamento contará com 11 prospectos da NBA Academy, programa de desenvolvimento de basquete de elite que oferece durante todo o ano aos melhores atletas em idade escolar de fora dos EUA uma abordagem holística para o desenvolvimento de jogadores e um caminho previsível para maximizar seu potencial. As NBA Academies foram lançadas em Canberra (Austrália – NBA Global Academy); Região da Capital Nacional de Delhi (Índia – NBA Academy Índia), San Luis Potosí (México – NBA Academy América Latina) e Saly (Senegal – NBA Academy África) para os melhores campistas de seus respectivos países e continentes. Até o momento, mais de 90 participantes da NBA Academy se comprometeram ou passaram a frequentar as escolas da Divisão I da NCAA nos EUA, e 18 jogaram, estão jogando ou assinaram contrato para jogar profissionalmente, incluindo Dyson Daniels (New Orleans Pelicans / NBA Global Academy), Giddey (NBA Global Academy) e Mathurin (NBA Academy América Latina).

A Nike, parceira global da BWB desde 2002, vai fornecer roupas e calçados Nike a todos os campistas e treinadores.

Pela primeira vez, NBA, WNBA e FIBA promoverão um acampamento BWB Global exclusivo para as melhores atletas em idade escolar de fora dos EUA em julho, como parte do AT&T WNBA All-Star 2023, em Las Vegas.

O BWB, o programa global de desenvolvimento e extensão da comunidade de basquete da NBA e da FIBA, alcançou mais de 3.900 participantes de 134 países e territórios desde 2001, com 105 ex-campistas avançando para a NBA ou WNBA. A NBA e a FIBA organizaram 66 acampamentos BWB em 43 cidades em 31 países em seis continentes.