A NBA (National Basketball Association) anunciou nesta quinta-feira (26 de julho), as relações das 32 equipes que vão competir na edição inaugural do Campeonato Mundial jr. nba, competição juvenil que vai reunir times masculinos e femininos dos Estados Unidos e de várias regiões do mundo com atletas da categoria 13-14 anos (veja aqui as listas de atletas / equipes – https://goo.gl/H9cbd8). A competição será disputada entre os dias 07 e 12 de agosto, no ESPN Wide World of Sports, localizado no complexo Walt Disney World Resort, próximo a Orlando (Flórida-EUA).

Atletas de Brasil, Argentina e Uruguai vão integrar as seleções da América do Sul. As equipes masculina e feminina foram definidas no jr. nba Selection Camp realizado em maio, em São Paulo. Ao todo, 36 meninos e meninas, selecionados a partir das ligas jr. nba de seus países, participaram e foram submetidos a treinos, atividades e competições, além de assistirem a palestras, tendo sido avaliados por suas habilidades, capacidades e características. Marcelinho Machado, ex-jogador olímpico da Seleção Brasileira, foi um dos convidados especiais do evento.

A equipe masculina será comandada pelo treinador Juan Manuel Gatti (Argentina), com Rodrigo Prado (Brasil) como assistente, enquanto que o time feminino terá Fernanda Garcia (Brasil) como técnica, auxiliada por German Mendez (Uruguai).

Abaixo a relação do time masculino que disputará o primeiro Campeonato Mundial jr. nba.

Gaston Arce / José Paez (Argentina)
Lucas Fresno / Mar del Plata (Argentina)
Gabriel Landeira / Rio de Janeiro (RJ)
Lucas Prolla / Porto Alegre (RS)
Gabriel Fucks / São Paulo (SP)
Pedro Sanches / São Paulo (SP)
Renan Rechi / São Paulo (SP)
Thomaz Ambrózio / São Paulo (SP)
Diego Salomone / Montevidéu (Uruguai)
Matias Espinosa / Salto (Uruguai)

Abaixo a relação do time feminino que disputará o primeiro Campeonato Mundial jr. nba.

April Vernazza / Rosário (Argentina)
Julia Rabelo / São Paulo (SP)
Sophia de Luca / São Paulo (SP)
Raquel Vassalo / São Paulo (SP)
Kathllen Suzuki / São Paulo (SP)
Dominique Loeb / São Paulo (SP)
Vivian Santos / São Paulo (SP)
Evelyn Vital / São Paulo (SP)
Josefina Balatti / Salto (Uruguai)
Julieta Garcia / Soriano (Uruguai)

Embaixador do Campeonato Mundial jr. nba, Dwyane Wade, três vezes campeão da NBA, estará ao lado de Andre Drummond, All-Star de 2018, Vince Carter, oito vezes eleito para o All-Star Game, Brook Lopez, pivô do Milwaukee Bucks, Grant Hill, ex-atleta indicado para o Hall da Fama em 2018, e Tamika Catchings, Swin Cash e Jennifer Azzi, ‘Lendas’ da WNBA, estarão ao lado dos 317 meninos e meninas de 35 países na edição inaugural da competição.

“O Campeonato Mundial jr, nba é mais do que uma competição de basquete, é uma oportunidade para esses jovens de todo o mundo para que possam mostrar talentos, se divertir e aprender, uns com os outros. Estou muito animado em assistir essas jovens estrelas em ação, em vê-los deixar tudo em quadra em busca do título desse primeiro Mundial jr. nba”, disse Wade.

A primeira edição do campeonato terá 32 equipes (16 americanas e 16 estrangeiras), classificadas em competições regionais. Os 16 times internacionais (oito masculinos e oito femininos) representarão África, Ásia, Canadá, China, Europa, Índia, México e América do Sul. As equipes dos EUA foram definidas por meio de seletivas locais. Abaixo as classificadas.

EUA masculino
Central – Lenexa (Kansas)
Meio-Atlântico – Upper Marlboro (Maryland)
Meio-Oeste – Detroit (Michigan)
Nordeste – Westchester (NY)
Noroeste – Seattle (Washington)
Sul – Dallas (Texas)
Sudeste – Atlanta (Geórgia)
Oeste – Los Angeles (Califórnia)

EUA Feminino
Central – Kansas City (Missouri)
Meio-Atlântico – Germantown (Maryland)
Meio-Oeste – South Bend (Indiana)
Nordeste – Westchester (NY)
Noroeste – New Castle (Washington)
Sul – Dallas (Texas)
Sudeste – Columbia (Carolina do Sul)
Oeste – Los Angeles (Califórnia)

“Depois de vários meses de competições em alto nível pelo mundo, estamos muito empolgados por reunir essas 32 equipes que não se destacaram apenas dentro de quadra, mas que apresentaram também valores e conceitos de respeito, trabalho em equipe e determinação”, afirmou Kathey Behrens, Presidente de Responsabilidade Social e Programas de Atletas da NBA. “Estamos ansiosos e certos de que teremos uma semana intensa, com atividades dentro e fora de quadra, que vão proporcionar a esses jovens uma experiência única na vida”.

Cinco dos times americanos possuem ligações com atletas da NBA e da WNBA: Diana Taurasi, três vezes campeã e líder de pontos da história da WNBA (Oeste / feminino), Skylar Diggins-Smith, quatro vezes escolhida para o All-Star da WNBA (Meio-Oeste / feminino), Draymond Green, três vezes campeão da NBA com o Golden State Warriors (Meio-Oeste / masculino), Ben Simmons, ‘Calouro do Ano da NBA’ em 2018 (Ásia / feminino) e o armador Shelvin Mack (Sudeste / masculino).

O Campeonato Mundial jr. nba terá duas chaves: uma apenas com equipes dos EUA e outra com as seleções estrangeiras – haverá uma fase de grupos e, depois, aqueles que avançarem com melhores campanhas, vão se enfrentar em sistema de eliminação simples. Os vencedores das chaves (EUA e Mundo, masculina e feminina) se encaram pelo título em 12 de agosto.

Todas as partidas terão arbitragem de representantes do Programa de Desenvolvimento de Árbitros da NBA, que prepara os profissionais e ex-jogadores com habilidades necessárias para seguir uma carreira como árbitro da NBA, da WNBA ou da G-League.

Durante toda a semana do evento, atletas dos 32 times participarão de atividades para reforçar os valores da plataforma jr. nba e oferecer aos atletas a oportunidade de desenvolvimento e experiências fora de quadra. Drummond e Azzi vão recepcionar as equipes na cerimônia de abertura, no dia 5 de agosto, que será seguido de um desfile de celebração no Magic Kingdom.

Entre 6 e 8 de agosto, cada jogador vai participar de três sessões e/ou seminários como parte do evento ‘Desenvolvendo o Atleta’, que será comandada por profissionais da área médica da NBA e da Kaiser Permanente Total Health, onde serão avaliadas as saúdes do corpo e mental. Em parceria com a KaBOOM, o dia 9 de agosto será de prestar serviços à comunidade local por parte das 32 equipes, que vão trabalhar na construção de uma área de lazer para a juventude da comunidade de Oak Street Park.

Além disso, Gatorade vai oferecer uma sessão de saúde e bem-estar por meio do Instituto de Esportes e Ciência Gatorade, que vai auxiliar os participantes na educação e recomendações sobre hidratação individualizadas.

Mais informações sobre o Campeonato Mundial jr. nba pelo site www.jrnba.com/worldchampionship.

Sobre jr. nba
A jr. nba, apresentado por Under Armour, é o programa de basquete juvenil promovido pela NBA que oferece aos jovens um ambiente de diversão para o aprendizado dos valores e conceitos fundamentais do esporte. A jr. nba é focada em auxiliar no crescimento e na evolução da experiência de basquete para atletas, técnicos e pais, oferecendo uma metodologia gratuita de 48 planos de treinamento e mais de 250 vídeos de instrução apresentados por atletas da NBA e da WNBA. O Campeonato Mundial jr. nba será o primeiro torneio onde estarão reunidos jovens meninos e meninas sub-14 dos Estados Unidos e do mundo, na disputa que acontece em agosto.

Em parceria com a USA Basketball, a NBA desenvolveu dois conjuntos de diretrizes de basquete juvenil que promovem a saúde e o bem-estar com regras e padrões adequados à idade. Por meio de uma rede de organizações afiliadas e programas como o jr. nba Skills Challenge, apresentado por Verizon, e as ligas 3v3, apresentadas por Shock Doctor, o programa jr. nba alcançou mais de cinco milhões de jovens de 6 a 14 anos nos EUA e no Canadá desde sua expansão, em outubro de 2015. A rede de parcerias da jr. nba é composta por programas de basquete das equipes da NBA, WNBA e G-League, assim como escolas de ensino fundamental e médio, bases militares e parceiros comunitários de longa data.

Foto: William Lucas / Inovafoto
Foto: William Lucas / Inovafoto